Pesquisar
Close this search box.

Barbados: a visita à Animal Flower Cave

Atualizado em 26 de janeiro de 2016 – POR ALTIER MOULIN

A Animal Flower Cave é uma caverna que foi esculpida durante séculos pelas ondas do mar. Ela fica no extremo norte da ilha de Barbados, no Caribe. O nome curioso é por causa das anêmonas que vivem nas pequenas piscinas que se formam em seu interior.

Os guias contam que os primeiros moradores da ilha não sabiam se estavam lidando com animais ou com flores. Isso porque que as anêmonas recolhem suas hastes quando tocadas. Na dúvida, eles chamaram o lugar de Animal Flower Cave. Para entender o que eu estou falando, veja o vídeo abaixo.

A visita é tranquila. Depois de pagar uma taxa da BBD 20, um guia me conduz por uma escada até o subsolo. Ali está a caverna que tem várias aberturas com vista para o mar. O som das ondas quebrando sobre as pedras ecoa por toda parte, e a sensação de estar pisando um lugar tão especial é a melhor que posso sentir.

Por falar em ondas, aqui já é Oceano Atlântico e todo esse mar, segundo o guia, está infestado de tubarões. Então, se você, por algum segundo, pensou em nadar aqui, esqueça.

Dentro da caverna, as paredes são cheias de formações interessantes com um colorido que vai do verde ao marrom, resultado da oxidação do cobre e do ferro presentes na rocha.

Animal Flower Cave
A aberturas da Animal Flower Cave.
Animal Flower Cave
O Atlântico: cheio de tubarões.

Mais ao fundo, está uma piscina natural onde você pode nadar. Antes de descer, o guia pergunta a todos quem vai tomar banho, e nessa hora você deve se manifestar. Isso é importante porque ele terá que lhe esperar, pois todo o passeio é acompanhado e não é permitido ficar sozinho dentro da caverna.

A temperatura da água é agradável, e o chão é de pedra polida, podendo ser um pouco escorregadio. Se eu fosse você não sairia daqui sem dar um mergulho nesse precioso lugar.

Animal Flower Cave
O mergulho na piscina natural.
Animal Flower Cave
Não deixe de dar um mergulho aqui.

Depois do banho, não deixe de visitar a parte superior da caverna. Num imenso penhasco, quebram violentas ondas formando um cenário fascinante. Aqui, caminhe até o ponto mais extremo da ilha de Barbados e garanta uma foto.

Planeje sua visita à Animal Flower Cave

Quanto custa | A entrada custa BBD 20. Você pode pagar em dinheiro ou com cartões de crédito e débito. A Animal Flower Cave é uma reserva natural e o passeio é guiado, não sendo permitido se afastar do guia. No final do passeio, eles oferecem a oportunidade para banho na piscina natural.

Quem leva | Você encontra esse e muitos outros passeios pela ilha de Barbados nesta lista com as principais opções do país.

Quando ir | A melhor época para visitar Barbados é de dezembro a maio, quando pouco chove, mas é nesses meses que tudo fica mais caro. Embora a ilha esteja fora da rota dos furacões, o clima por aqui fica mais úmido e chuvoso entre junho e novembro. O catamarã deixa o porto de Bridgetown em direção à costa oeste de Barbados às 9h30 e retorna por volta das 14h30.

Com chegar | A melhor maneira de chegar aqui é alugando um carro. Eu paguei BBD 150 para rodar 24 horas com o veículo. Se por um lado o aluguel não é assim tão baratinho, por outro o combustível é o que compensa. Eu dei a volta na ilha e gastei pouco mais de BBD 30.

É muito importante se programar para alugar o carro e dar a volta na ilha. Essa é uma das atividades indispensáveis em Barbados. Brasileiros podem dirigir por aqui usando a Carteira Nacional de Habilitação, mas lembre-se que o trânsito é pela mão esquerda, como na Inglaterra.

A Gol e a Avianca têm voos para Barbados partindo da capital paulista, sendo que a Avianca faz  conexão Bogotá.

ATUALIZAÇÃO | Recentemente, a Gol anunciou que vai suspender temporariamente seus voos para Barbados a partir de 28 de agosto de 2016.
Animal Flower Cave
A paisagem do interior do país.

O que levar | Não se esqueça de levar roupa de banho, toalha, protetor solar e um tênis para andar sobre as rochas.

Onde ficar | Eu me hospedei no Coconut Court Beach Hotel. Ele fica bem localizado, no bairro de Hastings, onde estão restaurantes, bares, mercados e redes de fast-food. Todos os quartos do hotel são de frente para a praia e ele tem piscina, jacuzzi e um ótimo restaurante. Veja outras opções de hospedagem em Barbados.

Visto e documentos | Brasileiros não precisam de visto para entrar e permanecer no país por até 90 dias, mas é necessário apresentar o passaporte.

Minha viagem teve o patrocínio de Governo de BarbadosCoconut Court Beach Hotel, Calabaza Sailing Cruises e Atlantis Submarine.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *