Viana: conheça as piscinas do Sítio Gava

4

Atualizado em 23 de janeiro de 2018

O Espírito Santo é uma terra de surpresas. Ainda muito pouco divulgado, o Estado tem praias lindíssimas, cachoeiras imponentes, parques, centros urbanos e históricos que agradam a qualquer tipo de viajante. Então, se você é um apaixonado por novidades, tem que conhecer as piscinas do Sítio Gava, que fica em Viana, cidade da Região Metropolitana capixaba.

O sítio começou a bombar recentemente, depois que algumas fotos apareceram nas redes sociais. Entretanto, nos feriados e finais de semana de férias escolares, a paisagem fica bem diferente da que as fotos mostram: há muitas crianças, som alto nas barracas de churrasco e é praticamente impossível entrar em algumas piscinas, de tão cheias que ficam.

Isso acontece porque o sítio só permite a entrada de grupos com mais de 15 pessoas. Então, as caravanas lotam o lugar: quando cheguei, tinha até um ônibus de turismo parado na entrada. Não é que eu seja contrário à presença de grupos, mas é que o lugar é pequeno para tanta gente.

Consciente de que este não é o lugar zen que aparenta ser nas imagens divulgadas, passar um dia por aqui pode ser interessante, especialmente se você estiver com crianças.

Viana: conheça as piscinas do Sítio Gava

Seria perfeito encontrar o lugar assim. Foto: Divulgação

Viana: conheça as piscinas do Sítio Gava

Mas todo mundo quer aproveitar as piscinas no verão capixaba.

São, pelo menos, cinco piscinas de cor azulada e água quentinha construídas em meio a rochas e à paisagem rural de Viana. Há muitas árvores, um refeitório e várias barracas, todas equipadas com mesas e cadeiras, onde você pode fazer churrasco.

O lugar é muito bem cuidado, limpo e com os jardins bem tratados, e confesso que fiquei com vontade de ver isso aqui sem muita gente. Mas, para isso, é preciso ir cedo, às 9h, quando as caravanas ainda não chegaram e quando o sol ilumina as piscinas deixando a água ainda mais clara.

Viana: conheça as piscinas do Sítio Gava

Passar o dia aqui pode ser muito interessante, desde que você não esteja procurando tranquilidade.

Viana: conheça as piscinas do Sítio Gava

As piscianas têm água quentinha e foram construídas em meio a rochas.

Viana: conheça as piscinas do Sítio Gava

A água fica até meio turva nos dias mais movimentados, mas não chega a atrapalhar.

Planeje sua visita ao Sítio Gava

Quanto custa | A entrada custa R$ 20, por pessoa, e crianças maiores de cinco anos também pagam. A visita é exclusiva para grupos com, no mínimo, 15 pessoas e é preciso fazer agendamento pelo telefone: (27) 99776-5791.

Como chegar | O Sítio Gava fica no bairro Piapitangui, em Viana, a 21 quilômetros do Centro de Vitória. A melhor opção é ir de carro, seguindo pela BR-262 e entrando na Estrada de Formate, na altura do Km 21. Da rodovia até o sítio são sete quilômetros, e praticamente todo o trecho é asfaltado. O estacionamento é gratuito.

Quem quiser vir de ônibus deve pegar a linha 903, Piapitingui, no Terminal de Campo Grande. O ponto final desta linha fica a um quilômetro sítio. A passagem custa R$ 3,40.

Viana: conheça as piscinas do Sítio Gava

O estacionamento é gratuito.

Viana: conheça as piscinas do Sítio Gava

A recepção onde funcionam o refeitório e a lanchonete.

Quando ir | O Sítio Gava funciona o ano inteiro, das 9h às 18h, mas é preciso fazer agendamento. No verão, nos feriados e nos finais de semana de férias, o lugar costuma ficar lotado, com pessoas fazendo churrasco e som alto.

Onde comer | O sítio tem uma lanchonete simples, com doces, salgadinhos, refrigerante e cerveja. Então, o ideal é que você traga algo para comer durante o dia. Não é permitido entrar com bebidas.

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um viajante apaixonado pelas coisas desse mundo. Um jornalista que adora contar boas histórias e compartilhar informações de viagem. Meu propósito de vida é ajudar outras pessoas a conhecerem lugares novos e a viverem experiências inesquecíveis.

4 Comentários

Escreva um comentário