Taxa de turismo em Jericoacoara: resultados da cobrança

2

Atualizado em 2 de janeiro de 2019

Em setembro do ano passado, os turistas começaram a pagar uma taxa de turismo em Jericoacoara, um dos paraísos do litoral brasileiro. Para cada dia de estadia na cidade, é cobrado um valor de R$ 5. Em fevereiro deste ano, já foi possível ter uma noção de quanto e onde este dinheiro está sendo aplicado.

De acordo com informações do Diário do Nordeste, os turistas têm relatado mais cuidado com as questões ambientais. Eles dizem que não apenas o serviço de limpeza pública funciona, como há uma usina de reciclagem na cidade.

O coordenador de controle da Taxa de Turismo Sustentável, Alex de Souza, diz que a cobrança ajuda também a garantir mais segurança no trânsito da Vila. Além disso, depois que o aeroporto foi instalado na região, o controle de quem paga a taxa de turismo em Jericoacoara ficou mais tranquilo fácil.

Com a arrecadação da taxa, a limpeza pública – elogiada pelos turistas – ganho mais investimento. A revitalização e instalação de novos banheiros públicos também. Isso além da reestruturação da usina de reciclagem.

Planos para o futuro

Para que o dinheiro da taxa de turismo em Jericoacoara continue sendo aplicado de maneira a beneficiar a comunidade local e turística, foi criada uma comissão. A Comissão Gestora da Taxa de Turismo Sustentável (Comgetur) é formada por diversos membros. Entre eles, representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, do município, da Secretaria de Meio Ambiente e também do Conselho Comunitário da Vila.

Lembrando que, se você irá visitar a região, existem diversas maneiras de fazer o pagamento da taxa de turismo em Jericoacoara. Dá para pagar pela internet. Você também pode ir no guichê de turismo em Jijoca ou na entrada da própria Vila. Todos hotéis em Jericoacoara fazem a conferência do pagamento da taxa.

Moradores e trabalhadores da Vila não pagam. Assim como portadores de deficiência, idosos e crianças de até 12 anos.

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um viajante apaixonado pelas coisas desse mundo. Um jornalista que adora contar boas histórias e compartilhar informações de viagem. Meu propósito de vida é ajudar outras pessoas a conhecerem lugares novos e a viverem experiências inesquecíveis.

2 Comentários

  1. Avatar

    Iniciativa interessante. O valor é baixo, o que não pesa no bolso dos turistas, e tem sido investido de maneira inteligente. Parabéns para a prefeitura da cidade, o destino é lindo e certeza que está muito bem administrado.

Escreva um comentário

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Altier Moulin (@penaestrada) em