Viagem ao Canadá: informações essenciais

2

Atualizado em 7 de novembro de 2017

O Canadá é o destino turístico de muitos brasileiros. Não é preciso construir muitos argumentos para convencer alguém a visitar esse país encantador, mas é importante que você saiba de algumas informações essenciais antes da sua viagem ao Canadá.

Banhado por dois oceanos, cortado por uma imensa cordilheira e com um inverno rigoroso – principalmente nas pradarias, mais ao norte –, esse país tem também rios de beleza estonteante, cidades modernas, vida silvestre abundante e um verão que, de tão curto, é aguardado por meses.

Variedade de turismo e explosão de cultura é o que não falta por aqui. Seja conhecendo a cidade murada de Quebec ou se arriscando nos esportes de neve em Whistler, com certeza, o Canadá vai ganhar uma parte do seu coração. Mas, não compre as passagens ainda. Antes, veja essas informações essenciais para sua viagem ao Canadá.

Viagem ao Canadá Informações essenciais

As grandiosas Cataratas do Niágara.

Viagem ao Canadá Informações essenciais

A muralha que cerca a cidade de Quebec.

Informações essenciais

Visto | Para sua viagem ao Canadá será exigido um visto, e é necessário entrar com o pedido ainda no Brasil. Você pode fazer isso com auxílio de uma agência de viagem ou pelo site do Governo do Canadá. Alguns brasileiros podem solicitar um Electronic Travel Authorization (eTA), não precisando passar pelo processo burocrático de pedido de visto. O eTA se aplica a brasileiros que tenham obtido um visto canadense nos últimos dez anos ou que tenham um visto válido de não imigrante dos Estados Unidos.

Esse tipo de autorização, eTA, vale por até cinco anos e permite que você viaje ao Canadá quantas vezes quiser por períodos de no máximo seis meses por viagem. Na maioria dos casos, o eTA é aprovado alguns minutos após o pedido.

Para saber mais sobre este processo, leia: Como solicitar o visto para o Canadá.

Documentos | Você deve apresentar o passaporte dentro do prazo de validade, com o visto canadense e pelo menos uma página em branco para carimbo. Nenhum outro documento é aceito.

O seguro viagem não é obrigatório, mas sempre recomendado. Se você tem um plano de saúde no Brasil, mas se ele não cobre gastos médicos no exterior, é importante contar com um seguro de viagem que cubra eventuais gastos de saúde durante sua viagem ao Canadá. Veja como comprar seu seguro viagem com desconto.

Viagem ao Canadá informações essenciais

Brasileiros precisam de visto para entrar no país.

Vacinas | Não há exigência de vacinação para turistas brasileiros.

Dinheiro | O dinheiro local é o dólar canadense, que pode ser identificado por CAD ou C$. É possível trocar o seu dinheiro em reais, por dólar canadense, já em casas de câmbio do Brasil.

Fuso horário | O Canadá é um país com território extenso, por isso, tem seis fusos horários diferentes e também horário de verão. Em Ottawa, a capital do país, a diferença é de uma hora a menos que o horário oficial de Brasília. Com horário de verão, essa diferente muda para duas horas. Antes da sua viagem ao Canadá, confirme o fuso da região onde você vai ficar.

Língua | O país tem dois idiomas oficiais, o inglês e o francês.

Clima | O Canadá tem as quatro estações bem definidas, mas alguns aspectos são mais fortes de acordo com a região.

O famoso inverno canadense dura quatro meses, de dezembro a março, quando o termômetro marca bem abaixo de zero. O inverno mais ameno é na British Columbia – província das cidades de Victoria e Vancouver -, onde raramente as temperaturas ficam negativas. Em Toronto, por outro lado, o inverno é bastante frio. Independentemente de onde você vai passar a estação, os sistemas de aquecimento das casas e dos hotéis são sempre excelentes.

Para curtir as praias e a natureza, durante o verão, as temperaturas podem chegar a 43 graus na cidade de Toronto e nas regiões de Wasagua e Niagra. Em Vancouver, o movimento nas praias aumenta e os termômetros marcam 33 graus.

Viagem ao Canadá informações essenciais

O inverno canadense pode ser bem rigoroso.

Segurança e Saúde

Saúde | O sistema de saúde canadense é público e muito eficiente. Porém, turistas não têm direito a esse serviço de forma gratuita e os preços podem ser bem altos. Por isso, eu sempre recomendo um seguro viagem.

Segurança | O Canadá é um país com padrões de segurança bem altos, não existindo nenhum problema digno de alarme. O recomendado é que você tome cuidado com os pertences pessoais para não correr risco de ser furtado em grandes centros e áreas movimentadas.

Terrorismo | Ameaças terroristas existem no Canadá. O país sofreu alguns ataques nos últimos anos e lugares turísticos e muito movimentados sempre são possíveis alvos.

Drogas | Desde de 2003, a lei canadense permite a posse de até 14 gramas de maconha. Mesmo assim, a polícia do Canadá pode ter reações diferentes. Alguns, mais tradicionais, não aceitam o uso da erva, o que pode resultar em consequências mais graves. Além disso, no Canadá é proibido consumir bebicas alcoólicas em locais públicos.

Vida gay | A união homossexual no Canadá é legal desde 1969 e, qualquer tipo de preconceito é considerado crime contra os direitos humanos. A população canadense é conhecida pelo respeito e liberdade de expressão, sendo raros os casos relatados de preconceito com homossexuais.

É válido ressaltar que, por mais tolerantes e liberais que sejam, os canadenses valorizam a privacidade e são um povo muito discreto. A relação amorosa para eles é algo que, em público, deve ser respeitosa, independente do casal.

Comida | O Canadá é um país feito de imigrantes – principalmente asiáticos e latino-americanos –  e essa diversidade é refletida na culinária. Durante a sua viagem ao Canadá, ficará fácil perceber que, por mais que existam pratos típicos, a comida vai depender da origem das pessoas que estão cozinhando.

Destacando aqui o que é canadense de fato, o principal é o poutine. O prato mais famoso dessas terras geladas é feito com batata frita, queijo e molho. Muitas variações são feitas de poutine, acrescentando carne de boi, frango ou bacon.

Outro prato que merece destaque é a nanaimo bar, uma sobremesa típica canadense. El aé feita com base de biscoito, uma camada de creme de baunilha e tem cobertura de creme de chocolate. Irresistível para quem ama um doce.

Símbolo do país, o maple syrup não é de fato um prato, mas merece destaque na culinária canadense e com certeza você não vai deixar de provar durante a sua viagem ao Canadá.

Viagem ao Canadá informações essenciais

O famoso poutine do Canadá.

Hospedagem | O Canadá é o segundo maior país do mundo – o primeiro é a Rússia – por isso, se tratando de hospedagem, é preciso, primeiro, escolher as províncias e cidades que você irá visitar.

Em todas as regiões, sempre existirá um hostel com diárias que cabem no seu bolso e, se tratando de um país muito organizado, a segurança e o transporte público não serão um problema nas grandes cidades.

Energia elétrica | A tensão elétrica no Canadá é de 110V, por isso, para usar seus aparelhos do Brasil que tenham voltagem de 220V será necessário um conversor. A tomada canadense também é diferente. Aqui, o modelo é o de dois pinos verticais e um mais arredondado embaixo.

Internet | A maioria dos lugares, como hotéis, cafés e restaurantes, tem internet sem fio disponível para uso, o que é muito cômodo.

Transporte público

Aeroportos | O Canadá tem 18 aeroportos internacionais. Existem voos direto do Brasil para Toronto, onde você pode desembarcar ou seguir para outras regiões. Além disso, há voos para outras regiões do Canadá, fazendo escala nos Estados Unidos.

Ônibus | Viajar de ônibus pode ser uma opção mais econômica. O sistema de ônibus intermunicipais no Canadá é extenso e alcança quase todo o território nacional, facilitando alguns trajetos da sua viagem.

Trem | Usar o trem no Canada é programa turístico para muita gente. As passagens são, de fato, mais caras, mas vale a pena. Existem diversas rotas, possibilitando um roteiro mais espontâneo por essas terras maravilhosas.

A principal companhia que opera os trens no país é Via Rail. Você pode comprar os bilhetes no site da empresa ou nos guichês das estações. Muita gente aproveita o conforto e a beleza da viagem de trem para cruzar o país e ter uma experiência surreal. É importante lembrar que alguns trechos são concorridos, então compre com antecedência.

Viagem ao Canadá informações essenciais

As estradas no Canadá estão em ótimas condições.

Transporte público | O transporte público canadense é muito diferente do que estamos acostumados no Brasil. Em Toronto, e em algumas outras grandes cidades, o sistema público inclui ônibus, bondes elétricos e o metrô.

Os ônibus não possuem cobrador e têm ar condicionado. Os próprios motoristas recebem o dinheiro, mas fique atento e tenha trocado – ou compre ficha no totem da estação – já que os motoristas não dão troco.

Usar o transporte público no Canadá é uma comodidade. Todos os ônibus têm um painel avisando as próximas paradas. Os pontos de ônibus também têm placas informando os horários de chegada e partida, facilitando a vida do turista.

Outra opção é usar o Uber, que funciona bem na maioria das cidades.

Viagem ao Canadá informações essenciais

Se locomover no Canadá é algo muito fácil.

Aluguel de carro | Alugar um carro aqui é muito comum para turistas que querem explorar as cidades que ficam próximas dos grandes centros – como Toronto, Montreal e Vancouver, por exemplo. O país é conhecido pela natureza exuberante, e é isso que você vê ao viajar de carro. As estradas estão em ótimas condições e você ainda pode usar o carro para ir aos outlets fazer compras.

Viagem ao Canadá

Veja todas as dicas para sua viagem ao Canadá. Clicando sobre cada item abaixo, você terá informações detalhadas de todas as atividades que fiz em cada uma das cidades que visitei.

CONPARTILHE COM SEUS AMIGOS

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um jornalista que gosta de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Desde menino, meu desejo era viajar pelo mundo. Já adulto, descobri que isso não era apenas um sentimento, mas um propósito de vida.

2 Comentários

  1. Oi Altier!
    Estive em Toronto na semana passada. Passei 7 dias na cidade. A viagem foi maravilhosa. As dicas sobre Toronto encontradas no blog, foram muito úteis. Quero te agradecer por isso. Aproveito para dizer que o blog proporciona não apenas uma viagem turística, mas sim o conceito de experiência de viagem. Aliás, esse termo está muito bem explícito em diversas atrações turísticas de Toronto. Esse é o ano do Canadá em virtude dos 150 anos do primeiro parlamento. A viagem foi muito bem aproveitada e blog teve participação nisso.
    Continue com esse belo trabalho!
    Parabéns!
    Um abraço!

Escreva um comentário