Toronto: uma visita imperdível à CN Tower

0

Atualizado em 20 de abril de 2020

Na manhã do dia 31 de março de 1975, o mundo conhecia a mais alta estrutura construída pelo homem até então. Com 553 metros de altura, a CN Tower ostentou o título de maior prédio do planeta por 34 anos, quando Dubai roubou do Canadá esse recorde, com o arranha-céu Burj Khalifa Bin Zayid. Mesmo assim, a torre mantém o título de maior estrutura livre de cabos do mundo ocidental.

A CN Tower é o principal ponto turístico de Toronto e arrasta para cá mais de dois milhões de visitantes por ano.  O LookOut, um dos espaços destinados para os visitantes observarem tudo ao redor, fica a 350 metros de altura. Estar aqui é impressionante, porque nossa visão pode alcançar um raio de cerca de 160 quilômetros.

Mas se você quiser subir um pouco mais, o último ponto de acesso dos visitantes é o SkyPod. Ele fica a 447 metros acima da cidade e é uma das plataformas de observação mais altas do mundo.

Aqui do alto, eu escolho parar por um instante, olhar o movimento dos carros, das pessoas, dos pássaros lá embaixo, e vejo como o vento movimenta as nuvens. Daqui de cima, a ordem se inverte e a gente pode ter uma visão diferente da vida, de tudo. Meus pés não mais estão no chão, e minhas mãos parecem tocar o céu.

Uma visita à imperdível CN Tower

A CN Tower se destaca entre os prédios de Toronto.

Uma visita à imperdível CN Tower

É preciso tirar um tempo para apreciar a bela vista.

Uma visita à imperdível CN Tower

O skyline de Toronto visto do Lago Ontario.

Uma visita à imperdível CN Tower

Tocando o céu de Toronto.

Aventura nos céus de Toronto

No topo das Américas, há opções para todos os gostos e bolsos. Para os mais aventureiros, eu recomendo o EdgeWalk. Nessa caminhada, você estará preso a uma corda de rapel enquanto anda pelo lado de fora da torre, a 356 metros de altura.

Mas não é só isso: encorajado pelos instrutores, você poderá ficar na ponta dos pés na beiradinha do abismo que nos separa do chão. É coisa de louco!

Uma visita à imperdível CN Tower

O EdgeWalk é indicado para quem tem sangue frio e curte uma aventura radical.

Uma visita à imperdível CN Tower

A loucura de andar do lado de fora da CN Tower. Eu assisti pelos monitores, apenas.

Já os mais românticos podem saborear um bom vinho com a paisagem do Lago Ontário ao fundo. Eu, que não estou em nenhum dos dois casos, me contentei em caminhar sobre o chão de vidro, que parece tranquilo, mas, acredite, dá um medo terrível.

De volta ao chão firme, o passeio de barco que sai dos vários pieres da região e nos leva pelas Ilhas de Toronto é imperdível. Eu digo isso por dois motivos: primeiro, a paisagem entre os canais do Lago Ontário é recompensadora, segundo porque, afastando-se da costa, você terá uma bela visão da cidade e de seus prédios, incluindo a silhueta da CN Tower no pôr do sol.

Uma visita à imperdível CN Tower

Almoço romântico com vista privilegiada da cidade.

Uma visita à imperdível CN Tower

A vista da cidade no pôr do sol.

Uma visita à imperdível CN Tower

A navegação pelo Lago Ontário tem paisagens belíssimas.

Planeje sua visita à CN Tower

Quanto custa | A entrada básica, que da direito a visitar o LookOut, a área de vidro e o pequeno museu que conta a história da CN Tower custa CAD 33. Se quiser acrescentar uma subida até o SkyPod, será preciso pagar mais CAD 12. Para fazer o EdgeWalk e caminhar do lado de fora da torre, é preciso pagar CAD 195.

Quando ir | A CN Tower abre todos os dias do ano – exceto no natal – das 9h às 22h30.  O EdgeWalk funciona das 9h às 20h.

O Canadá tem clima temperado e as estações aqui são bem definidas. No inverno, entre dezembro e março, faz muito frio, a neve é abundante e os termômetros estão sempre bem abaixo do zero em Toronto. No verão, especialmente entre julho e agosto, os dias são mais quentes e ensolarados. Nessa época, Toronto se enche de cores e a cidade fica mais movimentada, com todo mundo fazendo atividades ao ar livre.

Como chegarA Union Station é a estação de metrô que fica mais perto da CN Tower. A linha 1, de cor amarela, para aqui. Os bondinhos – chamados de streetcars – das linhas 509 e 510 também chegam à estação.

O principal aeroporto de Toronto é o Pearson (YYZ). Ele recebe voos de outras cidades canadenses e também de outros países.

Onde ficar | Toronto é gigantesca e escolher bem um lugar para ficar faz toda a diferença. Old Town Toronto é a parte mais histórica da cidade e fica bem perto do Lago Ontário e da CN Tower. Além disso, aqui você terá inúmeras facilidades como lojas, restaurantes e transporte público. Encontre e reserve seu hotel em Toronto.

Visto | Brasileiros precisam de visto para entrar no país. Veja como solicitar o visto para o Canadá.

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um viajante apaixonado pelas coisas desse mundo. Um jornalista que adora contar boas histórias e compartilhar informações de viagem. Meu propósito de vida é ajudar outras pessoas a conhecerem lugares novos e a viverem experiências inesquecíveis.

Escreva um comentário

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Altier Moulin (@penaestrada) em