Pesquisar
Close this search box.

20 restaurantes em Manaus que você precisa conhecer

Atualizado em 10 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

20 restaurantes em Manaus

Quando se trata de explorar a cultura e os sabores autênticos de uma cidade, os restaurantes desempenham um papel fundamental. Na capital do Amazonas, a cena gastronômica é uma verdadeira celebração da rica herança regional. Por isso, eu escolhi estes 20 restaurantes em Manaus para você começar sua deliciosa jornada de sabores.

Desde pratos tradicionais da Amazônia até experiências culinárias únicas, nos restaurantes mais populares da cidade você não pode deixar de experimentar: tambaqui, matrinxã, doces de cupuaçu, o verdadeiro açaí e o famoso x-salada.

Esta lista – que serve apenas para que você tenha um ponto de partida – inclui cafés, restaurantes, lanchonetes e restaurantes que servem pratos regionais autênticos e da gastronomia internacional, todos altamente bem avaliados por viajantes como você e eu.

20 restaurantes em Manaus

1. Banzeiro

No coração de Manaus, o Restaurante Banzeiro é um tesouro gastronômico que combina tradição e inovação. Seu ambiente acolhedor e elegante proporciona o cenário perfeito para explorar diversos pratos amazônicos, desde os clássicos peixes de água doce até iguarias mais exóticas.

20 restaurantes em Manaus

Avaliações de viajantes destacam a autenticidade e a criatividade dos sabores locais presentes no cardápio – que é simplesmente fantástico! Por ser um dos restaurantes mais tradicionais da cidade, vive lotado e os preços podem ser um pouco mais caros, um reflexo da qualidade excepcional dos pratos e da experiência culinária única que o Banzeiro oferece. Por isso está na lista doas 20 restaurantes em Manaus que você deve conhecer.

2. Tambaqui de Banda

Também no Largo de São Sebastião, o restaurante Tambaqui de Banda recebe elogios pela sua autenticidade e sabor excepcional. Especializado em pratos à base de tambaqui, um peixe amazônico icônico, o restaurante tem mesas na calçada, de frente para o Teatro Amazonas, proporcionando uma experiência simples, mas que cativa tanto moradores quanto viajantes.

20 restaurantes em Manaus

O ambiente descontraído e acolhedor complementa a deliciosa seleção de pratos, incluindo tambaqui assado e outras iguarias regionais – eu comi um delicioso matrinxã. Os preços acessíveis fazem do restaurante uma opção atraente para quem não quer gastar um absurdo para mergulhar na autêntica culinária amazônica. Esse clássico não poderia ficar de fora da lista de 20 restaurantes em Manaus,

3. Waku Sese

O Waku Sese tem o melhor açaí da cidade – escolha o premium que você vai gostar. Os preços são justos, levando em consideração o tamanho das porções e a qualidade dos ingredientes. Tudo é muito bom!

20 restaurantes em Manaus

O ambiente charmoso e sofisticado cria o cenário perfeito para uma refeição leve e refrescante, algo sempre bem-vindo no calor de Manaus. Não dá para ir à capital amazonense e não provar o açaí do Waku Sese.

4. Caxiri

O Caxiri é um restaurante que mergulha nas raízes indígenas da região amazônica. Com uma ênfase na autenticidade, o restaurante recebe elogios por trazer pratos tradicionais e bebidas típicas da cultura local para o cenário contemporâneo.

20 restaurantes em Manaus

O ambiente rústico e acolhedor é o pano de fundo ideal para experimentar a culinária ancestral da Amazônia. Os preços são justos e isso é ótimo para quem quer comer bem sem gastar muito. É o meu preferido entre os 20 restaurantes em Manaus.

5. Tacacá da Gisela

O Tacacá da Gisela é especializado em um dos pratos mais famosos da região amazônica: o tacacá. O ambiente é totalmente informal e reflete a essência da cultura local.

20 restaurantes em Manaus

Os preços acessíveis tornam o Tacacá da Gisela uma boa opção para aqueles que desejam provar os pratos tradicionais da Amazônia gastando o que for justo. É um clássico da cidade e você deve, sim, conhecê-lo.

6. Felicori Gastronomia

O Felicori Gastronomia ganhou reconhecimento por seu cardápio diversificado e saboroso. Com uma grande variedade de pratos, desde opções tradicionais até criações contemporâneas, preparadas com ingredientes frescos e criatividade, o restaurante proporciona uma experiência que agrada a diferentes paladares.

20 restaurantes em Manaus

O ambiente agradável, o atendimento atencioso e os preços justos são outros bons motivos para você conhecer o restaurante. Eu sugiro o risoto de limão siciliano com camarões VG à provençal.

7. Mirante Moronguetá

A Mirante Moronguetá é um restaurante rústico que brilha por sua autenticidade e dedicação em apresentar os sabores únicos dos peixes da Amazônia. Ele tem pratos que celebram a riqueza dos ingredientes locais de uma forma muito simples.

20 restaurantes em Manaus

Com o foco principal nos peixes, cada prato é preparado de maneira autêntica, honrando a tradição e o sabor da região. O ambiente descontraído e genuíno torna o Moronguetá um destino imperdível para quem deseja conhecer bons restaurantes de Manaus e explorar os prazeres da gastronomia amazônica sem gastar muito.

8. Barollo

O Barollo é um dos restaurantes de Manaus que mais ganha elogios dos viajantes. Isso se deve à sua atmosfera elegante e culinária de alta qualidade. Com um ambiente sofisticado, o restaurante oferece uma experiência gastronômica que combina sabor e refinamento.

20 restaurantes em Manaus

Seu cardápio apresenta uma seleção de pratos cuidadosamente preparados, destacando ingredientes frescos e técnicas culinárias habilidosas, e a carta de vinhos é sensacional. Os preços podem variar, mas refletem a qualidade excepcional das refeições e o cuidado na apresentação. Se você está procurando uma refeição que une elegância com sabor requintado, o Barollo é uma escolha certa!

9. Fitz Carraldo Bistrô

O Fitz Carraldo Bistrô tem um ambiente acolhedor, moderno e que nos proporciona uma experiência gastronômica que combina pratos únicos com uma variedade de bebidas. Seu cardápio apresenta uma diversidade de opções, desde petiscos inovadores até pratos mais substanciais, todos preparados com ingredientes frescos e técnicas culinárias imaginativas.

20 restaurantes em Manaus

Eu sugiro experimentar os pastéis crocantes de queijo coalho, castanhas frescas e tucumã – uma fruta típica da região Norte. Os preços são justos e, sem dúvida, o Fitz é uma escolha que promete uma refeição memorável em Manaus. Um ótimo lugar para começar a viagem pelos 20 restaurantes em Manaus,

10. Choupana

Com um ambiente charmoso e acolhedor, o Restaurante Choupana oferece uma autêntica experiência culinária amazônica, pois seu cardápio destaca pratos tradicionais preparados com maestria.

20 restaurantes em Manaus

Os preços acessíveis e a fusão de sabores autênticos com um ambiente pitoresco tornam o lugar uma escolha popular para aqueles que desejam explorar a culinária local

11. Fiorentina Restaurante

O Fiorentina Restaurante é um destino gastronômico elogiado por sua culinária italiana autêntica. Com um ambiente acolhedor e aconchegante, o restaurante oferece uma experiência que transporta os comensais para a Itália.

Seu cardápio apresenta uma seleção de pratos tradicionais italianos, desde massas artesanais até deliciosas pizzas assadas em forno a lenha. Os preços refletem a qualidade das refeições e o cuidado na preparação, por isso é uma boa escolha para quem deseja desfrutar de uma refeição italiana e acolhedora em Manaus.

12. Alentejo Cozinha Portuguesa

O Alentejo Cozinha Portuguesa é um restaurante em Manaus que oferece um sabor autêntico de Portugal. Com um ambiente acolhedor e rústico, o restaurante proporciona uma experiência que transporta os comensais para o cenário encantador da região do Alentejo, em Portugal.

Seu cardápio apresenta uma seleção de pratos tradicionais portugueses, feitos com frutos do mar frescos, com carne e doces típicos. Os preços podem variar, mas refletem a qualidade das refeições e a autenticidade dos sabores.  Se quiser experimentar a herança gastronômica deixada pelos portugueses, é o lugar certo.

13. Moquém do Banzeiro

O Moquém do Banzeiro é um restaurante altamente elogiado por sua abordagem autêntica à culinária amazônica. Com um ambiente rústico e acolhedor, o restaurante oferece uma experiência que celebra as tradições culinárias da região.

Seu destaque está no método de preparo tradicional chamado “moquém”, que realça os sabores dos ingredientes locais. Os preços são justos e refletem a qualidade da experiência e a autenticidade dos pratos, fazendo do Moquém do Banzeiro uma escolha popular para aqueles que buscam explorar os sabores genuínos da Amazônia em uma atmosfera acolhedora. Sem dúvida, é um dos 20 restaurantes em Manaus para comer bem.

14. Piaf Restaurante e Café

O Piaf Café e Restaurante recebe elogios por sua atmosfera encantadora e sua abordagem criativa à culinária. Com um ambiente acolhedor e moderno, o restaurante oferece uma experiência que combina sabores diversos com um toque contemporâneo.

20 restaurantes em Manaus

Seu cardápio apresenta uma seleção de pratos que celebram ingredientes locais, enquanto o café é uma característica central da experiência. Os preços acessíveis e a fusão de sabores inovadores fazem o lugar ser popular para aqueles que desejam desfrutar de uma refeição deliciosa com vista para o lindíssimo Teatro Amazonas.

15. Angatu Café

O Angatu Café é um dos melhores lugares para tomar um café, comer gostosuras e ter uma boa conversa. Seu ambiente é super agradável, o atendimento é bom – Manaus peca neste aspecto e você vai notar isso – e os preços são justos.

Frequentado por moradores e turistas, ele fica no Centro, na parte mais turística da cidade, a poucos metros do Teatro Amazonas. Uma boa ideia é combinar pratos regionais e sentis a explosão de sabores que cada um tem.

16. Abaré SUP And Food

O Abaré SUP And Food é um flutuante bem famoso em Manaus. Ele fica no Rio Tarumã, em uma das muitas áreas cheias de outros flutuantes que fervem nos finais de semana. É um lugar para comer bem, tomar bons drinques e se divertir.

Os preços são um pouco salgados, mas vale a experiência. Ele serve pratos regionais com uma pegada contemporânea e é ideal para curtir o dia, tomando banho de rio. É bem legal!

17. Papa-Léguas

O Papa-Léguas é uma lanchonete e pizzaria perfeita para comer o tradicional x-salada. Sem luxo, sem ostentação, com preços bons e sabor garantido, é a preferida dos moradores de Manaus – é onde tem aquele lanche raiz, sabe?

É um ótimo lugar para fazer uma refeição informal, no fim da noite ou quando bater a fome. As pizzas também são boas, mas nada se compara ao x-salada, o queridinho dos manauaras.

18. Amazônico Peixaria Regional

O Amazônico Peixaria Regional é um restaurante encantador situado na vibrante cidade de Manaus, no coração da Amazônia. Este estabelecimento recebeu elogios entusiasmados dos visitantes  por sua autenticidade, oferecendo uma experiência gastronômica única e deliciosa. Os clientes frequentemente destacam o ambiente rústico e acolhedor do restaurante. A decoração é inspirada na natureza exuberante da Amazônia, com toques de madeira, plantas e elementos locais, criando uma atmosfera relaxante e agradável.

20 restaurantes em Manaus

O cardápio é o ponto alto deste restaurante. O destaque vai para os pratos à base de peixes  frescos da região amazônica. O tambaqui, pirarucu e tucunaré são alguns dos peixes que se destacam nas preparações. Os acompanhamentos, como a farofa de banana-da-terra e o pirão, também recebem muitos elogios. Embora os preços sejam mais altos do que em outros lugares da cidade, muitos concordam que a qualidade da comida e a experiência geral justificam o investimento.

19. STK Gastronomia

O STK Gastronomia é um restaurante sofisticado que combina a elegância de um restaurante gastronômico com a animação de um bar cosmopolita. Localizado no coração da cidade, ele tem atraído a atenção dos amantes da culinária e da vida noturna com seu ambiente moderno e seu cardápio de dar água na boca.

Com uma variedade de pratos criativos que incorporam ingredientes frescos e sazonais, o STK Gastronomia oferece uma experiência culinária de alta qualidade. As opções de pratos incluem desde pratos internacionais inovadores até pratos tradicionais com um toque contemporâneo. Os coquetéis exclusivos também são destaque. O serviço é conhecido por ser atencioso e profissional. Por isso, tudo, ele está na lista dos 20 restaurantes em Manaus para comer bem.

20. Vinhedo Rio & Mar

O Vinhedo Rio & Mar é um restaurante que parece ter o segredo para conquistar os corações dos visitantes de Manaus. Este estabelecimento tem se destacado por oferecer uma experiência gastronômica única, em meio à beleza da região amazônica. Os clientes frequentemente elogiam o ambiente: localizado à beira do Rio Amazonas, o restaurante oferece vistas deslumbrantes da água e da natureza ao redor.

O cardápio apresenta uma variedade de pratos com foco na culinária regional e frutos do mar frescos. Os pratos à base de peixes da Amazônia, como o pirarucu e o tambaqui, são frequentemente mencionados pelos clientes como destaques. Além disso, o restaurante oferece opções de churrasco e pratos internacionais para atender a diversos gostos. É um dos 20 restaurantes em Manaus para comer bem!

Comidas típicas de Manaus

A culinária de Manaus é um reflexo da rica biodiversidade da região amazônica e da influência cultural indígena, europeia e africana que moldou a cidade ao longo dos anos.

Os pratos típicos da cidade – e do Amazonas – são uma verdadeira celebração dos ingredientes nativos e das tradições culinárias locais e a gente vai descobrindo isso a cada garfada.

Veja alguns dos pratos mais emblemáticos que você não pode deixar de experimentar:

Tambaqui assado

O tambaqui é um dos peixes mais icônicos da região amazônica, e o tambaqui assado é um prato que não pode ser deixado de lado – é delicioso demais!

Geralmente preparado na brasa, o peixe é temperado com ingredientes locais e pode ser considerado uma experiência gastronômica autêntica.

Tacacá

Este é um prato popular de origem indígena. É uma sopa quente e picante feita a partir de goma de mandioca, tucupi – um molho amarelado feito de mandioca brava –, camarões secos e jambu – uma planta que provoca uma leve sensação de dormência na boca. O tacacá é muito consumido em diversas cidades da Região Norte.

20 restaurantes em Manaus

Pirarucu de casaca

O pirarucu é outro peixe importante da região e é frequentemente preparado como pirarucu de casaca. É um prato feito com lascas de pirarucu desfiado, que são refogadas com cebola, pimentão e outros temperos, e depois servidas sobre uma cama de arroz branco.

Pato no Tucupi

Uma combinação interessante de ingredientes, o pato no tucupi é um prato que combina pedaços de pato cozidos com tucupi e jambu. É uma mistura de sabores intensos e contrastantes, que proporcionam uma experiência única.

Açaí

O açaí é um item essencial da culinária da região. Do fruto de uma palmeira é feito um delicioso e nutritivo creme que pode ser consumido com uma variedade de acompanhamentos doces ou salgados, como granola, banana, mel e tapioca, mas nunca congelado, como é comum em outras regiões do Brasil.

O famoso x-salada

O x-salada é uma variação regional do clássico sanduíche “x-burguer“, popular em muitas partes do Brasil. Em Manaus, o x-salada ganhou sua própria identidade e sabor, refletindo os gostos locais e a disponibilidade de ingredientes na região.

Melhor do que qualquer sanduíche de redes internacionais de fast food, o x-salada de Manaus é uma opção popular para quem busca um lanche rápido e saboroso.

Os principais ingredientes que compõem o x-salada são:

Hambúrguer: o hambúrguer é a peça central do x-salada e geralmente é feito de carne bovina moída, temperada e grelhada.

Queijo: o queijo é colocado sobre o hambúrguer, e a escolha do tipo de queijo pode variar. Muitas vezes, é utilizado um queijo mais derretível, como o queijo prato.

Alface e Tomate: esses dois ingredientes fornecem frescor e textura ao sanduíche. As folhas de alface e as rodelas de tomate são colocadas sobre o hambúrguer, adicionando uma camada crocante e suculenta.

Maionese: a maionese caseira adiciona cremosidade ao sanduíche e combina bem com os demais ingredientes – é o que faz o x-salada ser tão gostoso.

Pão: o pão é geralmente um pão de hambúrguer, sempre levemente tostado para adicionar uma textura crocante à mordida – fica muito bom!

Opcionais: dependendo do lugar e das preferências individuais, outros ingredientes podem ser adicionados, como cebola, bacon, presunto, milho, batata palha e até mesmo ovo frito.

Veja mais sobre o Amazonas

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo pelo Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas do Amazonas.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *