Toronto: uma visita imperdível à CN Tower

0

Atualizado em 1 de julho de 2017

Na manhã do dia 31 de março de 1975, o mundo conhecia a mais alta estrutura construída pelo homem até então. Com 553 metros de altura, a CN Tower ostentou o título de maior prédio do planeta por 34 anos, quando Dubai roubou do Canadá esse recorde, com o arranha-céu Burj Khalifa Bin Zayid. Mesmo assim, a torre mantém o título de maior estrutura livre de cabos do mundo ocidental.

A CN Tower é o principal ponto turístico de Toronto e arrasta para cá mais de dois milhões de visitantes por ano.  O LookOut, um dos espaços destinados para os visitantes observarem tudo ao redor, fica a 350 metros de altura. Estar aqui é impressionante, porque nossa visão pode alcançar um raio de cerca de 160 quilômetros.

Mas se você quiser subir um pouco mais, o último ponto de acesso dos visitantes é o SkyPod. Ele fica a 447 metros acima da cidade e é uma das plataformas de observação mais altas do mundo.

Aqui do alto, eu escolho parar por um instante, olhar o movimento dos carros, das pessoas, dos pássaros lá embaixo, e vejo como o vento movimenta as nuvens. Daqui de cima, a ordem se inverte e a gente pode ter uma visão diferente da vida, de tudo. Meus pés não mais estão no chão, e minhas mãos parecem tocar o céu.

Uma visita à imperdível CN Tower

A CN Tower se destaca entre os prédios de Toronto.

Uma visita à imperdível CN Tower

É preciso tirar um tempo para apreciar a bela vista.

Uma visita à imperdível CN Tower

O skyline de Toronto visto do Lago Ontario.

Uma visita à imperdível CN Tower

Tocando o céu de Toronto.

Aventura nos céus de Toronto

No topo das Américas, há opções para todos os gostos e bolsos. Para os mais aventureiros, eu recomendo o EdgeWalk. Nessa caminhada, você estará preso a uma corda de rapel enquanto anda pelo lado de fora da torre, a 356 metros de altura.

Mas não é só isso: encorajado pelos instrutores, você poderá ficar na ponta dos pés na beiradinha do abismo que nos separa do chão. É coisa de louco!

Uma visita à imperdível CN Tower

O EdgeWalk é indicado para quem tem sangue frio e curte uma aventura radical.

Uma visita à imperdível CN Tower

A loucura de andar do lado de fora da CN Tower. Eu assisti pelos monitores, apenas.

Já os mais românticos podem saborear um bom vinho com a paisagem do Lago Ontário ao fundo. Eu, que não estou em nenhum dos dois casos, me contentei em caminhar sobre o chão de vidro, que parece tranquilo, mas, acredite, dá um medo terrível.

De volta ao chão firme, o passeio de barco que sai dos vários pieres da região e nos leva pelas Ilhas de Toronto é imperdível. Eu digo isso por dois motivos: primeiro, a paisagem entre os canais do Lago Ontário é recompensadora, segundo porque, afastando-se da costa, você terá uma bela visão da cidade e de seus prédios, incluindo a silhueta da CN Tower no pôr do sol.

Uma visita à imperdível CN Tower

Almoço romântico com vista privilegiada da cidade.

Uma visita à imperdível CN Tower

A vista da cidade no pôr do sol.

Uma visita à imperdível CN Tower

A navegação pelo Lago Ontário tem paisagens belíssimas.

Planeje sua visita à CN Tower

Quanto custa | A entrada básica, que da direito a visitar o LookOut, a área de vidro e o pequeno museu que conta a história da CN Tower custa CAD 33. Se quiser acrescentar uma subida até o SkyPod, será preciso pagar mais CAD 12. Para fazer o EdgeWalk e caminhar do lado de fora da torre, é preciso pagar CAD 195.

Quando ir | A CN Tower abre todos os dias do ano – exceto no natal – das 9h às 22h30.  O EdgeWalk funciona das 9h às 20h.

O Canadá tem clima temperado e as estações aqui são bem definidas. No inverno, entre dezembro e março, faz muito frio, a neve é abundante e os termômetros estão sempre bem abaixo do zero em Toronto. No verão, especialmente entre julho e agosto, os dias são mais quentes e ensolarados. Nessa época, Toronto se enche de cores e a cidade fica mais movimentada, com todo mundo fazendo atividades ao ar livre.

Como chegarA Union Station é a estação de metrô que fica mais perto da CN Tower. A linha 1, de cor amarela, para aqui. Os bondinhos – chamados de streetcars – das linhas 509 e 510 também chegam à estação.

O principal aeroporto de Toronto é o Pearson (YYZ). Ele recebe voos de outras cidades canadenses e também de outros países.

Onde ficar | Toronto é gigantesca e escolher bem um lugar para ficar faz toda a diferença. Old Town Toronto é a parte mais histórica da cidade e fica bem perto do Lago Ontário e da CN Tower. Além disso, aqui você terá inúmeras facilidades como lojas, restaurantes e transporte público. Encontre e reserve seu hotel em Toronto.

Visto | Brasileiros precisam de visto para entrar no país. Veja como solicitar o visto para o Canadá.

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um jornalista que gosta de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Desde menino, meu desejo era viajar pelo mundo. Já adulto, descobri que isso não era apenas um sentimento, mas um propósito de vida.

Escreva um comentário