Pesquisar
Close this search box.

Quando ir a São Paulo: melhores épocas para planejar sua viagem

Atualizado em 10 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Quando ir a São Paulo

Versão brasileira da cidade que nunca dorme, ir a São Paulo é um bom programa para qualquer época. A maior cidade do país tem muitas opções de passeios: se você curte um roteiro cultural, por exemplo, vai encontrar diversos museus e galerias de arte por aqui.

Para quem quer investir nas compras, a cidade também é uma ótima opção. Isso sem falar na gastronomia, nos parques e nos cantinhos especiais daqui.

Eu gosto muito de ir a São Paulo nos feriados prolongados, quando boa parte das pessoas viaja para o litoral e deixa a cidade mais tranquila.

→ Reserve seu hotel em São Paulo

Eu já até passei um carnaval em São Paulo e foi ótimo, porque os cinemas, os teatros e tudo mais funcionaram normalmente. Além disso, de uns anos para cá, o carnaval na cidade tem se tornado um dos maiores do país.

Com tantas opções assim, o clima acaba não interferindo em diversos passeios, mas é preciso considerar sua disponibilidade e gosto pessoal. Afinal, arrumar as malas para ir a São Paulo, dependendo da época, pode envolver muitas roupas de frio ou opções mais leves.

Quando ir a São Paulo

O clima na capital paulista é subtropical e a temperatura média anual é de 19 graus. Isso quer dizer que, no inverno o ar fica mais seco e gelado, enquanto no verão chove e faz bastante calor.

Mas, mesmo com essa definição, é preciso esclarecer que, independentemente de quando ir a São Paulo, o clima pode variar muito. Isso quer dizer que dá para sentir as quatro estações em um único dia.

Verão

A estação mais quente do ano vai de dezembro a março. Neste período, as chuvas são abundantes e o ar fica bem úmido. São cerca de 107 dias chuvosos no ano e, o mês que mais chove é janeiro. Em fevereiro os termômetros chegam a marcar 28 graus, mas a sensação térmica costuma ser mais alta.

Tentar evitar o período de chuvas é ideal para conseguir explorar bastante desta cidade a pé.

Quando ir a São Paulo

Inverno

Entre junho e agosto é inverno em São Paulo. Nesse período, o ar fica seco e gelado. Quem está acostumado com o calor tropical do litoral pode sofrer um pouco, já que o termômetro chega a marcar 10 graus.

Estes são os meses com menor incidência de chuva. A média é de quatro dias chuvosos em todo o inverno.

Outono e Primavera

Talvez, o melhor período para ir a São Paulo seja nas chamadas estações intermediárias. Isso porque, nesses meses o calor não irrita, a chuva não atrapalha tanto e o frio não assusta. As temperaturas ficam mais amenas, entre os 18 e 25 graus.

Quando ir a São Paulo

Festas e festivais

São Paulo é a cidade dos grandes shows, dos festivais mundiais e das boas oportunidades de ver de perto o seu cantor ou sua banda favorita. Pensando nisso, eu separei três grandes oportunidades para você aproveitar melhor ainda a vida da cidade.

O Lollapalooza é um dos festivais de maior popularidade no Brasil. Ele surgiu em Chicago, nos Estados Unidos, em 1991, se espalhou pelo mundo e já conta com versões no Chile, Argentina, Alemanha e Colômbia. Geralmente, o festival acontece em março.

A Virada Cultural é uma dos festivais mais aguardados do calendário cultural de São Paulo. A maratona de 24 horas de cultura reúne artistas famosos e alternativos em vários espaços da cidade. A Virada Cultural acontece no mês de maio.

Adorado pelos fãs, o Popload tem um formato mais intimista: apenas oito mil ingressos postos à venda. Realizado desde 2013, o evento já levou à zona norte de São Paulo nomes como Iggy Pop, Belle & Sebastian e Cat Power. O festival acontece em outubro.

Veja mais dicas de São Paulo

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida é só deixar sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas de São Paulo.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

2 respostas

  1. Post muito legal! Não tinha visto São Paulo sob essa perspectiva, por que só fui uma vez! heheh Obrigado por compartilhar e ajudar outros viajantes 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *