Quando ir ao Cairo, no Egito: as melhores e piores épocas para sua viagem

4

Atualizado em 16 de julho de 2020

Quando ir ao Cairo: pirâmides

Escolher quando ir ao Cairo vai depender muito de sua capacidade de suportar altas temperaturas.

É que, como você pode imaginar, o calor é intenso nos meses do verão. Aliás, as estações, aqui, seguem os mesmos meses da Europa, com dias mais quentes no meio do ano e o inverno no final, ao contrário do que acontece no Brasil.

Se o calor aperta em alguns meses, por outro lado, eles são ideais para quem quer fugir do tumulto de turistas que chegam aos montes na alta estação – que coincide com os meses mais agradáveis.

De forma simples, é possível resumir o clima dessa parte do Egito assim: verão quente e inverno suave. Eu falo isso porque, o frio do inverno não chega nem perto de compensar o calor da estação mais quente.

Quando ir ao Cairo, no Egito

Eu estive no Egito em Janeiro, no inverno, e peguei dias ensolarados, agradáveis, mas a temperatura caia um pouco à noite, sem frio intenso.

Essa época é ótima para visitar as pirâmides do Egito.

É que, na verdade, todo mundo que vem ao Cairo quer mesmo é ver essas emblemáticas construções. Então, eu sugiro que você leia: Como visitar as pirâmides do Egito.

Quando ir ao Cairo, no Egito

Quando ir ao Cairo

Para facilitar sua vida, vamos considerar apenas as duas principais estações do ano: verão e inverno.

Inverno

De novembro a abril, o Cairo tem um clima bem mais agradável. A média de temperatura fica em torno dos 16 graus, contando que as noites são mais frescas – não deixe de levar um casaco.

Nessa época, é possível caminhar pelas ruas e conhecer os pontos turísticos sem tanto desconforto, mas o sol ainda se faz presente e o calor também.

Por ser a melhor época para conhecer o Egito sem desmaiar de calor – acredite, isso acontece – os preços também ficam mais altos, então seu orçamento deve estar preparado para isso.

Quando ir ao Cairo, no Egito

Verão

O calor fica mais intenso entre maio e outubro. Ir ao Cairo durante o verão significa sentir o que você sempre imaginou que sentiria em um deserto: muito calor.

Junho, julho e agosto são os meses mais quentes, quando os termômetros marcam em torno dos 35 graus, mas a sensação térmica pode chegar a 50 graus.

Quando ir ao Cairo, no Egito

O calor do verão desafia a força de vontade de qualquer um, principalmente porque diversos programas turísticos envolvem ficar em baixo do sol, com roupas que cobrem boa parte do corpo, e ouvindo longas explicações de guias turísticos.

Dentro das grandes pirâmides o calor transforma o lugar em uma sauna – eu não indico fazer isso no verão.

Na estação mais quente do ano, o país costuma ter uma baixa no fluxo de turistas e os preços também caem, mas é preciso refletir até que ponto esta economia vale a pena.

Veja mais sobre o Egito

Ficou mais fácil decidir quando ir ao Cairo? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo e aproveite para ver outras dicas.

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou jornalista, capixaba e apaixonado pelo universo viajante. Sempre gostei de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Desde criança, sonhei em viajar pelo mundo e, já adulto, isso virou um propósito de vida.

4 Comentários

  1. Avatar

    Olá! Tenho muita vontade de conhecer essa terra fantástica. Pelo que pude entender, a melhor época para ir é no inverno. Vc acha necessário levar casacos muito quentes, ou o inverno é parecido com o do Brasil? As mulheres estrangeiras precisam andar com cabeça coberta nas ruas? Já me sinto dando os primeiros passos rumo às pirâmides, só em obter essas informações. Muito obrigada!

Escreva um comentário