País ainda pouco visitado por brasileiros, a Zâmbia é casa das gigantescas Victoria Falls, que estão entre as maiores quedas-d’água do mundo. Terra de natureza e vida selvagem exuberantes, também foi aqui que eu fiz um safári montado em um imenso elefante. Então, se você está animado a viver essas aventuras, é bom saber que brasileiros precisam de visto para Zâmbia.
A notícia boa é que o processo é simples, rápido e barato: brasileiros podem obter o visto para Zâmbia na chegada ao país. O principal posto de atendimento da imigração funciona no Aeroporto Internacional Kenneth Kaunda, em Lusaka, mas todos os escritórios – inclusive os de fronteira rodoviária – estão habilitados a conceder o visto para turistas brasileiros.
Se você é daquele tipo de viajante organizado, que gosta de ver tudo certo com antecedência, é possível fazer todo o processo de solicitação do visto on-line a partir de seu computador, tablet ou celular. É esse processo que eu explico passo a passo.
Como solicitar o visto para Zâmbia
Para fazer a solicitação, você deve entrar no site evisa.zambiaimmigration.gov.zm e seguir os três passos exigidos. Clicando em Apply, você será direcionado a uma página onde deverá informar sua nacionalidade e o documento que usará na viagem. No caso de brasileiros, apenas o passaporte é permitido.
Com as informações preenchidas, digite os caracteres solicitados e avance clicando em Next Step.
Feito isso, a próxima tela será para você escolher o tipo de visto que deseja. Isso vai depender basicamente dos seus planos de viagem – o que pretende fazer e quantos dias deseja ficar por aqui. Claro, o tipo de visto também influencia no preço que você terá que pagar por ele. Veja quais são as características de cada um:
Day Tripper | Com validade de apenas 24 horas, esse visto somente é indicado para quem vai chegar e sair do país pelo mesmo lugar, como é o caso de quem está em uma conexão aérea. O visto Day Tripper custa USD 20.
Transit | Esse visto é para quem vai chegar ao país e continuar viajando por meio rodoviário. Ele tem validade de sete dias e custa USD 50.
Single Entry | O visto Single Entry permite que você fique no país por até 90 dias, a partir da data de sua chegada. Como o próprio nome diz, ele é o visto de entrada única. Isso quer dizer que se você decidir visitar outro país, será preciso fazer uma nova solicitação de visto caso deseje voltar à Zâmbia. Ele custa USD 50.
Double Entry | Esse tipo de visto também permite que você fique no país por até 90 dias, sendo que ele autoriza a sua entrada duas vezes. Nesse caso, é importante saber que o visto tem validade de 90 dias. Ou seja, os dias dentro da Zâmbia não podem ultrapassar a soma de 90. O visto custa USD 80.
Multiple Entry | Durante 90 dias você poderá sair e entrar do país quantas vezes quiser, mas a soma do número de dias dentro da Zâmbia não poderá ultrapassar também os 9o dias. Para ter esse visto você precisará pagar USD 80.
Depois que você selecionar o tipo de visto, a próxima tela será para inserir seus dados pessoais. Nessa tela, você também poderá informar se estará viajando com algum dependente – como crianças – e se tem um anfitrião que lhe receberá no país.
Cumpridas essas formalidades, você enviará o formulário e as autoridades avaliarão a sua solicitação. Sendo aprovado ou não, você receberá um e-mail do escritório de imigração com o resultado. Se seu visto for aprovado, você faz o download e apresenta toda a documentação na sua chegada ao país.
Eu não sei se você percebeu, mas nada é pago on-line. Você só pagará quando chegar ao país, depois que um oficial do governo checar suas informações pessoalmente. A única forma de pagamento de seu visto para Zâmbia é em dólar americano. Ah, e cartões de crédito não são aceitos.
Se tiver alguma dúvida, basta entrar em contato com a representação do país aqui no Brasil.
Embaixada da República da Zâmbia
SHIS QL 10 conjunto 10 casa 17 – Lago Sul
CEP: 71.630-105 – Brasília/DF
Tel: (61) 3248-3277 | Fax: (61) 3248-3494
E-mail: [email protected]
Eu sou piloto de Drone autonomo v0ou visitar a Zambia e para na casa de uma familia isso é facil de conseguir o Visto…
O processo é o mesmo, Alvarino.
Você precisará seguir as orientações no site do visto.
Um abraço.
Muitíssimo obrigada pelas dicas e informações. 😉
Por nada, Anne.
Um abraço.