Como solicitar o visto para Zâmbia

2

Atualizado em 30 de maio de 2018

País ainda pouco visitado por brasileiros, a Zâmbia é casa das gigantescas Victoria Falls, que estão entre as maiores quedas-d’água do mundo. Terra de natureza e vida selvagem exuberantes, também foi aqui que eu fiz um safári montado em um imenso elefante. Então, se você está animado a viver essas aventuras, é bom saber que brasileiros precisam de visto para Zâmbia.

A notícia boa é que o processo é simples, rápido e barato: brasileiros podem obter o visto para Zâmbia na chegada ao país. O principal posto de atendimento da imigração funciona no Aeroporto Internacional Kenneth Kaunda, em Lusaka, mas todos os escritórios – inclusive os de fronteira rodoviária – estão habilitados a conceder o visto para turistas brasileiros.

visto para Zâmbia

Safári com elefantes em Livingstone, na Zâmbia.

visto para Zâmbia

As quedas das gigantes Victoria Falls.

Se você é daquele tipo de viajante organizado, que gosta de ver tudo certo com antecedência, é possível fazer todo o processo de solicitação do visto on-line a partir de seu computador, tablet ou celular. É esse processo que eu explico passo a passo.

Como solicitar o visto para Zâmbia

Para fazer a solicitação, você deve entrar no site evisa.zambiaimmigration.gov.zm e seguir os três passos exigidos. Clicando em Apply, você será direcionado a uma página onde deverá informar sua nacionalidade e o documento que usará na viagem. No caso de brasileiros, apenas o passaporte é permitido.

Com as informações preenchidas, digite os caracteres solicitados e avance clicando em Next Step.

visto para Zâmbia

visto para Zâmbia

Feito isso, a próxima tela será para você escolher o tipo de visto que deseja. Isso vai depender basicamente dos seus planos de viagem – o que pretende fazer e quantos dias deseja ficar por aqui. Claro, o tipo de visto também influencia no preço que você terá que pagar por ele. Veja quais são as características de cada um:

Day Tripper | Com validade de apenas 24 horas, esse visto somente é indicado para quem vai chegar e sair do país pelo mesmo lugar, como é o caso de quem está em uma conexão aérea. O visto Day Tripper custa USD 20.

Transit | Esse visto é para quem vai chegar ao país e continuar viajando por meio rodoviário. Ele tem validade de sete dias e custa USD 50.

Single Entry | O visto Single Entry permite que você fique no país por até 90 dias, a partir da data de sua chegada. Como o próprio nome diz, ele é o visto de entrada única. Isso quer dizer que se você decidir visitar outro país, será preciso fazer uma nova solicitação de visto caso deseje voltar à Zâmbia. Ele custa USD 50.

Double Entry | Esse tipo de visto também permite que você fique no país por até 90 dias, sendo que ele autoriza a sua entrada duas vezes. Nesse caso, é importante saber que o visto tem validade de 90 dias. Ou seja, os dias dentro da Zâmbia não podem ultrapassar a soma de 90. O visto custa USD 80.

Multiple Entry | Durante 90 dias você poderá sair e entrar do país quantas vezes quiser, mas a soma do número de dias dentro da Zâmbia não poderá ultrapassar também os 9o dias. Para ter esse visto você precisará pagar USD 80.

visto para Zâmbia

visto para Zâmbia

Depois que você selecionar o tipo de visto, a próxima tela será para inserir seus dados pessoais. Nessa tela, você também poderá informar se estará viajando com algum dependente – como crianças – e se tem um anfitrião que lhe receberá no país.

Cumpridas essas formalidades, você enviará o formulário e as autoridades avaliarão a sua solicitação. Sendo aprovado ou não, você receberá um e-mail do escritório de imigração com o resultado. Se seu visto for aprovado, você faz o download e apresenta toda a documentação na sua chegada ao país.

Eu não sei se você percebeu, mas nada é pago on-line. Você só pagará quando chegar ao país, depois que um oficial do governo checar suas informações pessoalmente. A única forma de pagamento de seu visto para Zâmbia é em dólar americano. Ah, e cartões de crédito não são aceitos.

Se tiver alguma dúvida, basta entrar em contato com a representação do país aqui no Brasil.

Embaixada da República da Zâmbia

SHIS QL 10 conjunto 10 casa 17 – Lago Sul
CEP: 71.630-105 – Brasília/DF
Tel: (61) 3248-3277 | Fax: (61) 3248-3494
E-mail: [email protected]

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um jornalista que gosta de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Desde menino, meu desejo era viajar pelo mundo. Já adulto, descobri que isso não era apenas um sentimento, mas um propósito de vida.

2 Comentários

Escreva um comentário