Aquário Encantado, em Nobres: o incrível lago azul do Mato Grosso

2

Atualizado em 3 de setembro de 2020

Aquário Encantado, em Nobres

Você já deve ter ouvido falar de um lago azul onde a gente pode nadar com centenas de peixes no Mato Grosso. Esse lugar se chama Aquário Encantado e fica em Nobres, a 145 quilômetros de Cuiabá.

Na verdade, esse e outros atrativos ficam em Bom Jardim, um distrito de Nobres. Mas, eu explico isso melhor daqui a pouco.

Apesar de ser muito comparada com Bonito, no Mato Grosso do Sul, você vai notar que as coisas nessa região ainda são muito simples e pouco exploradas – o que pode ser visto como um ponto positivo.

Aquário Encantado, em Nobres

Isso, claro, interfere na infraestrutura: não ha sinal de celular, nem internet móvel – só tem conexão quem coloca antena particular.

Talvez, por isso, ainda seja um daqueles lugares que a gente se sente mais livre e pronto para curtir a natureza sem reservas: ninguém vai perder tempo trocando mensagem no celular ou postando fotos nas redes sociais.

Essas tarefas ficam para mais tarde, quando o wi-fi da pousada nos traz de volta para a realidade tecnológica.

Aquário Encantado, em Nobres

Aquário Encantado: a grande atração

O Aquário Encantado é a principal atração da região. Ele fica na Fazenda Recanto Ecológica Lagoa Azul, a 12 quilômetros da sede de Bom Jardim.

Apesar de pequeno, a profundidade chega a seis metros – então, não se engane achando que ele é raso só porque dá para  ver o fundo.

Cercado por uma mata, o Aquário Encantado tem essa cor azulada por causa de minerais – como o magnésio – abundantes na região.

O calcário das rochas também ajuda para que os raios solares reflitam com mais intensidade, deixando a água sempre cristalina.

Mergulho no aquário natural

Para chegar ao Aquário Encantado, a gente sai da sede da fazenda e faz uma caminhada curta, de cerca de 500 metros, entre a Mata Ciliar, vegetação nativa que cresce nos arredores de rios e lagos.

Quando a gente chega, o condutor da fazenda dá as explicações de segurança, de cuidado com a natureza e nos libera para mergulhar.

Falando assim, até parece simplório. Mas, é difícil explicar a sensação que tive quando vi o lago pela primeira vez. A única coisa que pensei foi: é de verdade, confirmando para mim mesmo que o que tinha visto nas fotos era real.

Aquário Encantado, em Nobres

No Aquário Encantado nadam livremente quase 40 espécies de peixes, como o piraputanga, que tem uma cor meio alaranjada, e a piquira, que fica beliscando a gente de leve.

A permanência no Aquário Encantado é limitada a 30 minutos e é obrigatório o uso de coletes salva-vidas e sapatilhas.

O passeio completo, que inclui a descida no rio Salobra, dura em torno de duas horas.

Aquário Encantado, em Nobres

Descida no rio Salobra

A descida do Rio Salobra é complementar ao mergulho no Aquário. São cerca de 1.000 metros de flutuação olhando para o fundo rio, onde podemos ver caramujos, conchas, cardumes de peixes, arraias e outros animais.

Alguns deles podem até assustar.

Durante toda a flutuação, meu grupo – que tinha oito pessoas – foi acompanhado por uma guia local.

A , como prefere ser chamada, é uma destemida mulher de origem pantaneira que, sem titubear, explica como é o passeio perfeito:

“É melhor quando vejo cobra e outros bichos. Até jacaré eu já vi por aqui. Mas como eu vou na frente, eu espanto os bichos e não deixo ninguém chegar perto. Então, quando o passeio acaba as pessoas nem sabem o que eu vi pelo caminho”, explica.

Sorte a nossa é ter alguém experiente por perto nesses momentos, não é mesmo?

Como visitar o Aquário Encantado

A visita ao Aquário Encantado – incluindo a flutuação no Rio Salobra – custa R$ 90.

Você pode contratar o passeio com uma agência ou diretamente na Fazenda Recanto Ecológico Lagoa Azul.

O passeio é feito por ordem de chegada e não há diferença de preços para quem contrata os serviços na Fazenda.

Em Bom Jardim, há várias agências que oferecem o passeio para grupos de até 12 pessoas.

Como chegar

O distrito de Bom Jardim está a 145 quilômetros de Cuiabá, vindo pela estrada do Manso, a MT-351. Todo o trajeto está asfaltado, bem sinalizado e é quase todo formado por grandes retas.

Passando por Nobres, a viagem terá 240 quilômetros, sendo que os últimos 65 quilômetros são de estrada de chão.

A melhor opção é estar de carro próprio ou alugado, já que precisamos dele para todos os passeios.

De ônibus, o trajeto saindo de Cuiabá é feito pela empresa TUT.

A Fazenda Recanto Ecológico Lagoa Azul fica a 12 quilômetros da sede de Bom Jardim, sendo que sete quilômetros não têm calçamento: na rodovia que vai pra Nobres, pegue a segunda entrada à direita.

Quando ir

A temporada de chuva vai de outubro a março e as estradas podem ser bem desinteressantes.

Na seca, que vai de abril a setembro, as estradas estão melhores, mas o calor será seu companheiro mais que fiel.

No inverno, entre maio e agosto, não deixe de levar um casaco já que as temperaturas mínimas beiram os dez graus.

Durante todo o ano as máximas ultrapassam os 25 graus, alcançando mais de 30 com frequência.

O melhor horário para fazer a flutuação e mergulho no Aquário Encantado é logo depois do almoço, quando os raios solares são mais diretos e intensos.

Onde ficar em Bom Jardim

O distrito de Bom Jardim é pequeno – são apenas algumas ruas com poucas casas – e não há muitas opções de hospedagem: as pousadas são básicas e simples, como tudo na vila.

Ficar no centrinho é mais interessante para ter acesso ao pouco de movimento que existe. É nessa parte que estão os serviços que encontramos em Bom Jardim, como restaurante, posto de gasolina e agências de turismo.

Onde ficar em Bom Jardim

As principais pousadas são a Pousada Serra Azul, a Pousada dos Nobres, a Pousada Recanto da Natureza e a Pousada Cantinho de Casa.

Quem é mais independente e prefere algo diferente vai gostar do Chalé Container Asa Própria.

Onde ficar em Bom Jardim

Vale a pena ficar em Nobres?

Nobres tem mais infraestrutura, mas fica distante dos principais atrativos: as cachoeiras, os lagos e rios ficam no distrito de Bom Jardim, a 65 quilômetros.

Mesmos endo mais estruturada, as opções de hospedagem em Nobres são poucas e bem simples.

Duas pousadas que você pode considerar são a Pousada Sonho Meu e a Pousada Recanto das Araras.

Tem, também, o Hotel Hebrom.

Veja mais sobre o Mato Grosso

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo, e aproveite para ver outras dicas.

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou jornalista, capixaba e apaixonado pelo universo viajante. Sempre gostei de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Desde criança, sonhei em viajar pelo mundo e, já adulto, isso virou um propósito de vida.

2 Comentários

Escreva um comentário