Pesquisar
Close this search box.

Uma viagem pode mudar sua vida: reflexão sobre idas e vindas

Atualizado em 9 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Uma viagem pode mudar sua vida
Foto: Steven Lewis

Há muitos jargões e frases de efeito sobre viagem rodando pela internet, mas talvez você ainda não tenha pensado, de fato, é o quanto uma viagem pode mudar sua vida.

Para falar a verdade ela pode bagunçar tudo o que você acha que está nos devidos lugares.

Aquele emprego chato, mas que lhe garante um bom salário; um longo relacionamento que já está meio careta; opiniões e atitudes que você tinha como certas e que, agora, começa a rever.

Tudo pode ir “pro saco” e, antes de viajar, você deve estar disposto a ter que abrir mão do que for necessário.

Mas, para mudar sua vida, essa viagem tem que ser de verdade.

Eu não estou falando daquelas férias que você passa em um resort de frente para uma praia paradisíaca. Eu falo de uma viagem livre, que lhe desafie e que lhe mostre um lugar novo cheio de pessoas e coisas interessantes.

Superando diferenças

Eu conheço um casal que planejou durante meses a sua primeira viagem internacional.

O destino escolhido era a Europa. De malas prontas, eles partiram, mas o que não esperavam era que viveriam uma profunda crise depois de passarem vários dias viajando juntos.

Eu imagino que eles tenham conhecido lugares fantásticos – muitos deles são super românticos –, mas, nos últimos dias, eles já praticamente não se suportavam.

Um de cada lado, contava os minutos para a viagem acabar.

A explicação para essa crise fenomenal pode ser simples: eles nunca tinham passado tanto tempo juntos, mesmo depois de anos de casados.

Pensando assim, chegaram à conclusão que foi o convívio que fez ambos repensarem suas escolhas – e isso inclui a de estar casado.

Toda viagem é desafiadora e isso é potencializado ainda mais quando viajamos acompanhados.

Nem sempre, você acordará de bom humor ou com pique para enfrentar aquela fila quilométrica que todo lugar badalado por turistas tem. Nem sempre, você vai querer torrar seus míseros reais em um restaurante famosinho, mas provavelmente terá que fazer para agradar quem lhe acompanha na viagem.

São coisas da vida e a gente tem que respirar fundo e se adaptar.

Felizmente o casal de amigos conseguiu vencer a crise e aguarda a chegada do primeiro bebê. Será um menino!

O maior investimento

Outro amigo largou o emprego para fazer uma viagem de volta ao mundo e, para isso, ele gastou toda a sua reserva.

O montante seria o suficiente para dar uma boa entrada em um apartamento ou até mesmo para montar uma microempresa. Porém, quando pergunto se ele se arrepende do que fez, a resposta você já deve imaginar: não, ele não se arrepende.

Ele não se arrepende porque nem um bom apartamento e nem uma empresa de sucesso podem oferecer o que uma boa viagem proporciona. E pode ter certeza que as coisas que mais nos marcarão durante nossa jornada são aquelas pelas quais dinheiro nenhum do mundo paga.

Quando você viaja o tempo é seu – todo seu. Nada é mais importante do que você e seu projeto para aqueles próximos dias. Projeto que, inclusive, pode ser o de não fazer coisa alguma ou de perambular sem destino certo pelas ruas de uma cidadezinha onde você acabou de chegar.

Uma viagem pode mudar sua vida porque, muitas vezes sozinho, você sabe que a única pessoa com quem você pode contar é você mesmo.

Nessas situações, você descobre força onde não havia, desenvolve capacidades para superar seus medos e, até mesmo, fica mais sensível para reconhecer seus defeitos.

A realidade é que uma viagem testa nossos limites. Ela confronta as nossas verdades e nos tira do lugar de conforto, onde temos o controle da situação.

Numa viagem você descobre que é mais feliz do que imagina, mesmo sabendo que na volta das férias toda a cansativa rotina estará lhe esperando.

Viajando, você também vai perceber que a coisa mais gostosa da vida é ter um cantinho para “chamar de meu”.

Eu, sinceramente, desejo que você viaje muito. Que gaste mais tempo com o que lhe dá prazer, que revisite sonhos adormecidos e descubra o quanto as pessoas ao seu redor são importantes.

Isso vai lhe ajudar a deixar a vida mais leve e amorosa. Porque viajar é bom, mas voltar para uma vida real que nos enche de felicidade é sempre muito melhor.

Veja mais dicas importantes

Gostou das minhas dicas e sugestões? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

8 respostas

  1. Carolina é linda, nossa viagem tem válido a pena, os guias de turismo são ótimos. Super valeu incluir esse roteiro em nossas férias.

    Porém, SÓ USE VAN se for a sua ÚNICA alternativa. O artigo do colega é de 2015, até tivemos a esperança do serviço ter melhorado. Estávamos muito tempo em viagem e tentamos a Van por ser mais rápido que o ônibus. Mas vivemos exatamente o que foi relatado por vc Altier. Atendentes grosseiros, van sem ar condicionado, parou em toda esquina, entupiram a van de gente no caminho ao ponto do meu marido ceder a vaga dele para uma idosa que eles colocaram para viajar em pé.

  2. Realmente eh isso msm. Legal q ao ler os comentários descobri q esse amigo da volta ao mundo era o Guilherme… eu sempre leio coisas sobre viagens e já visitei o site dele… inclusive lembro dele falando das coisas q as viagens o ensinaram como o valor da rotina…da alimentação, do sono.. eu tb aprendi isso c a vida e me vi em algumas dúvidas dele… ainda darei minha volta ao mundo e ele eh uma inspiração. Uma total desconhecida dizer isso… Acho q isso já mostra o qnto viajar vale ! Bjo

  3. Eu realmente me vi nesse amigo que largou tudo 😉

    A volta ao mundo realmente mudou minha vida, de ponta cabeça e mesmo que eu tivesse voltado para uma rotina convencional (que aliás, hoje sei que é super importante para a vida), não teria me arrependido de ter gastado toda a grana que suei tanto para juntar.

    Tudo são dois lados: “e se eu tivesse guardado a grana / comprado apto / aberto outra empresa??”. Provavelmente eu estaria com mais dinheiro no bolso, mas não teria vivido tantas experiências que mudaram profundamente quem eu sou. E sinceramente, eu não troco por nada essa vida de viajante que sigo construindo!!

    Sensacional o texto!!!

    Abração

  4. Obrigado você, Glicer. Sei o quanto és criteriosa e um elogio assim me enche de orgulho. 🙂

    Um beijo!

  5. Seu texto é leve, delicado e forte, preciso e surpreendente. Você conseguiu traduzir um sentimento que só consegue quem se permite embarcar numa viagem ao encontro de si mesmo. Obrigada por expressar esse sentimento.

  6. É assim mesmo Marilia. Viajar sempre aproxima pessoas com propósito semelhantes.

    Um abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seguros Promo