Turistas vão pagar imposto na Bolívia

2

Atualizado em 7 de março de 2018

Você não está lendo errado, infelizmente turistas vão voltar a pagar imposto na Bolívia. O governo do país decidiu que, a partir de 2017, será cobrada uma nova taxa equivalente a USD 14,5 de turistas que chegarem ao país de avião. O novo imposto passa a valer depois que um acordo com o setor privado sobre os detalhes da cobrança estiver formalizado, segundo o vice-ministro do Turismo, Joaquín Rhodes.

“O imposto será aplicado uma vez que tivermos um consenso tanto com o setor privado e com as companhias aéreas, uma vez por via aérea (o imposto) será cobrado na passagem”, disse Rhodes.

A Lei que cria o no Fundo para o Desenvolvimento e Promoção do Turismo e a Contribuição Especial foi promulgada no início de dezembro de 2016. Ela define um período de sessenta dias para a aprovação de um regulamento que permite que a nova regra tenha efeito.

No entanto, de acordo com Rhodes, esse termo é subordinado à existência do consenso necessário. Portanto, não há uma data definida para o início da cobrança. Com isso o vice-ministro rejeita a hipótese de começar a cobrar a entrada de turistas já no início de 2017.

Como será a cobrança do imposto na Bolívia?

Um decreto determinará que as companhias aéreas que voam para Bolívia cobrem dos turistas o equivalente a USD 14,5. Isso, uma vez que as regras forem negociadas. Quem comprar as passagens antes da data de publicação do documento não estará sujeito a fazer o pagamento.

A lei também prevê uma cobrança de impostos para turistas que chegarem ao país por via terrestre. O montante será equivalente a USD 4. Quanto a isso, o Ministério do Turismo terá um prazo de dois anos para começar a implementá-lo.

O vice-ministro estima que, com esses dois impostos, serão recolhidos até 10 milhões de dólares por ano. O valor será reinvestido no Fundo para o Desenvolvimento e Promoção do Turismo.

Em 2015, de acordo com dados do Ministério da Cultura e Turismo, 1,13 milhões de pessoas visitaram a Bolívia.

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um viajante apaixonado pelas coisas desse mundo. Um jornalista que adora contar boas histórias e compartilhar informações de viagem. Meu propósito de vida é ajudar outras pessoas a conhecerem lugares novos e a viverem experiências inesquecíveis.

2 Comentários

Escreva um comentário