Quando ir a Vancouver: a queridinha do Canadá

13

Atualizado em 7 de julho de 2020

Escolher quando ir a Vancouver é uma das coisas mais importantes do seu planejamento de viagem. E, para quem enxerga o Canadá como um grande e gelado país, a cidade tem a grata função de mostrar que as coisas nem sempre são assim.

É que Vancouver não é tão fria como outras regiões canadenses e, na verdade, é ideal para curtir dias ao ar livre. São tantos parques, áreas verdes e praias que é praticamente impossível não querer aproveitar a natureza desse país incrível.

Eu morei em Vancouver por dois meses para aprimorar o inglês e o que eu mais gostava, de verdade, era da proximidade do mar com as montanhas de cumes nevados.

Por isso, até hoje, Vancouver o ocupa o primeiro lugar entre as cidades que mais gostei de conhecer.

Quando ir a Vancouver

A temperatura média anual em Vancouver é dez graus. Para nós, brasileiros, isso pode parecer bastante frio, mas não se preocupe, porque dá para curtir uns dias de calor na cidade.

As quatro estações são bem definidas, o que facilita um pouco a escolha de quando ir a Vancouver: em cada período a cidade exibe cores diferentes. Ou seja, basta escolher o momento que mais se encaixa no seu gosto pessoal e disponibilidade.

Inverno

O inverno vai de dezembro a fevereiro. Aqui, a estação não é tão rigorosa e, normalmente, o termômetro não chega abaixo de zero. Por isso, dá para curtir um friozinho sem sofrer muito.

Janeiro é o mês mais frio do ano, com média de quatro graus, entretanto é em dezembro que a neve chega – sempre por dois ou três dias – para deixar a cidade mais linda no Natal.

Quando ir a Vancouver

A neve não se faz muito presente e é mais comum chover do que nevar. Ah, em Vancouver chove tanto que a cidade ganhou o apelido de Raincouver.

Quem quer praticar esportes de inverno pode aproveitar a região de montanhas nos arredores da cidade, já que são ótimas para esquiar e praticar snowboard.

Eu fiz uma inesquecível viagem para Whistler, a 130 quilômetros de Vancouver, e foi incrível. Há tem vários hotéis all inclusive onde você pode viver uma vida de rei – claro, será preciso pagar por isso.

Durante o inverno, os dias são mais curtos, por isso é preciso aproveitar bem as horas de luz do sol ao ar livre.

Primavera

A primavera vai de março até o fim de maio. Estações intermediárias, como primavera e outono, normalmente, são boas escolhas para ir a Vancouver.Isso porque você não sofre nem com o frio nem com o calor. Porém, em março o ar ainda é bastante gelado, comparado ao que estamos acostumados por aqui.

Em abril e maio os termômetros marcam mais que 13 graus e, por isso, a cidade começa a se movimentar mais. Nessa época, as flores colorem a cidade e os preços são mais atraentes do que os da alta temporada.

Verão

O verão vai de junho a agosto e, nessa época, os dias são mais quentes, longos e ensolarados. Não se assuste ao ver o céu ainda claro por volta das 21h.

Com isso, os parques são mais frequentados, todo mundo está animado para fazer atividades ao ar livre. Ou seja, inevitavelmente, essa é a minha época preferida para ir a Vancouver.

Quando ir a Vancouver

Não é surpresa alguma que o verão é a alta temporada por aqui. Com isso, os preços ficam mais alto, então fazer a reserva de hospedagem com antecedência é o mais aconselhado.

A temperatura máxima em agosto, mês mais quente do ano, é de 23 graus. Enquanto a mínima é de 14, já que o vento frio do oceano pacífico se faz sempre presente.

Outono

O outono vai de setembro a novembro e é quando você tem a chance de ver a cidade enfeitada com a tradicional folha do Canadá, aquela que está na bandeira do país. Em novembro o frio já começa a aparecer, com as máximas chegando apenas aos nove graus. Setembro e outubro são meses com maior incidência de chuva, por isso, é bom andar com um guarda-chuva na bolsa.

Quando ir a Vancouver

Festas e festivais

Como eu disse, Vancouver é uma cidade perfeita para curtir muitos momentos ao ar livre. Com isso, você não pode deixar de aproveitar os diversos festivais da cidade. Em julho, no dia primeiro, é comemorado o Canada Day, dia nacional do país. Por isso, nesse dia, é realizada uma festa gratuita a beira-mar, no Canada Place, com fogos de artifício no final.

Em julho e agosto acontece o Celebration of Light. Este é um dos maiores eventos da cidade que é, na verdade, uma competição de fogos de artifício nas praias da English Bay. Também em agosto a cidade realiza a Vancouver Pride Parade & Festival, a parada gay daqui. O desfile é grandioso, com carros alegóricos, muita música e cor tomando conta das ruas do centro, até chegar à praia.

Quando ir a Vancouver
Mês Temperatura mínima Temperatura média Precipitação Dias de chuva
Janeiro 1 6 168 18
Fevereiro 1 8 104 14
Março 3 10 113 17
Abril 5 13 88 14
Maio 8 16 65  13
Junho 11 19 53  11
Julho 13 22 35  6
Agosto 13 22 36  6
Setembro 10 18 50  8
Outubro 7 13 120  15
Novembro 3 9 188  19
Dezembro 0 6 161  18

Com informações de Weather Spark.

SOBRE O AUTOR

Sou jornalista, capixaba e apaixonado pelo universo viajante. Sempre gostei de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Quando criança, sonhava em viajar pelo mundo e, já adulto, isso virou um propósito de vida.

13 Comentários

  1. Olá, tudo bem?

    Vou passar o mês de abril em Vancouver estudando e gostaria de saber se devo levar blusas pesadas de frio ou se só jaquetas dão conta? Já ouvi dizer que lá é bem gelado ainda neste mês mas não venta muito por isso a sensação térmica não é muito baixa. Como posso me basear na temperatura lá? Sou de SP Capital.

Escreva um comentário