Pesquisar
Close this search box.

Instituto Inhotim, em Brumadinho: como e quando visitar

Atualizado em 10 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Instituto Inhotim

Em Brumadinho, município com pouco mais de 30 mil habitantes e que está a 60 quilômetros de Belo Horizonte, fica o Instituto Inhotim, uma antiga fazenda que hoje se destina à conservação, exposição e produção de trabalhos de  arte contemporânea.  

Eu tive conhecimento do Inhotim através de Regina Casé, no programa Um pé de quê?, do Canal Futura. Na ocasião a grande árvore plantada às margens de um dos lagos era o fio condutor do programa.

O convite para conhecê-lo pessoalmente partiu dos amigos Ricardo e Léo, mineiros de Beagá.

Instituto Inhotim

Pensado pelo empresário Bernardo Paz, ainda na década de 1980, o Inhotim apresenta um acervo com  mais de 500 obras, de mais de 100 artistas de diversas partes do mundo. 

São esculturas, instalações, pinturas, desenhos, fotografias e vídeos produzidos a partir da década de 1960.

Instituto Inhotim

As obras, que estão espalhadas pelo Jardim Botânico, possibilitam experiências inovadoras. Você pode ouvir o som que vem de um buraco com mais de 200 metros de profundidade e apreciar um conjunto de estacas cravadas sem qualquer ordem no alto de um monte.

Instituto Inhotim

No Inhotim, suas opções incluem, ainda, andar por um quarto vermelho com todos os objetos – inclusive um canário e os peixes do aquário –  nos tons preferidos de Almodovar;  e caminhar sobre estilhaços de vidro se desviando de barreiras quase invisíveis.

Sem contar os painéis e um caleidoscópio gigante que gera imagens fantásticas.

Há espaços que parecem passar em branco, isso é verdade. Mas, a arte que propõe o Inhotim não é aquela que vem de graça. É algo reflexivo. É aquela arte que nos leva para dentro e que em cada um ganha um sentido diferente.

Instituto Inhotim

A galeria Adriana Varejão, esposa de Bernardo, e o Galpão Miller & Cardiff, dos canadenses Janet Cardiff e George Bures Miller são sensacionais.

Trata-se de um galpão revestido com fibra de vidro que abriga um conjunto de caixas acústicas que emitem sons aleatórios que se complementam.

Instituto Inhotim

Como visitar o Instituto Inhotim

Quanto custa

O ingresso custa R$ 44.

Crianças de 6 a 12 anos, idosos acima de 60 anos, estudantes identificados, funcionários da Vale, assinantes credenciados Estado de Minas, Hoje em Dia e O Tempo pagam meia entrada, R$ 22.

Na última sexta-feira de cada mês – exceto em dia de feriado – a entrada gratuita.

O pagamento pode ser feito em dinheiro ou com os cartões American Express, Elo, Mastercard e Visa. Você pode comprar o seu ingresso online.

Quando ir

As visitas podem ser feitas na sexta-feira das 9h30 às 16h30. Sábados, Domingos e feriados das 9h30 às 17h30. O Instituto Inhotim não funciona nas segundas-feiras.

Com 110 hectares de área de visitação, o Inhotim possui um serviço de transporte interno com carrinhos elétricos, mas o barato mesmo é visitá-lo a pé.

Como chegar

Brumadinho fica a 57quilêmtros de Belo Horizonte. De carro, a viagem dura cerca de 2h. Então, dá para faze um bate-volta, saindo de Belo Horizonte pela manhã e retomando no final da tarde.

O aeroporto mais próximo é  o Aeroporto Internacional de Confins (CNF), que fica a 94 quilômetros. A viação Saritur faz o percurso de ônibus saindo da capital minera.

Veja mais dicas de Minas Gerais

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver mais dicas de Minas Gerais.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *