Quando ir a Porto e o que fazer em cada época do ano

0

Atualizado em 27 de julho de 2018

Portugal tem muitas belezas e, a cada ano, mais brasileiros decidem visitar o país. Só que, além de uma tradicional viagem a Lisboa, eu indico que você se programe para ir a Porto, e eu mostro o que você não pode deixar de fazer em cada época do ano.

Por falar nisso, muitos amigos têm escolhido morar em Portugal – especialmente em Porto. Muitos deles tomaram essa decisão porque conseguiram tirar a cidadania portuguesa, que não é mais complicado de obter como antes. Mas, sem spoilers… no final do post eu eu explico melhor.

Porto fica a pouco mais de 300 quilômetros ao norte da capital portuguesa, e, assim como a maioria das cidades, ela se transforma de acordo com a estação do ano, mas em nenhum momento perde o charme.

O clima dessa região é o mediterrâneo, com invernos e outonos mais chuvosos. Por isso, eu considero que a melhor época para ir a Porto é justamente nos períodos mais quentes, não só pela temperatura mais agradável para caminhar, como também pelo horário de verão, que garante dias mais longos. A temperatura média anual é de 15 graus.

Vale destacar que, independentemente de qualquer planejamento, o clima por aqui é temperamental, e as coisas podem mudar de um dia para o outro, mas nada que atrapalhe sua programação.

Qando ir a Porto

Inverno | A baixa temporada é também a estação mais fria, que vai de novembro até o início de março. Nesse período, você consegue melhores preços de hotéis, passagens e mais disponibilidade nas atrações. Exceto, é claro, durante o Natal e o Ano Novo.

Mesmo com baixas temperaturas e dias mais curtos, esse é o único período em que você pode explorar os belos mercados de Natal espalhados pela cidade. Acredite, é um programa encantador para fazer em Porto.

Além disso, você vai ter a chance de conhecer a cidade no ritmo próprio: com menos turistas, dá para perceber melhor a cultura da região.

Os termômetros, durante o auge do inverno, marcam a mínima de seis graus, e máxima de 15. Nessa época, a chuva é mais frequente. Então, se você não gosta de frio, é melhor escolher outro período para ir a Porto.

Quando ir a Porto e o que fazer em cada época do ano

Os mercados de natal trazem o clima festivo do fim de ano para a rotina da cidade. Foto: Divulgação

Primavera | Abril e maio são os meses intermediários na cidade – época ideal para ir a Porto. Nessa estação os dias já estão mais quentes e mais longos, e os turistas ainda não chegaram em peso. O clima está mais ameno, com a mínima já por volta dos dez graus e a máxima chegando aos 20. Também é possível fugir dos altos preços de verão e economizar um pouco.

A tranquilidade da primavera reserva o momento ideal para conhecer a cidade de bicicleta. Aqui, as ciclovias são ótimas e nada melhor do que o litoral como cenário, certo? Uma das melhores atividades para fazer em Porto é pedalar por Matosinhos, Leça da Palmeira ou Vila Nova de Gaia.

Quando ir a Porto e o que fazer em cada época do ano

A primavera deixa a cidade ainda mais linda. Foto: Divulgação

Verão | A estação mais quente do ano vai de junho a agosto, mas o primeiro mês merece destaque. Em junho acontece a festa mais importante da cidade: a celebração da noite de São João. Nesse período, milhares de viajantes vêm para cá prestigiar essa noite mágica na cidade, regada de tradições locais e muita comida.

A chuva quase não dá as caras durante o verão, e o calor também não é insuportável, com máxima por volta dos 25 graus. Nada demais para nós, brasileiros, acostumados com os 30 graus.

Julho e agosto são meses de alta temporada em todo continente europeu. Nesse período o calor vem com força e os turistas invadem a região. Com tanta vivacidade, diversos eventos são organizados ao ar livre, como concertos, festivais, sessões de cinema e feiras. Por isso, há sempre muito o que fazer em Porto nessa época.

Quando ir a Porto e o que fazer em cada época do ano

No verão, as as praias, como a da Foz, que roubam a cena em Porto. Foto: Divulgação

Os rooftops – terraços, em português – da cidade, chamam mais atenção quando o calor chega, já que você pode apreciar bebidas geladas nas noites quentes e admirar a cidade. As esplanadas urbanas também viram favoritas dos jovens universitários que vêm aproveitar o calor e curtir em Porto.

É claro que, nesse período os preços estão mais altos, as filas mais longas e os restaurantes lotados. Por isso, se o seu desejo é conhecer a cidade durante a alta estação, vale se programar com antecedência.

Outono | De setembro a outubro você ainda encontra altas temperaturas, com máximas de 23 graus, mas grande parte dos turistas já foi embora – por isso, eu acho essa uma boa época para ir a Porto. Por isso, é o momento ideal para visitar atrações que, no verão, têm muita fila, e agora estão mais acessíveis: a icônica Livraria Lello e o centenário Mercado do Bolhão são boas opções.

Outro atrativo do outono é exatamente o típico desse momento: os tons alaranjados. Essas mesmas cores deixam a região do Douro Vinhateiro perfeita para uma visita. É um bate-volta imperdível, especialmente para os amantes de vinho.

Quando ir a Porto e o que fazer em cada época do ano

O São João em Porto também é muito famoso. Foto: Divulgação

Talvez, depois disso tudo, você escolha conhecer Porto e, quem sabe, não faça da cidade a sua nova casa, né? Se você é brasileiro, tem parentes portugueses e interesse em morar em Portugal, saiba que assim como os meus amigos, é possível ser cidadão português.

Existem muitas empresas que fazem esse tipo de processo, como o site Cidadania Já, que oferece um serviço rápido e prático. Por isso, se está sonhando em ir a Portugal e em tudo que eu disse nesse post, dê uma olhada em quem tem o direito à cidadania portuguesa.

Veja todos os posts de Portugal

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um viajante apaixonado pelas coisas desse mundo. Um jornalista que adora contar boas histórias e compartilhar informações de viagem. Meu propósito de vida é ajudar outras pessoas a conhecerem lugares novos e a viverem experiências inesquecíveis.

Escreva um comentário