Como é o zoológico de Belo Horizonte

0

Atualizado em 19 de abril de 2018

Em 1959, a cidade de Belo Horizonte inaugurou o seu Jardim Zoológico. Atualmente, ele abriga mais mil animais e recebe, a cada ano, cerca de 1,2 milhões de visitantes em seus quase 2 milhões de metros quadrados. Entre as figuras preferidas pelos visitantes estão os felinos, principalmente os leões. Ah, e o gorila Idi, que chegou ao zoo em 1980 e que hoje tem 37 anos. Idi vive solitário em um ambiente especialmente preparado para aquele que se tornou o símbolo do local.

[error]O Gorila Idi Amin morreu, aos 38 anos, no dia 07 de março de 2012, de parada cardiorrespiratória irreversível. Leia mais.[/error]

Sem dúvida, os grandes mamíferos africanos recebem atenção especial dos visitantes. Com um pouco de sorte é possível ver bem de perto rinocerontes, girafas e elefantes fazendo graça enquanto se alimentam. Há também espaços destinados às aves de diversas partes do mundo e aos primatas, como o mico-leão dourado e tantas outras raridades. Livres pelo parque, esquilos nos seguem enquanto passeamos entre um ambiente e outro.

zoológico de Belo Horizonte

A ala dos mamíferos africanos é uma das mais importantes do zoo.

zoológico de Belo Horizonte

As enormes girafas.

zoológico de Belo Horizonte

O solitário Gorila Idi.

Recentemente, o zoo ganhou um aquário que recria a Bacia do Rio São Francisco. Chamado também de Rio da Integração Nacional, ele nasce na Serra da Canastra, no estado mineiro, e corre rumo ao nordeste brasileiro. Nos tanques gigantes espécies que habitam o Velho Chico nadam majestosamente para a apreciação dos visitantes: piranhas, surubins, traíras e inúmeros outros estão lá.

Ainda na área do zoo, encontramos o Jardim Botânico com espécies da nossa flora. Nele estão representados os biomas brasileiros com suas cores, cheiros e formas. Saiba mais sobre a Zoo-Botânica, fundação que administra o zoo.

zoológico de Belo Horizonte

O aquário com especies do Rio São Francisco.

zoológico de Belo Horizonte

Lagos reproduzem as margens do Rio.

zoológico de Belo Horizonte

O Jardim Botânico com espécies da flora brasileira.

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um jornalista que gosta de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Desde menino, meu desejo era viajar pelo mundo. Já adulto, descobri que isso não era apenas um sentimento, mas um propósito de vida.

Escreva um comentário