Serra da Moeda: voe alto na emoção

0

Atualizado em 19 de abril de 2018

A Serra da Moeda abrange os municípios de Nova Lima, Brumadinho, Itabirito, Belo Vale e Ouro Preto, em Minas Gerais. São mais de de 70 quilômetros de extensão. Apesar disso, ela é associada, na maioria das vezes, à cidade de Moeda, que tem este nome por ter abrigado a primeira fábrica clandestina de papel moeda, ainda no tempo do Império.

A Serra do Espinhaço, onde está a Serra da Moeda, é considerada a única cordilheira do Brasil e foi reconhecida por seu importante valor histórico e ambiental, sendo declarada Patrimônio Histórico Natural de Minas Gerais. Esse fato torna-se relevante uma vez que na região existe um sem número de mineradores que, de certa forma, ameaçavam o futuro da montanha, rica em minério de ferro e outros minerais.

No topo da serra, a prática de esportes de aventura é um dos seus principais atrativos. O voo livre é o principal destaque, a ponto de atrair turistas de diversas partes de Minas Gerais, de outros estados e até mesmo de outros países. Aproveitando a topografia do local, os praticantes do esporte utilizam uma rampa natural para a decolagem de asas-deltas e parapentes. Na Serra da Moeda, é realizada a Copa Minas de voo livre, um dos principais eventos da categoria no Brasil. Além do voo livre, a prática de motocross tem crescido nos últimos anos. São centenas de praticantes que circulam entre as trilhas irregulares da serra.

A visão panorâmica proporcionada no alto do monte é um verdadeiro convite à contemplação. Em dias de clima seco é possível visualizar até mesmo o Pico do Itacolomi, localizado a mais de 80 quilômetros, no município de Ouro Preto. Em um dos lados, podemos apreciar a Lagoa dos Ingleses, muito utilizada pelos praticantes de esportes náuticos e que, em noites de lua cheia, reflete tons prateados. Também no cume da Serra da Moeda que está situado o restaurante Topo do Mundo, a uma altitude de 1.500 metros e a 34 quilômetros de Belo Horizonte.

Reserve já o seu hotel em Ouro Preto e garanta os melhores preços. 

Serra da Moeda, Minas Gerais

A rampa natural da Serra da Moeda.

Serra da Moeda, Minas Gerais

O terreno acidentado é ideal para a prática de motocross.

Como chegar à Serra da Moeda

Saindo de Belo Horizonte em direção ao Rio de Janeiro, pela BR 040. Aproximadamente 30 km depois do BH Shopping e aproximadamente a 3 km depois do trevo de Ouro Preto. A rampa de decolagem fica a direita da estrada em frente a Lagoa dos Ingleses. Da própria BR já avista-se as antenas de telefonia celular e a estrutura do restaurante panorâmico Topo do Mundo.

Saia da BR 040, entre à direita em direção ao condomínio Retiro do Chalé. A 500 metros você já estará na rampa. O estacionamento depois da Portaria é próprio para associados ao Clube de Voo. Os visitantes devem deixar os automóveis antes de portaria.

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um viajante apaixonado pelas coisas desse mundo. Um jornalista que adora contar boas histórias e compartilhar informações de viagem. Meu propósito de vida é ajudar outras pessoas a conhecerem lugares novos e a viverem experiências inesquecíveis.

Escreva um comentário