Você conhece Saltos del Monday?

22

Atualizado em 3 de abril de 2018

Muitos brasileiros vêm a Ciudad del Este cruzando a fronteira do Brasil com o Paraguai, mas o que muitos não sabem é que, deste lado da Ponte da Amizade, há outros atrativos além dos preços camaradas  que encontramos nas lojinhas, nos shoppings e nos camelôs. Uma dessas atrações é o conjunto de cachoeiras que formam as cataratas Saltos del Monday.

Os Saltos del Monday são três caudalosas cachoeiras que se formam no Rio Monday. Isso, na língua guarani significa água que rola. A poucos minutos de Ciudad del Este, as cataratas ficam na pequena Presidente Franco, e você pode fazer esse passeio em uma manhã ou em uma tarde.

Rodeado pela mata nativa e bem equipado com trilhas, mirantes e passarelas, o Parque Municipal Saltos del Rio Monday tem ainda lanchonete, um circuito de arvorismo e tirolesa. Para quem gosta de aventura, paredões com até 40 metros favorecem a prática de rapel, bem ao lado do turbilhão de água que escorre pelas cachoeiras.

Para quem quer tranquilidade, uma caminhada descompromissada sob as árvores e um piquenique no gramado são excelentes programas. Mas não se espante se não encontrar brasileiros por aqui: o parque não é tão popular entre estrangeiros e, portanto, é quase exclusivamente dos paraguaios.

Saltos del Monday

A primeira visão dos Saltos del Monday.

Saltos del Monday

Os quarenta metros de queda d’água e o rio que corre entre a mata.

Saltos del Monday

Entrada do parque.

Saltos del Monday

Em um dos mirantes.

Programe sua visita aos Saltos del Monday

Quanto custa|  A entrada custa PYG 12.000. Para fazer o circuito de arvorismo e a tirolesa, você pagará mais PYG 30.000. Apenas a tirolesa custa PYG 20.000.

Quando ir | O parque funciona de segunda a domingo, das 7h30 às 18h. Durante o verão, especialmente entre dezembro e janeiro, faz muito calor nessa região. No inverno, as temperaturas podem chegar a cinco graus, com uma sensação térmica de zero. Eu considero o outono e, principalmente, a primavera as melhores épocas para conhecer os Saltos del Monday.

Saltos del Monday

A lanchonete tem um deque com vista para as quedas.

Saltos del Monday

Arvorismo e tirolesa: para quem quer um pouco de emoção.

Como chegar | Para chegar aqui, a melhor opção é tomar um táxi em Foz do Iguaçu por, aproximadamente, R$ 60. Você também pode vir de Ciudad del Este, por PYG 200.000.

Visto e documentos | Brasileiros não precisam de visto. Também não é necessário apresentar qualquer documento ao cruzar a fronteira com o Paraguai pela Ponte da Amizade. Em outros pontos de fronteira, você deve apresentar a carteira de identidade ou o passaporte.

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um viajante apaixonado pelas coisas desse mundo. Um jornalista que adora contar boas histórias e compartilhar informações de viagem. Meu propósito de vida é ajudar outras pessoas a conhecerem lugares novos e a viverem experiências inesquecíveis.

22 Comentários

  1. Avatar

    Então deixa eu ver se eu entendi, eu posso entrar no Paraguai sem ter passaporte, e sem visto, basta ter ter RG? Pela ponte da amizade posso ir no meu carro sem ninguém barrar minha entrada?

      • Avatar
        FABIANA COSTA MARTINS on

        Muito legal seus posts Altier! Estou planejando ir no próximo fim de semana, moradora de Foz há 3 anos e ainda não consegui ir!
        A dica que dou como
        “local” é que, infelizmente, carros brasileiros em CDE normalmente e INFELIZMENTE são vistos como “dinheiro fácil” para a policia paraguaia, infelizmente eles nos param e pede propina descaradamente. Se vc não paga recolhem seu carro e ai meu amigo, é um parto para resolver! Melhor opção é o taxi mesmo!!! Grande abraço!

    • Altier Moulin

      Oi, Verediane.

      Como eu digo no texto, a melhor opção é ir de táxi, mas você pode chegar aqui como achar mais interessante. 😉

      Um abraço.

  2. Avatar
    Fernanda Almendra on

    Olá, Altier. Primeiro, parabéns pelo post, adorei seu olhar sobre um ponto não muito conhecido neste roteiro Foz-Paraguaia-Argentina. Gostaria de saber se é possível (permito) banhar neste passeio. Obrigada desde já pela atenção.

  3. Avatar

    Oi, Altier,

    tudo bem? Irei em abril para Foz e fiquei com muita vontade de conhecer os Saltos. Será que você pode me ajudar, tirando algumas dúvidas?

    Pelo seu relato e por tudo que andei pesquisando, só se consegue chegar lá de táxi mesmo, né? É tranquilo conseguir táxi para sair de lá ou você combinou com algum motorista?

    Beijos e muito obrigada!

    • Altier Moulin

      Oi Louise,

      Eu contratei um táxi em Ciudad del Este e combinei a ida e a volta. No meu caso, negociei o preço e ele me esperou – não existe taxímetro no vocabulário deles. Se preferir, você pode marcar um horário para ele retornar e te buscar. Mas, em ambos, não pague nada adiantado. Se precisar, o pessoal da bilheteria foi bem atencioso comigo e, certamente, eles poderão te ajudar a chamar um táxi, caso preciso.

      Espero que aproveite bastante seu passeio,

      Um abraço!

Escreva um comentário