Escolha quando viajar para Cuba

4

Atualizado em 27 de julho de 2018

Cuba é a maior ilha do Caribe. Na verdade, o país é um arquipélago com quase 1600 pequenas ilhas abençoadas com um mar azul cristalino que atrai para cá gente do mundo inteiro. Porém, para desfrutar o melhor do país, de suas festas e de suas praias, é importante saber quando viajar para Cuba.

O clima de Cuba é tropical. Na prática, isso significa que o céu é ensolarado praticamente o ano todo e o clima é agradável, por causa do vendo fresco e úmido que sopra do Oceano Atlântico.

Na estação mais quente do ano, que vai de junho a agosto, o calor beira o insuportável. Neste período, os termômetros marcam sempre mais de 30 graus. Mas, por causa da umidade, a sensação térmica é de quase 40 graus. Essa também é a temporada de chuvas, mas raramente você terá dias inteiramente nublados e chuvosos.

Entenda quando viajar para Cuba

Uma das muitas belas praias de Cuba.

O inverno, que vai de dezembro a março, é a estação seca em Cuba. As temperaturas máximas são mais agradáveis, variando de 26 a 29 graus. Por causa dos ventos, costuma esfriar à noite, quando os termômetros marcam até 18 graus.

A água nas praias cubanas é quentinha, sempre em torno dos 25 graus, de novembro a abril. De maio a outubro o mergulho é em águas de 29 graus.

https://www.penaestrada.blog.br/guia-de-cuba-todas-as-informacoes/

Furacões e tempestades

Cuba fica na rota dos furacões caribenhos, mas antes que você se assuste, eu preciso explicar que não há muitos motivos para preocupação. De qualquer forma, o cuidado básico que você deve ter é planejar bem quando viajar para Cuba.

A temporada de furacões vai de junho a novembro, mas claro que isso não significa que vai ter furacão. Na prática, essa temporada significa que começou o período de alerta contra furacões e, portanto, governos e população devem ficar atentos.

Entenda quando viajar para Cuba

O furacão Mathew que, depois, virou tempestade.

Quase sempre, os furacões são identificados com antecedência de alguns dias – dois ou três – e assim fica mais fácil se preparar para o que pode acontecer. Na maioria das vezes os furacões se transformam em tempestades tropicais e se dissipam no mar, longe das ilhas. Mesmo assim, isso pode influenciar no clima e trazer nuvens carregadas.

O último furacão que causou danos graves ao país atingiu Cuba em 2017, e foi o furacão Irma. Antes disso, o último a atingir foi em 1910. Em outubro de 2016, o furacão Mathew chegou a causar alarde, mas perdeu força e passou pelo país com uma tempestade sem causar grandes estragos.

Quando viajar para Cuba

Eu visitei Cuba em maio, no começo da baixa temporada. Nesse período, os dias são claros, longos – anoitecendo por volta das 20h –, e há pancadas de chuva praticamente todos os dias lá pelas 17h. Um grande ponto positivo dessa estação é que os preços já estão mais baixos, as praias mais vazias e tudo fica mais tranquilo. Entretanto, a melhor época para viajar para Cuba é de novembro a abril, quando chove menos.

Entenda quando viajar para Cuba

Pôr do sol em tardio Havana,

Eu aconselho evitar os meses de junho a agosto, porque são quentes demais e muito úmidos, combinação perfeita para tempestades de verão. Os meses de agosto a outubro são os com maior probabilidade de furacões.

Veja todos os posts de Havana

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um jornalista que gosta de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Desde menino, meu desejo era viajar pelo mundo. Já adulto, descobri que isso não era apenas um sentimento, mas um propósito de vida.

4 Comentários

  1. Avatar
    Luiz Benedito Xavier da Silva on

    Excelentes postagens.Ja estive lá, 2006, Havana 3D, Varadero 3D,Cayo largo3D. (pouco tempo).Voce me motivou,.Retornarei Fev/20, Havana (4 D), Maria Gorda(4D), Cayo Largo(3D).
    Faço mergulhos autônomos.( Holguín, longe).
    Pergunto:-
    A)—iAchei melhor ir de carro , com meu filho 18 anos, , 5horas a Maria Gorda.Mas creio melhor locar carro c/ motorista local , ida e volta.Ou arrisco locadora e dirijo??
    B)—sobre shows, músicas, jazz, blues etc voce tem alguma indicação atual.?

    • Altier Moulin

      Oi, Luiz.

      Difícil dizer, mas acho que vale a pena alugar um carro e ir de forma independente.
      Sobre os show, não tenho indicações atuais.

      Um abraço.

Escreva um comentário