Viana: conheça as piscinas do Sítio Gava

4

Atualizado em 23 de janeiro de 2018

O Espírito Santo é uma terra de surpresas. Ainda muito pouco divulgado, o Estado tem praias lindíssimas, cachoeiras imponentes, parques, centros urbanos e históricos que agradam a qualquer tipo de viajante. Então, se você é um apaixonado por novidades, tem que conhecer as piscinas do Sítio Gava, que fica em Viana, cidade da Região Metropolitana capixaba.

O sítio começou a bombar recentemente, depois que algumas fotos apareceram nas redes sociais. Entretanto, nos feriados e finais de semana de férias escolares, a paisagem fica bem diferente da que as fotos mostram: há muitas crianças, som alto nas barracas de churrasco e é praticamente impossível entrar em algumas piscinas, de tão cheias que ficam.

Isso acontece porque o sítio só permite a entrada de grupos com mais de 15 pessoas. Então, as caravanas lotam o lugar: quando cheguei, tinha até um ônibus de turismo parado na entrada. Não é que eu seja contrário à presença de grupos, mas é que o lugar é pequeno para tanta gente.

Consciente de que este não é o lugar zen que aparenta ser nas imagens divulgadas, passar um dia por aqui pode ser interessante, especialmente se você estiver com crianças.

Viana: conheça as piscinas do Sítio Gava

Seria perfeito encontrar o lugar assim. Foto: Divulgação

Viana: conheça as piscinas do Sítio Gava

Mas todo mundo quer aproveitar as piscinas no verão capixaba.

São, pelo menos, cinco piscinas de cor azulada e água quentinha construídas em meio a rochas e à paisagem rural de Viana. Há muitas árvores, um refeitório e várias barracas, todas equipadas com mesas e cadeiras, onde você pode fazer churrasco.

O lugar é muito bem cuidado, limpo e com os jardins bem tratados, e confesso que fiquei com vontade de ver isso aqui sem muita gente. Mas, para isso, é preciso ir cedo, às 9h, quando as caravanas ainda não chegaram e quando o sol ilumina as piscinas deixando a água ainda mais clara.

Viana: conheça as piscinas do Sítio Gava

Passar o dia aqui pode ser muito interessante, desde que você não esteja procurando tranquilidade.

Viana: conheça as piscinas do Sítio Gava

As piscianas têm água quentinha e foram construídas em meio a rochas.

Viana: conheça as piscinas do Sítio Gava

A água fica até meio turva nos dias mais movimentados, mas não chega a atrapalhar.

Planeje sua visita ao Sítio Gava

Quanto custa | A entrada custa R$ 20, por pessoa, e crianças maiores de cinco anos também pagam. A visita é exclusiva para grupos com, no mínimo, 15 pessoas e é preciso fazer agendamento pelo telefone: (27) 99776-5791.

Como chegar | O Sítio Gava fica no bairro Piapitangui, em Viana, a 21 quilômetros do Centro de Vitória. A melhor opção é ir de carro, seguindo pela BR-262 e entrando na Estrada de Formate, na altura do Km 21. Da rodovia até o sítio são sete quilômetros, e praticamente todo o trecho é asfaltado. O estacionamento é gratuito.

Quem quiser vir de ônibus deve pegar a linha 903, Piapitingui, no Terminal de Campo Grande. O ponto final desta linha fica a um quilômetro sítio. A passagem custa R$ 3,40.

Viana: conheça as piscinas do Sítio Gava

O estacionamento é gratuito.

Viana: conheça as piscinas do Sítio Gava

A recepção onde funcionam o refeitório e a lanchonete.

Quando ir | O Sítio Gava funciona o ano inteiro, das 9h às 18h, mas é preciso fazer agendamento. No verão, nos feriados e nos finais de semana de férias, o lugar costuma ficar lotado, com pessoas fazendo churrasco e som alto.

Onde comer | O sítio tem uma lanchonete simples, com doces, salgadinhos, refrigerante e cerveja. Então, o ideal é que você traga algo para comer durante o dia. Não é permitido entrar com bebidas.

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um jornalista que gosta de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Desde menino, meu desejo era viajar pelo mundo. Já adulto, descobri que isso não era apenas um sentimento, mas um propósito de vida.

4 Comentários

Escreva um comentário