Seguro viagem: saiba quando usar

0

Atualizado em 30 de agosto de 2017

Quase tudo em uma viagem é maravilhoso. Sim, passamos por perrengues, mas eles também se transformam em ótimas histórias, certo? Ter que usar o seguro viagem, provavelmente, não está na sua lista de coisas maravilhosas durante um passeio. Porém, dá para diminuir o impacto de algumas situações ruins, sabendo quando usar o seguro viagem, e tirar proveito desse serviço que a gente, de fato, não deve viajar sem.

Esse serviço pode lhe ajudar em diversas situações, inclusive algumas que talvez você não saiba. É muito bom ter apoio em certos momentos que, se não forem lidados da maneira certa, podem estragar uma viagem tão especial. Por isso, é importante saber quando usar o seguro viagem.

Situações para usar o seguro viagem

Seguro viagem saiba quando usar

Quando você gasta dinheiro devido a atraso ou cancelamento de voo

Você chegou ao aeroporto na hora certa, planejando ir calmamente ao balcão de check-in e tomar um café enquanto aguarda o próximo passo da aventura. É nesse mesmo balcão que você é informado que seu voo foi cancelado devido a questões climáticas, por exemplo, e só será possível embarcar quando o tempo estabilizar.

Hora de respirar fundo e de não se desesperar pensando em como seu cronograma foi todo bagunçado. Viajar é assim mesmo. Seus gastos de alimentação e hospedagem a partir daqui podem ser reembolsados, você só precisa guardar todos os comprovantes e seguir as orientações em sua apólice.

Seguro Viagem saiba quando usar

Quando sua bagagem é extraviada

Ninguém quer ser o azarado que passa por isso. Não, a companhia aérea não está de marcação com você e sim, essas coisas de fato, acontecem. Você sai de um voo cansativo e caminha até a esteira de bagagem. O desespero começa quando o fluxo de malas diminui e nada da sua aparecer.

Se isso acontecer, e o seguro contratado incluir essa indenização, não entre em pânico. Basta falar com a empresa sobre a perda da bagagem após o seu retorno e apresentar os documentos emitidos pela companhia aérea. Caso a mala seja encontrada, mas demorem a devolver, também é possível ter o reembolso dos gastos pelo atraso dessa devolução ou até por danos às bagagens.

Quando usar o seguro viagem

Quando você precisa de assistência médica

Ninguém escolhe quando ficar doente. Na verdade, se fosse para escolher, não aconteceria nunca, certo? Caso você fique doente, se machuque, ou de alguma forma precise de atendimento médico, a primeira coisa a fazer é entrar em contato com o seu seguro viagem.

Muito provavelmente eles terão atendimento em português e vão te encaminhar aos prestadores de serviços autorizados no país em que você está. Assim, você não precisa gastar seu dinheiro com esse tipo de imprevisto. Se o desespero for grande e você nem pensar em ligar para o seguro, gastando do seu bolso, você pode pedir o reembolso quando voltar para o Brasil.

Quando acionar o seguro viagem

Quando você precisa de assistência odontológica

Aventuras gastronômicas podem resultar em dor de dente, ou atividades mais radicais podem fazer com que você tenha que ir ao dentista. Nada de desespero. Aqui, você faz exatamente a mesma coisa indicada na assistência médica para usar o seguro viagem.

Quando acionar o seguro viagem

Quando você sofre um acidente enquanto pratica esporte

Se aventurar pelo mundo não é para qualquer um, mas se você é daqueles que fica animado só de pensar esquiar nas montanhas nevadas do Canadá ou  de mergulhar no mar de Barbados, não tema.

O que você precisa fazer é deixar o seu agente de viagem saber que você é esse tipo de pessoa, já que nem todos os seguros básicos cobrem esse tipo de atividade. Provavelmente, será necessário pagar um pouco a mais por se arriscar, mas o salto de paraquedas na África do Sul vai valer a pena.

Se você precisar de atendimento em situações desse tipo, você deve seguir as mesmas instruções usadas para assistência médica. Ligue para a empresa e acione o seguro viagem seguindo as instruções na apólice.

Seguro Viagem saiba quando usar

Quando você sofre furto qualificado de equipamentos eletrônicos

Não são todas as empresas de seguro que têm esse serviço. A April, por exemplo, que oferece esta facilidade aos viajantes.

Se, infelizmente, roubarem seus bens eletrônicos, mas você tiver contratado este serviço, basta acionar o seguro viagem para obter um reembolso até o limite contratado, no valor do aparelho. Para isso, lembre-se de ter o boletim de ocorrência em mãos, a nota fiscal e alguns outros documentos listados na apólice.

Seguro Viagem saiba quando usar

Quando você precisa ficar hospedado por mais tempo devido a cancelamento de voo

Último dia de viagem. A nostalgia toma conta, mas você já arrumou as malas e está animado para voltar para o conforto de casa. Porém, uma nevasca na cidade cancela todos os voos do aeroporto local. Nessa situação, você pode usar o seguro viagem e pedir um adicional para extensão de hospedagem. Assim, o seguro cobre a sua estadia extra por até cinco dias.

Seguro Viagem saiba quando usar

Quando você precisar antecipar o seu retorno para casa

Se, por alguma razão, você precisar encurtar a viagem e voar de volta para casa mais cedo, não se desespere. Aqui, você deve estar atento aos motivos incluídos nas condições gerais da apólice, que te dão direito de usar o seguro viagem. A seguradora vai arcar com os custos de uma nova passagem ou pagar a multa da companhia aérea, que sempre, é alta, devido à mudança de datas.

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou jornalista, capixaba e apaixonado pelo universo viajante. Sempre gostei de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Quando criança, sonhava em viajar pelo mundo e, já adulto, isso virou um propósito de vida.

Escreva um comentário