Um espetacular mergulho em Cayo Largo

5

Atualizado em 2 de janeiro de 2019

Cayo Largo del Sur – ou simplesmente Cayo Largo – tem o mar mais lindo que eu já vi. Por isso, eu quero lhe encorajar a visitar essa pequena ilha que faz parte do arquipélago de Cuba. Aqui, você pode conhecer praias fantásticas, como eu mostro em: Playa Paraiso, uma das melhores do mundo e em Cayo Largo: a imperdível Playa Sirena. Só que o que eu mais gostei, foi mesmo do mergulho em Cayo Largo.

Olha que nem falei das aventuras mais exóticas. Eu, por exemplo, visitei uma ilha habitada por enormes iguanas, que têm a praia de mar azul transparente como quintal de casa. Isso eu mostro em: A Ilha das Iguanas em Cayo Largo.

Um espetacular mergulho em Cayo Largo

Olha que incrível a cor dessa água.

Um espetacular mergulho em Cayo Largo

O barco para sobre uma imensa área de corais.

Eu contratei um passeio de catamarã para percorrer todos esses lugares em um dia. Isso porque fiz um bate-volta saindo de Havana – eu explico como organizar isso no final deste texto. Então, depois de algum tempo navegando no estonteante mar do Caribe, a embarcação para em uma zona de corais. Aqui, faço o mergulho com esnórquel.

A sensação é inexplicável e talvez seja impossível descrever bem o que a gente sente aqui. A visibilidade da água, a temperatura, os peixes. Tudo é perfeito e encantador.

Um espetacular mergulho em Cayo Largo

Um dos habitantes do mar cubano.

Um espetacular mergulho em Cayo Largo

No mergulho em Cayo Largo a gente vê várias barracudas enormes.

O mergulho em Cayo Largo

O barco fica parado por cerca de uma hora. Esse é o tempo que tenho para aproveitar o melhor do meu mergulho em Cayo Largo. Nadando para um pouco mais longe da embarcação, descubro um recife artificial criado em um pequeno barco naufragado. Tento me aproximar, mas a guardiã do lugar, uma barracuda de dentes afiados, logo mostra quem manda e prefiro não me aproximar.

Atraídos pela comida que os tripulantes jogam no mar, cardumes de peixes coloridos de várias espécies nos rodeiam o tempo todo. Eu levei para a água um pedaço de lagosta e, acredite, os peixes vieram comer na minha mão.

Um espetacular mergulho em Cayo Largo

O barco naufragado que virou morada marinha.

Um espetacular mergulho em Cayo Largo

A barracuda que me fastou daqui.

Eu optei por fazer esnórquel, já que o tempo é curto e a visibilidade da água é boa. Algumas pessoas escolheram mergulhar com cilindro também. Para quem tem dificuldade, há coletes salva-vidas na embarcação.

Depois do mergulho, deixo o banco de corais seguido por gaivotas que, em um balé meio desorganizado, completam a paisagem mais linda de Cuba.

Um espetacular mergulho em Cayo Largo

Gaivotas que seguiam a embarcação.

Um espetacular mergulho em Cayo Largo

Um espetáculo da vida.

Planeje seu mergulho em Cayo Largo

Quanto custa | O passeio no catamarã, que nos leva para fazer o mergulho em Cayo Largo, tem paradas em vários lugares e custa CUC 48. Nesse valor, estão inclusos o guia, o almoço, todas as bebidas e os equipamentos para esnórquel.

Se quiser passar apenas um dia em Cayo Largo, o pacote que inclui as passagens aéreas de ida e volta, saindo de Havana, o passeio, os traslados e o almoço, custa CUC 229. A partida acontece por volta das 4h e o retorno é depois das 20h. Se quiser ir de forma independente, será preciso pagar cerca de CUC 160, pelos voos de ida e volta, e uma diária no Hotel Pelicano, por exemplo, custa CUC 237, por pessoa. Entenda como funciona o câmbio no país em: Dinheiro em Cuba: câmbio, taxas e saques.

Quando ir | A alta temporada vai de dezembro a março. É quando os preços ficam mais altos e os hotéis mais lotados. Julho e agosto são os meses mais quentes e o calor é insuportável.

temporada de furacões vai de junho a novembro, mas claro que isso não significa que vai ter furacão. Na prática, essa temporada significa que começou o período de alerta contra furacões e, portanto, governos e população devem ficar atentos. Veja outros detalhes em: Escolha quando viajar para Cuba.

O catamarã que nos leva para conhecer o mar de Cayo Largo.

Quem leva | A Cubatur tem exclusividade nos passeios de Cayo Largo, por isso, os preços são tabelados e é impossível conseguir um desconto. Para contratar, você deverá ir até uma das agências ou procurar um balcão da empresa nos principais hotéis do país. Eu explico como são esses serviços em: Como funcionam as agências de viagem em Cuba.

Como chegar | A única forma de chegar a Cayo Largo é de avião. O Aeroporto Internacional Vilo Acuña (CYO) é bem pequeno, mas tem serviços básicos. A Aerogaviota é principal companhia que opera aqui, mas para comprar a passagem, você precisará procurar a Cubatur, já que os voos são fretados pela empresa. As aeronaves partem do Aeroporto de Havana (UPB), que fica na Praia de Baracoa, a 30 quilômetros do Centro, e a viagem dura cerca de 30 minutos.

https://www.penaestrada.blog.br/guia-de-cuba-todas-as-informacoes/

Para ver mais detalhes, leia: Como chegar a Cayo Largo.

O Aeroporto Internacional José Martí (HAV) fica em Havana e é a principal porta de entrada de Cuba. Não há voos direto do Brasil para cá, e as empresas mais utilizadas por brasileiros são a Copa Airlines, que faz paradas no Panamá, e a Avianca, que faz escala na Colômbia. Aproveite para comprar passagens aereas .

Onde ficar | Há inúmeros hotéis em Cayo Largo e, como a ilha é pequena, a sua escolha deverá levar em conta as comodidades oferecidas.  Entretanto, não  é recomendado ficar apenas uma noite na ilha, já que são constantes os atrasos e cancelamentos de voos. A indicação, então, é passar, pelo menos, duas noites.

Reserve já o seu hotel em Cayo Largo e garanta os melhores preços.

A ilha é estreitamente turística e não há moradores: as pessoas chegam para trabalhar e passam uma temporada de 20 dias. Isso significa que não há vida além dos resorts e o que encontramos no pequeno centro – chamado de Pueblo – o são restaurantes e lojas para turistas.

O que levar | Como esta é uma paisagem natural, há bastante mosquito e, por isso é indispensável usar repelente. Protetor solar e óculos de sol também são itens básicos. Eu ainda aconselho trazer água, lanches rápidos e uma muda de roupa para trocar na volta.

Visto e documentos | Brasileiros necessitam de visto para entrar em Cuba. Além disso, você vai precisar do seguro viagem, do certificado de vacinação contra febre amarela e do comprovante de onde ficará hospedado. Eu explico esses detalhes em: Como comprar o visto para Cuba.


Seguro viagem | O seguro viagem é obrigatório para quem pretende ir a Cuba. Sem ele, você será impedido de entrar no país. Faça a cotação do seu seguro mais barato.

Informações importantes | Cuba é um país muito peculiar e ainda pouco conhecido em sua diversidade. Muito mais do que é divulgado na mídia, o país possui regras próprias e bem diferentes do resto do mundo: como ter uma moeda exclusiva para turistas. Antes de viajar, eu sugiro que você leia: Viagem a Cuba: informações essenciais.

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um jornalista que gosta de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Desde menino, meu desejo era viajar pelo mundo. Já adulto, descobri que isso não era apenas um sentimento, mas um propósito de vida.

5 Comentários

  1. Avatar

    Olá, Altier.
    Estou indo para Cuba em abril, ficarei em Havana e Trinidad.
    Me interessei pelo bate-e-volta até Cayo Largo. Como você efetuou a compra? Com quantos dias de antecedência é preciso comprar?

    Obrigada,
    Samantha.

    • Altier Moulin

      Oi, Samantha.

      Eu comprei em Havana, diretamente na loja da Cubatur. Não encontrei outra forma de fazer isso.
      A empresa não responder emails, porque internet lá não funciona como aqui.

      Um abraço.

  2. Avatar

    Olá,

    Gostaria de fazer mergulho com cilindro em Cayo Largo. Só tem este catamarã? Não tem empresa especializada em saídas para mergulhadores experientes? Não acho informações pela internet e tenho medo de chegar lá e não conseguir mergulho em cima da hora. Obrigada!

Escreva um comentário