Quando ir a Paris

4

Atualizado em 23 de maio de 2018

A capital francesa é o sonho de muito viajante. Ir a Paris, por qualquer que seja o motivo, é uma experiência que mistura romance, cultura e história. Ou seja, deixa todo turista que pisa aqui impressionado.

Só que, em cada período do ano, você vai ver uma Paris diferente, tanto por causa do clima quanto pela vivacidade da cidade. E, por aqui, com tantas coisas para fazer a pé, o jeito que a cidade se mostra pode transformar a sua viagem. Principalmente à medida que você caminha e explora a região.

Quando ir a Paris

Como na maioria dos países da Europa, o clima na França é temperado, ou seja, as estações são bem definidas. Com isso, você pode escolher a melhor época para ir a Paris de acordo com seu gosto pessoal.

As chuvas são bem divididas ao longo do ano e consideradas frequentes. Entretanto, quase nunca se vê neve. A temperatura média anual fica em torno dos onze graus e, mesmo no calor, ainda é possível curtir a cidade e não derreter como no Brasil.

Primavera | A estação das flores vai de março a junho. E, se escolher ir a Paris na primavera você vai ver a cidade ganhar vida aos poucos. Ou seja, as pessoas começam a sair mais a pé, aproveitar os parques, caminhar ao longo do rio Sena e admirar a forma como as flores colorem a cidade.

As temperaturas são mais amenas durante a primavera, com o termômetro marcando em torno dos 16 graus.

Em março acontece a meia-maratona de Paris, no bois de Vincennes. São cerca de 40 mil participantes que fazem o trajeto de 21,1 quilômetros todo ano. Além disso, diversos festivais de fotografia, música e gastronomia são organizados ao ar livre para aproveitar os dias quentes após o inverno.

Quando ir a Paris

Na primavera e no verão os dias são quentes e ensolarados, ideais para aproveitar os parques.

Verão | Esta é a alta temporada em Paris e vai de julho a setembro. O verão da Cidade Luz conta com o sol iluminando o céu até às 21h. Ou seja, são dias longos e quentes com muita gente aproveitando os terraços dos cafés para relaxar. Além disso, é um bom período para fazer das margens do rio Sena uma praia, deitando para se refrescar.

A temperatura máxima fica em torno dos 25 graus. Em agosto, mês de maior movimento em toda a Europa, as chuvas de verão dão as caras no fim do dia.

Em junho acontece o We Love Green, um festival de música sustentável, com uma programação animada e muita mensagem sobre questões ambientais. O Fête de la Musique é um festival tradicional que acontece todo ano no dia 21 de junho, dia que marca o solstício de verão. Ele é organizado pelo próprio governo e os shows acontecem em diversos lugares da cidade.

Ao longo dos meses de verão, diversos festivais e shows ocorrem pela cidade, como o festival de Jazz, de rock e o Lollapalooza.

Quando ir a Paris

No outono, as temperaturas caem e o clima fica bem mais instável.

Outono | O outono vai de setembro a novembro. E, caso você escolha ir a Paris nessa época, ainda irá pegar temperaturas amenas, mas não tão quentes quanto no verão. O inverno está querendo chegar, mas o frio ainda não ataca de verdade. Ou seja, você terá que pensar bem no que colocar na mala.

Os dias ficam mais curtos e as folhas colorem a cidade de um jeito diferente da primavera. Os clássicos tons outonais deixam Paris encantadora. Isso faz com que caminhar pelas ruas charmosas e descobrir novos cantinhos seja um programa turístico maravilhoso.

Os termômetros começam a ter mínima de sete graus e máxima de 18. Ah, e a chuva está sempre aparecendo.

É nessa estação que acontece o Festival de Outono de Paris, de setembro até dezembro. Nesses dias, muita arte é exibida pela cidade.

Inverno | O frio chega em dezembro e fica até março. No inverno, a cidade ganha um charme mágico que só a estação fria oferece. As pessoas se vestem com casacos grandes e aconchegantes e os cafés e restaurantes ficam mais convidativos. Além disso, sentar em frente à lareira e desfrutar de um chocolate quente será o suficiente para lhe fazer feliz.

Durante o inverno, Paris tem temperaturas que variam entre zero e sete graus.

Ao ar livre você pode aproveitar as atividades da época, como patinar no gelo. Entretanto, não conte com ver a cidade vestida de branco, já que não é sempre que a neve aparece. Ainda assim, em 2018, o inverno foi atípico e nevou em Paris.

Agora que você já sabe quando conhecer Paria, que tal encontrar hospedagem barata na capital Francesa?

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um jornalista que gosta de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Desde menino, meu desejo era viajar pelo mundo. Já adulto, descobri que isso não era apenas um sentimento, mas um propósito de vida.

4 Comentários

Escreva um comentário