Atualizado em 28 de junho de 2022
A Tailândia reabriu suas fronteiras recentemente para viajantes de todo o mundo, estejam eles vacinados contra covid-19 ou não. Neste processo, uma alteração importante deixou a entrada no país mais burocrática: brasileiros agora precisam de visto para a Tailândia.
Eu já mostrei quais os documentos necessário para entrar na Tailândia e é importante ter todos eles em mãos antes de fazer a solicitação do visto.
Todo o processo é feito pela internet no site Thailand Pass: com as informações em mãos, você vai gastar menos que dez minutos para enviar o pedido.
A resposta pode demorar 48 horas se tudo estiver certo, mas, geralmente, é bem mais rápido: entre uma e seis horas apenas. Se seus dados estiverem incompletos, este tempo pode aumentar ou o seu visto pode ser negado.
Se isso acontecer, não se assuste! Você poderá corrigir os erros, complementar informações e refazer o pedido. Por isso, é recomendado pedir o visto no máximo uma semana antes da sua viagem.
Embora o governo tailandês afirme que o Thailand Pass não é um visto e nem uma permissão para permanecer na Tailândia, quem quiser viajar para o país durante a pandemia precisa fazer a solicitação antecipadamente. Então, na prática, é um visto.
Como solicitar o visto para a Tailândia
Eu vou mostrar agora o passo a passo para você solicitar o visto para a Tailândia. É tudo rápido, prático e gratuito. A única questão é que o site está em tailandês e inglês, mas dá para usar as ferramentas de tradução dos navegadores para driblar isso, caso você precise.
PASSO 1: ACESSE O SITE OFICIAL
A primeira coisa a fazer, depois de juntar todas as suas informações e as da viagem, é acessar o site oficial do Thailand Pass.
Depois, você pode escolher a opção de Viagem Aérea ou Viagem Terrestre. Depois disso, você será direcionado para uma página onde poderá iniciar seu cadastro.
Ao iniciar o cadastro, você será direcionado ao programa de entrada para viajantes vacinados, o “Sem Quarentena”.
Esta opção vale para viajantes totalmente vacinados que entram em qualquer aeroporto internacional ou pelas fronteiras terrestres selecionadas, e também não vacinados que tenham os resultados do teste RT-PCR negativo emitidos até 72 horas antes do embarque para o País.
Crianças não vacinadas e menores de 18 anos devem ser adicionadas à solicitação de seus pais ou responsáveis.
PASSO 2: DETALHES DA VIAGEM
Nesta parte, você fornecerá o objetivo da viagem para a Tailândia e indicará o país de partida, o aeroporto de chegada, o número do voo e a data de chegada.
Para isso, você já deve ter em mãos a passagem aérea.
PASSO 3: INFORMAÇÕES PESSOAIS
Nesta parte, você fornecerá seu nome completo conforme indicado em seu passaporte, nacionalidade, número do passaporte, data de nascimento, número de contato e endereço de e-mail.
Verifique se todos os dados pessoais estão corretos antes de prosseguir para a próxima etapa – erros de digitação podem atrasar o processo e lhe fazer perder tempo.
Também nesta parte, crianças e menores de 18 anos serão adicionadas ao pai ou responsável.
PASSO 4: VACINAÇÃO OU TESTE RT-PCR
Nesta parte, você fornecerá suas informações de vacinação: é preciso indicar o nome ou a marca da sua última vacina. Você poderá fazer o upload de um arquivo JPG ou PNG do seu comprovante de vacinação.
Para um processamento mais rápido do seu Thailand Pass, é recomendável carregar também o QR Code do seu documento de vacinação, se estiver disponível.
Se você não estiver totalmente vacinado, poderá enviar uma cópia do seu RT-PCR ou resultado do teste profissional ATK emitido dentro de 72 horas antes da partida. Sem isso, você será obrigado a fazer quarentena na chegada ao país. Esta informação será enviada pelo governo tailandês depois de analisar o seu pedido.
PASSO 5: INFORMAÇÕES DE HOSPEDAGEM
Nesta parte, você deverá fornecer os detalhes de seu endereço na Tailândia, indicando o hotel ou outro lugar que vá ficar hospedado.
ETAPA 6: SEGURO DE VIAGEM
Nesta parte, você enviará o comprovante do seguro viagem com cobertura para covid-19. É importante dizer que viajantes não vacinados precisam de um seguro viagem com apólice mínima de USD 10.000.
Faça a cotação do seu seguro com a Seguros Promo, empresa que sempre uso para comparar os preços e que tem um suporte super eficiente.
ETAPA 7: REVISE AS INFORMAÇÕES
Esta é a última parte do processo de pedido do visto para a Tailândia. Você verá um resumo do seu pedido, com todas as informações que você inseriu no formuláio.
É hora de dar aquela última conferida detalhada antes de enviar o pedido.
Feito isso, você vai receber um código de acesso de seis dígitos. Ele aparece na tela imediatamente após o envio e também será enviado para o e-mail cadastrado.
Quanto tempo leva para processar o visto
O prazo oficial de processamento do pedido é de até 48 horas, dependendo do Ministério das Relações Exteriores da Tailândia e do escritório do Departamento de Controle de Doenças. Há casos em que o registro leva de alguns minutos a algumas horas.
De qualquer forma, é recomendado solicitar o visto para a Tailândia pelo menos sete dias antes da viagem.
Como verificar o status do seu aplicativo
Para verificar o andamento do seu pedido do Thailand Pass, é só acessar: https://tp.consular.go.th/en/check-status.
Se o status indicar ‘Revisando’, significa que você precisa esperar um dia ou dois pelo resultado.
Se o status indicar ‘Aprovado’, você pode baixar o arquivo ou salvá-lo em seu celular.
Uma vez aprovado, você pode baixar seu QR Code do Thailand Pass ou também o recebe-lo por e-mail.
Viajantes vacinados e seus dependentes, podem usar o QR Code do Thailand Pass até três dias após a data prevista de chegada em caso de atrasos nos voos, por exemplo.
SEGURO VIAGEM
O seguro viagem com cobertura para covid-19 é obrigatório. Sem ele, você não consegue fazer a solicitação do visto para entrar no país.O custo de um seguro viagem é menor do que se costuma pensar e ele garante que você terá atendimento em casos de emergências médicas comuns, como acidentes de trânsito, intoxicações alimentares, acidentes vasculares e infartos cardíacos, por exemplo.
→ Faça uma cotação do seguro viagem
Eu sempre uso a plataforma da Seguros Promo para comparar valores antes de fazer a compra. Eles têm um suporte muito eficiente e preços sempre muito bons.
Veja mais dicas da Tailândia
Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.
Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver mais dicas da Tailândia.