Visita ao Farol de Santa Luzia

1

Atualizado em 2 de janeiro de 2019

O farol de Santa Luzia é um dos pontos turísticos de Vila Velha, no Espírito Santo. Você não precisa de muito tempo para visitar o local, que, com certeza, vai render suspiros com a paisagem e belas fotos.

Daqui, você tem uma vista privilegiada da baía de Vitória. A imensidão do mar é incrível e o ambiente é agradável, com muito verde e bancos para você relaxar.

A construção foi inaugurada em 1871, na Ponta de Santa Luzia, entrada principal do canal de acesso a Vitória, capital do Espírito Santo. O Farol é uma torre metálica com 12 metros de altura, feita de placas trazidas da Escócia em 1870.

O farol fica aceso 24 horas, de maneira ininterrupta. São quatro piscadas a cada dez segundos e não há necessidade de um faroleiro para realizar esse trabalho. A luz alcança 62 quilômetros, mas só pode ser vista a uma distância de 15 milhas – cerca de 24 quilômetros.

Desde 1985, o terreno onde fica o farol de Santa Luzia foi entregue à Marinha do Brasil, que é responsável pela manutenção de local. Assim que cheguei, fui recebida por um representante da Marinha, logo no portão de entrada.

Visita ao Farol de Santa Luzia

A pintura do ambiente foi toda renovada.

Renovação do farol de Santa Luzia

Durante os últimos dez anos, o local esteve fechado para visitação. Em novembro de 2016, ele foi reinaugurado e aberto para o turismo. Durante esse tempo, foram feitas reformas na pintura e na acessibilidade do lugar. Agora, a decoração está mais adepta ao turismo, com uma lojinha de souvenires e exibição de nós da Marinha nas paredes.

Além disso, quem visita o farol de Santa Luzia tem acesso a um leme que simula uma embarcação, rendendo fotos belíssimas.

O tempo de visita é limitado a 20 minutos por grupo, mas não se preocupe, isso é o suficiente para apreciar a vista maravilhosa, tirar algumas fotos e visitar a lojinha. E, enquanto você está lá dentro, não existe uma monitoração rígida desses 20 minutos, então é improvável que alguém te peça para sair.

Como esta é uma área militar, não é permitido entrar na área do farol sem camisa ou com trajes de banho e você também não pode levar seu animal de estimação. Comidas e bebidas também são proibidas.

Visita ao Farol de Santa Luzia

A estrutura do leme rende boas fotos.

Planeje sua visita ao Farol de Santa Luzia

Quanto custa | A entrada é gratuita.

Quando ir | A visita ao farol pode ser feita o ano inteiro, mas você deve se atentar aos dias. O acesso é liberado de terça-feira a domingo, das 9h às 17h, mas o último grupo entra até às 16h30.

Só é permitido entrar 25 pessoas ao mesmo tempo, podendo ficar no local durante 20 minutos. Conversando com o representante da Marinha, fiquei sabendo que, durante a semana, cerca de 150 pessoas visitam o farol de Santa Luzia, e não fica muito cheio. Porém, se for aos fins de semana ou feriados, o movimento é maior, sendo cerca de 500 turistas.

Como chegar | O farol fica no bairro Praia da Costa, em Vila Velha. Você pode ir de carro até o portão do local e estacionar nas redondezas. Não existe ônibus que lhe deixe lá, mas as linhas 651 e 662 do transporte local – chamado Transcol – têm uma parada muito próxima. Do ponto de ônibus até o Farol, você vai fazer uma caminhada de apenas dez minutos.

Existem placas indicando o caminho, que é muito simples, tanto de carro quanto de ônibus.

É importante lembrar que há cobrança de pedágio na Terceira Ponte – atualmente, R$ 1 – para quem vem de carro saindo de Vitória. Se preferir, você pode usar o Uber, que funciona perfeitamente na cidade.

Visita ao Farol de Santa Luzia

O acesso ao Farol de Santa Luzia é muito simples.

SOBRE O AUTOR

Aline Soares

Estudante de jornalismo e apaixonada por lugares que ainda não conheço, sempre me encantei por culturas e costumes diferentes, e é isso que eu mais quero explorar. Hoje, quando viajo, tento me manter presente, aproveitar o momento e não deixar nada passar.

1 comentário

Escreva um comentário