Pesquisar
Close this search box.

Quando ir a Salta: melhor época para sua viagem

Atualizado em 1 de abril de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Provavelmente, você já ouviu falar desta cidade, mas para aproveitar o que ela tem de melhor, é preciso escolher bem quando ir a Salta.

Salta fica no norte da Argentina. Terra de montanhas coloridas e do mítico Trem para as Nuvens, onde a gente pode saborear ótimos vinhos e as tradicionais empanadas salteñas.

Seu clima é temperado, com bastante variação térmica durante o ano: em um único dia, a temperatura pode variar até 30 graus.

As chuvas são mais comuns no verão, embora chova mais nas regiões montanhosas da cordilheira andina.

O inverno é bastante seco e frio, principalmente nas regiões mais altas. É que Salta está a 1.152 metros acima do nível do mar, e a temperatura média é de 16 graus.

Apesar disso, a maior parte do ano tem dias ensolarados e agradáveis.

Quando ir a Salta

Os meses mais indicados para conhecer essa região são abril, maio, junho, agosto, setembro, outubro e novembro, mas é possível viajar para Salta durante todo ano, pois cada época tem seu atrativo.

Quando ir a Salta, no norte da Argentina

Estação seca

Os meses com menos chances de chover são os do meio do ano – de junho a agosto. Nesta época, o ar seco e frio invade a cidade e, então, é preciso estar bem agasalhado.

O mês mais seco é julho, quando praticamente não existe chance para chuva. Ele também é o mês mais frio, com média de dez graus e mínimas que podem ir abaixo de zero.

Apesar de não ter fama de cidade gelada, o frio é bem presente no inverno. Eu estive em Salta no mês de junho e peguei máxima de 12 graus e mínima de três graus.

Apesar do frio, por causa das boas condições meteorológicas, o mês de junho é indicado para ir a Salta.

Esta época também é ideal para fazer a viagem no Tren a las Nubes, como eu mostro em: Trem para as Nuvens: uma viagem de Salta para o céu.

Quando ir a Salta, no norte da Argentina

Estação chuvosa

Salta é uma cidade cheia de festas e a maioria delas acontece nos meses mais quentes, de dezembro a março. Nesta época, as ruas do centro ficam lotadas de gente e tudo ganha mais vida.

Mas, é no verão – quando as temperaturas estão mais altas – que chove mais, sendo que janeiro é o mês mais chuvoso, com cerca de 176 milímetros. No mês, as temperaturas chegam a agradáveis 25 graus durante o dia e caem para 17 graus à noite.

Com, historicamente, até 25 dias de chuva, janeiro não é o melhor mês para ir a Salta.

Os meses mais quentes são janeiro, fevereiro, outubro, novembro e dezembro, sendo que dezembro é o mês mais quente, com temperatura média de 21 graus e máximas que podem superar os 34 graus.

Quando ir a Salta, no norte da Argentina

Qual a melhor época para ir a Salta?

A melhor época para ir a Salta é de fevereiro a abril e de setembro a dezembro. Se quiser ter todas as variáveis a seu favor, escolha a última semana de março.

Neste período os dias estão pouco encobertos e sem chuva, com temperaturas entre 18 e graus.

Salta respira cultura

Esta cidade respira arte e é um grande exemplo do que a cultura andina produz na Argentina. É que, na verdade, ela é um centro de convergência de todo o norte do país e, por isso, a gente encontra um pouco de tudo por aqui.

Em abril, quando é celebrado o aniversário de fundação da cidade, um grande festival cultural toma conta das ruas. O Abril Cultural Saltense tem centenas de espetáculos e atividades gratuitas e imperdíveis para quem estiver na cidade.

Em qualquer época do ano, você pode ir ao La Casona del Molino, um tradicional restaurante que tem apresentações voluntárias de música tradicional: são vários ambientes e qualquer pessoa pode levar seu violão para tocar e cantar. É sensacional.

Informações Básicas

Visto

Brasileiros não precisam de visto para entrar e permanecer no país por até 90 dias. Esse prazo pode ser prorrogado por mais 90 dias.

Documentos

Brasileiros podem apresentar o passaporte ou a carteira de identidade, desde que tenha sido emitida há menos de dez anos.

Dinheiro

O peso argentino, identificado pela sigla ARG, é a moeda nacional. Para sua viagem, leve reais ou dólares.

Vacinas

Nenhuma vacina específica é obrigatória, independentemente do motivo da viagem.

Informações sobre covid-19

Desde de 1º de setembro de 2022, não há mais restrições ou requisitos de entrada na Argentina relacionados à pandemia de covid-19.

Seguro viagem

Apesar de não ser obrigatório,  viajar para a Argentina sem o seguro viagem não e uma boa ideia.  Sem ele, você poderá ter que pagar caro, caso precise de uma consulta médica ou de atendimento hospitalar.

Ter um seguro viagem é ainda mais importante se você for viajar para áreas mais remotas do país, como a Patagônia e o norte argentino – na região de Jujuy e Salta, muitas pessoas se sentem mal por causa da altitude.

Além disso, o custo de um seguro viagem é menor do que se costuma pensar e ele garante que você terá atendimento em casos de emergências médicas comuns, como acidentes de trânsito, intoxicações alimentares, acidentes vasculares e infartos cardíacos, por exemplo.

→ PLANOS MAIS INDICADOS

Eu sempre uso a plataforma da Seguros Promo para comparar valores antes de fazer a compra. Eles têm um suporte muito eficiente e preços sempre muito bons.

O plano TRAVEL ASSIST 30 AM. LATINA +COVID-19 tem cobertura médica e hospitalar de até USD 30.000 e um custo-benefício muito bom: ele é um dos preferidos dos viajantes.

GTA 9 SLIM AMÉR. LATINA é um dos seguros mais baratos, mas ele só tem USD 9.600 de despesas médicas e hospitalares.

O meu preferido é o AC 35 MUNDO COVID-19 (Exceto EUA), que é super completo e tem cobertura de assistência médica e hospitalar de até USD 35.000.

Veja mais dicas da Argentina

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas da Argentina.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

13 respostas

  1. Olá!
    Então passeios como para montanha colorida não são tão frios? Ou ainda assim é mega gelado nessa região dos passeios?

    Obrigada

  2. Milton essa região as chuvas são bem fortes e torrenciais, algumas estradas ficam temporariamente interditadas…na ruta 40. Se for o passeio somente urbano Salta pode ir tranquilo.

  3. Acho muito legal.
    Monte um roteiro com paradas estratégicas e siga em frente.
    Vai gostar.
    Um abraço.

  4. Olá
    Quero vijar agora de Buenos Aires para Salta de carro, eu e uma amiga. O que você avalia sobre estrada, posto para colcoar gasolina e alimentação e se vale a pena ?
    tenho casa de uma amiga para ficar em Cordoba

  5. Oi, Rosa, estaremos nessa linda cidade no mesmo período. Também estou em busca de informações. Quem sabe nos esbarramos por lá. 🙂

  6. Estou pesquisando pra visitar salta em julho de 2022. As informações que encontrei aqui estão sendo excelentes!

  7. Oi, Alison.

    O dólar é muito bem-vindo aqui, mas, dessa vez, fiz a conversão de real para peso e valeu a pena (R$ 1 = ARS 7,20).
    Tem que ficar ligado na cotação. Se já tiver os dólares, leve sem neura.

    Um abraço.

  8. Cara, compensa ir com dólar ou peso, onde troco dinheiro em Salta? Quanto gasta em reais para ficar uns 10 dias pela região? Obrigado…

  9. Que interessante, Aldino.
    Esse roteiro tem paisagem incríveis e você deve ter tido ótimas experiências nessas viagens.
    Fiquei curioso para saber.

    Um abraço.

  10. Otimo, Altier.
    Eu viajo de carro para aquela região. Fiz várias vezes.
    Numa delas, fui pela Ruta 40, percorrendo 400 Km em estrada de chão, partindo das Salinas Grandes, via San Antonio de los Cobres, até Cafayate.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *