Atualizado em 26 de fevereiro de 2021
Escolher quando ir à Chapada das Mesas é essencial para que você aproveite ao máximo a sua viagem. É que, se por azar, ela coincidir com o período chuvoso, pode ser que você não consiga ver todos os atrativos do Parque.
Eu vou explicar isso melhor.
O Parque Nacional Chapada das Mesas fica no sul do Maranhão, já na divisa com o Tocantins. Nesta imensa área que protege quase 160 mil hectares do Cerrado brasileiro, as atrações são infinitas e isso inclui muitas trilhas.
Só que, se o tempo estiver fechado, com risco de chover – principalmente com raios – , algumas trilhas são suspensas, como a de subida ao Morro do Chapéu, o mais emblemático da Chapada das Mesas.
E, claro, você não quer que isso acontece durante sua viagem.
Mas, não é apenas isso.
Além de ter um visual espetacular – a Chapada das Mesas tem um relevo impressionante, com montes de cumes achatados -, existem centenas de cachoeiras que correm dos rios cristalinos dessa região.
Para você ter uma ideia, somente em Carolina, a cidade base para quem quer visitar a Chapada das Mesas, são 89 cachoeiras e mais de 400 nascentes. Isso rendeu à cidade o apelido de Paraíso das Águas.
Só que para pegar a água mais limpinha o ideal é evitar a estação chuvosa, quando as cachoeiras ficam mais cheias e mais turvas.
Quando ir à Chapada das Mesas
Na região da Chapada das Mesas, há duas estações bem diferentes, mas o calor se mantém o ano inteiro – até no inverno.
A temperatura sempre varia entre 21 e 36 graus e raramente desce abaixo dos 19 graus ou vai além dos 39 graus.
O mais importante, então, é saber que são apenas duas estações: chuvosa e seca.
A melhor forma de diferenciar uma da outra é mesmo a quantidade de chuva, já que, como falei, o calor reina o ano inteiro.
Verão: estação seca
A estação seca vai de maio a setembro e é considerada a melhor época para ir à Chapada das Mesas . Neste período, a chuva quase não aparece e, por isso, mergulhar nas cachoeiras fica mais fácil e agradável: com o céu azul complementando a paisagem.
Junho, julho e agosto são os melhores meses. Se possível, tente ir à Chapada das Mesas em julho, o mês com menor chance de chover.
Além disso, na primeira semana do mês, acontecem as comemorações do aniversário de Carolina e as festividades tomam conta desta pequena cidade. São muitas festas folclóricas e representações clássicas da cultura maranhense.
Inverno: estação chuvosa
A estação chuvosa vai de outubro a abril e ir à Chapada das Mesas neste período pode ser puro estresse.
Porque, além da chuva atrapalhar os passeios – especialmente se tiver raios –, é preciso dirigir em estradas de terra e caminhar por trilhas que, depois de muita chuva, podem ficar alagadas e perigosas.
Os três primeiros meses do ano – janeiro, fevereiro e março – são os piores para viajar para a Chapada, porque chove bastante.
Com informações de Weather Spark
Veja mais dicas do Maranhão
Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.
Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver mais dicas do Maranhão.