Seis incríveis atrações da Garden Route

0

Atualizado em 31 de agosto de 2018

A África do Sul é muito mais do que um safári no Kruger National Park e do que a bela vista que temos da Table Mountain, em Cape Town. Embora estes sejam os principais pontos turísticos do país,  existem outras inúmeras experiências incríveis para quem quer explorar melhor as atrações da Garden Route.

Conhecida como Rota Jardim, em português, fazendo este percurso de carro, você vai experimentar várias coisas que, certamente, fogem do óbvio, já que muitos brasileiros desconhecem a maioria delas.

Antes de continuar, nós já explicamos como é esta aventura em:  Como é a viagem pela Garden Route. Para encontrar e reservar seu hotel, leia: Onde se hospedar na Garden Route.

Seis incríveis atrações da Garden Route

A Garden Route é um roteiro que vai de Storms River até Mossel Bay em um percurso de pouco mais de 200 quilômetros. Todo o trajeto da rodovia N2 – a principal desta região – tem belas paisagens com montanhas e praias, além de cidades bem pitorescas e super interessantes.

1. Andar de quadriciclo na floresta

Se pilotar um quadriciclo já é divertido, imagine como é fazer isso em uma floresta, com toda a beleza da vegetação ao redor. Mesmo quem nunca pilotou não terá dificuldades, pois é muito fácil guiá-lo, já que não tem marcha. O mais legal é que, ao longo do percurso que fiz em Storms River, na Garden Route, a gente passa por estradas, subidas e riachos, num passeio que envolve aventura e belas paisagens.

Seis incríveis atrações da Garden Route

Pilotar um quadriciclo é uma das boas atrações da Garden Route.

2. Visitar os macacos do Monkeyland

O Monkeyland, que fica em The Crags, é um santuário onde mais de 700 primatas vivem livres e você tem a oportunidade de observá-los de pertinho durante uma visita guiada. Os macacos, de diversas espécies, foram resgatados de maus tratos: antes, eles viviam em zoológicos, com criadores ilegais e laboratórios.

Seis incríveis atrações da Garden Route

São mais de 700 macacos vivendo livremente.

Como é uma organização sem fins lucrativos, toda a renda das visitas é destinada à sua manutenção do lugar. Isso é uma verdadeira ação de ecoturismo sustentável.

Seis incríveis atrações da Garden Route

Eles chegam bem perto da gente.

3. Dormir no Addo Elephant Park

Ele é muito menos famoso que o Kruger National Park e, também, bem menor, mas nem por isso perde o seu encanto. O Addo, que fica em Port Elizabeth, abriga mais de 600 elefantes e diversos outros animais da fauna africana, e está entre as atrações da Garden Route ideais para aqueles que farão essa viagem pela costa sul-africana de carro.

Seis incríveis atrações da Garden Route

O Addo Elephant Park está entre as melhores atrações da Garden Route.

É possível cruzar o Addo de norte a sul em, aproximadamente, duas horas, mas, se tiver mais tempo, sugiro se hospedar dentro do parque, pois existem diversas acomodações self-catering, aquele tipo de lugar onde a gente deve preparar a própria comida. Como é menor, fica mais fácil ver os animais, especialmente nos dias mais quentes, quando eles se concentram nos lagos do parque.

4. Conhecer o paraíso no Birds of Eden

Neste santuário, onde voam livremente mais de 3.500 pássaros de 220 espécies, você pode caminhar por passarelas suspensas feitas de madeira, em uma bela floresta com as aves ao redor. Com riachos, lagos e até uma cachoeira, no Birds of Eden, que fica em The Crags, tudo é realmente muito lindo, parece até o paraíso, como o nome diz. Todas as aves foram resgatadas e, assim como o Monkeyland, o santuário se baseia no ecoturismo sustentável.

Seis incríveis atrações da Garden Route

O que dizer de um bicho tão lindo como este?

5. Se aventurar no Cool Runnings

Em Belleville, nos arredores de Cape Town, eu fiz um passeio incomum e ainda desconhecido pelos brasileiros: os nativos chamam de tobogã, eu chamo de trenó, mas, na verdade, é tudo junto. Aqui, você desce em um pequeno trenó por um extenso tobogã sinuoso, podendo atingir uma velocidade de até 60 km/h: a gente mesmo controla a velocidade através de uma marcha.

O Cool Runnings é uma atividade muito divertida e cheia de adrenalina. Só que o que me impressionou de verdade foi que a gente não usa capacete e a principal regra é jamais usar o freio totalmente. Caso contrário, você vai desejar um capacete de fato.

6. Ficar numa tenda do Africamps

Para quem curte aventura, acampar em uma tenda em uma região semidesértica pode ser uma experiência única. As tendas Africamps têm capacidade para até cinco pessoas e todo o conforto de uma típica casa: quartos, sala, cozinha e banheiro com chuveiro quente. Além disso, também possui lareira e um belo deque para apreciar a natureza africana.

Seis incríveis atrações da Garden Route

A tenda onde me hospedei era como uma casa.

Eu fiz isso em Oudtshoorn e conto os detalhes em: Como é se hospedar em uma tenda na África do Sul.

Veja todos os posts da África do Sul

CONPARTILHE COM SEUS AMIGOS

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um jornalista que gosta de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Desde menino, meu desejo era viajar pelo mundo. Já adulto, descobri que isso não era apenas um sentimento, mas um propósito de vida.

Escreva um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.