Pesquisar
Close this search box.

Quando ir à Chapada das Mesas: melhor época para sua viagem

Atualizado em 10 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Escolher quando ir à Chapada das Mesas é essencial para que você aproveite ao máximo a sua viagem. É que, se por azar, ela coincidir com o período chuvoso, pode ser que você não consiga ver todos os atrativos do Parque.

Eu vou explicar isso melhor.

O Parque Nacional Chapada das Mesas fica no sul do Maranhão, já na divisa com o Tocantins. Nesta imensa área que protege quase 160 mil hectares do Cerrado brasileiro, as atrações são infinitas e isso inclui muitas trilhas.

Só que, se o tempo estiver fechado, com risco de chover – principalmente com raios – , algumas trilhas são suspensas, como a de subida ao Morro do Chapéu, o mais emblemático da Chapada das Mesas.

E, claro, você não quer que isso acontece durante sua viagem.

Mas, não é apenas isso.

Além de ter um visual espetacular – a Chapada das Mesas tem um relevo impressionante, com montes de cumes achatados -, existem centenas de cachoeiras que correm dos rios cristalinos dessa região.

Para você ter uma ideia, somente em Carolina, a cidade base para quem quer visitar a Chapada das Mesas,  são 89 cachoeiras e mais de 400 nascentes.  Isso rendeu à cidade o apelido de Paraíso das Águas.

Só que para pegar a água mais limpinha o ideal é evitar a estação chuvosa, quando as cachoeiras ficam mais cheias e mais turvas.

Quando ir à Chapada das Mesas

Na região da Chapada das Mesas, há duas estações bem diferentes, mas o calor se mantém o ano inteiro – até no inverno.

A temperatura sempre varia entre 21 e 36 graus e raramente desce abaixo dos 19 graus ou vai além dos 39 graus.

O mais importante, então, é saber que  são apenas duas estações:  chuvosa e seca.

A melhor forma de diferenciar uma da outra é mesmo a quantidade de chuva, já que, como falei, o calor reina o ano inteiro.

Verão: estação seca

A estação seca vai de maio a setembro e é considerada a  melhor época para ir à Chapada das Mesas . Neste período, a chuva quase não aparece e, por isso, mergulhar nas cachoeiras fica mais fácil e agradável: com o céu azul complementando a paisagem.

Junho, julho e agosto são os melhores meses. Se possível, tente ir à Chapada das Mesas em julho, o mês com menor chance de chover.

Além disso, na primeira semana do mês, acontecem as comemorações do aniversário de Carolina e as festividades tomam conta desta pequena cidade. São muitas festas folclóricas e representações clássicas da cultura maranhense.

Inverno: estação chuvosa

A estação chuvosa vai de outubro a abril e ir à Chapada das Mesas neste período pode ser puro estresse.

Porque, além da chuva atrapalhar os passeios – especialmente se tiver raios –, é preciso dirigir em estradas de terra e caminhar por trilhas que, depois de muita chuva, podem ficar alagadas e perigosas.

Os três primeiros meses do ano – janeiro, fevereiro e março – são os piores para viajar para a Chapada, porque chove bastante.

Com informações de Weather Spark

Onde ficar na Chapada das Mesas

Eu sempre uso o Booking.com para fazer minhas reservas, porque ele é o site que eu mais confio. Talvez você não saiba disso, mas nenhuma taxa é cobrada de você além da reserva e, em muitos casos, os quartos podem ser cancelados gratuitamente. Mas, o que eu acho mais legal é que, quanto  mais você usa o site para fazer reservas, mais descontos você ganha: veja como participar aqui.

Agora, vamos às minhas dicas de pousadas para você ficar na Chapada das Mesas. Na lista, eu coloquei as melhores opções nas áreas que acho mais legais, mas você também pode dar uma olhada nessa lista completa de hospedagem.

Ventanas Hotel Boutique

O Ventanas Hotel Boutique foi inaugurado recentemente e, de fato, tudo está com cheiro de novo ainda. O hotel traz um novo modelo de hospedagem para a Chapada das Mesas, com mais conforto e um pouco mais de sofisticação – sem perder a conexão com a natureza ao redor.

Ele fica perto do centro e tem quartos duplo e triplo com decoração moderna e super aconchegante. O café da manhã é à la carte e as opções são as mais variadas, sempre com pratos regionais.

Pousada Candeeiros

A Pousada dos Candeeiros funciona em um casarão antigo com mais de 150 anos e é uma das melhores de Carolina. Ela fica exatamente em uma das principais praças da cidade, perto de tudo. Além disso, tem acesso gratuito à internet, o café da manhã é muito elogiado e a piscina é perfeita para os dias quentes do Maranhão.

Os quartos são bem aconchegantes, todos com decoração colonial, ar condicionado, televisão e frigobar – alguns têm banheira com hidromassagem. O atendimento é outro ponto muito positivo da pousada.

Pousada do Lajes

A Pousada do Lajes tem uma localização excelente. Ela fica a apenas um quilômetro do Centro de Carolina, bem perto do terminal de ônibus. A rodovia Transamazônica, a BR-230, está pertinho e isso facilita muito na hora de fazer os passeios.

Onde ficar na Chapada das Mesas

Com 32 apartamentos bem arejados e decoração rústica, a pousada foi toda construída na horizontal: isso facilita o deslocamento e evita o sobe e desce de escadas. Há uma piscina grande, um espaço com churrasqueira, confortáveis redes, estacionamento gratuito, internet e um parquinho para as crianças.

Onde ficar na Chapada das Mesas

Rancho das Estrelas Hotel Fazenda

Essa é outra boa opção para quem está viajando de carro e quer ficar em uma área mais afastada do Centro. O Rancho das Estrelas fica a apenas 14 quilômetros de Carolina e a cerca de dois quilômetros tem um restaurante que serve almoço e jantar até às 20h.

Onde ficar na Chapada das Mesas

Com um grande espaço verde muito agradável – eu acho que você vai gostar do redário – , esse lugar é ideal para quem quer se desconectar da vida urbana e relaxar: há um rio que passa dentro da área da pousada. Completando o ambiente de paz, os quartos são confortáveis, o café da manhã é farto e variado e o atendimento é sempre muito elogiado.

Onde ficar na Chapada das Mesas

Faixas de preço na Chapada das Mesas

Agora que você já conseguiu ter uma ideia das melhores opções da cidade, vamos conferir os preços.

No mapa abaixo estão todas as opções para você escolher onde ficar em Carolina.  Para saber mais, você só precisa clicar sobre os pins azuis. 



Booking.com

Quando as diárias ficam mais baratas?

Na região da Chapada das Mesas, há duas estações bem diferentes, mas o calor se mantém o ano inteiro – até no inverno. A temperatura sempre varia entre 21 e 36 graus e raramente desce abaixo dos 19 graus ou vai além dos 39 graus.

O mais importante, então, é saber que  são apenas duas estações:  chuvosa e seca. A melhor forma de diferenciar uma da outra é mesmo a quantidade de chuva, já que, como falei, o calor reina o ano inteiro.

A estação seca vai de maio a setembro e é considerada  a melhor época para ir à Chapada das Mesas.  Neste período, a chuva quase não aparece e, por isso, mergulhar nas cachoeiras fica mais fácil e agradável: com o céu azul complementando a paisagem.

Junho, julho e agosto são os melhores meses. Se possível, tente ir à Chapada das Mesas em julho, o mês com menor chance de chover.

Além disso, na primeira semana do mês, acontecem as comemorações do aniversário de Carolina e as festividades tomam conta desta pequena cidade. São muitas festas folclóricas e representações clássicas da cultura maranhense.

A estação chuvosa vai de outubro a abril e ir à Chapada das Mesas neste período pode ser puro estresse. Porque, além da chuva atrapalhar os passeios – especialmente se tiver raios –, é preciso dirigir em estradas de terra e caminhar por trilhas que, depois de muita chuva, podem ficar alagadas e perigosas.

Os três primeiros meses do ano – janeiro, fevereiro e março – são os piores para viajar para a Chapada, porque chove bastante.

É justamente  na estação chuvosa que as diárias ficam mais baratas,  mas é preciso avaliar quais suas prioridades.

Veja mais dicas do Maranhão

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas do Maranhão.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

32 respostas

  1. Boa Tarde Altier, gostei muito do seu blog, vc replica bem mastigado.
    Estou de luto, e pra sair da depressão pensei em ir agora início de novembro, vc recomendaria?

  2. Oi, Sandro.

    Os três primeiros meses do ano – janeiro, fevereiro e março – são os piores para viajar para a Chapada, porque chove bastante.
    Um abraço!

  3. Gostaria de saber também quais os pontos imperdiveis na Chapada das Mesas para um roteiro de três dias e se é possível, e mais barato, ir sem excursão e alugar os roteiros por lá.

    Grata!

  4. Estou com vontade de conhecer a Chapada das Mesas e estava sem saber a melhor época. Gostei muito da sua matéria, mas queria saber qual a umidade média nos meses de junho e julho? Não chove nesta época, mas e a umidade do ar é boa?

    Obrigada pela disponibilidade da matéria.

  5. Oi, Ricardo.
    Será o período de chuvas.
    Isso pode atrapalhar um pouco, mas se só puder viajar nesta época, vá em frente.

    Um abraço.

  6. Olá! Estou pretendo ir para chapada das mesas em Dezembro . Quantos dias você sugere como ideal para conhecer ? É uma época que consigo me banhar em águas clara?

  7. Ola. Gostaria de saber qual sua opinião sobre viajar com criança de 08 e 12 anos para chapada das mesas?
    se aproveitarão ou seria um passeio mais pra adulto?!

  8. Olá! Outubro mesmo sendo dentro do período chuvoso vale a pena? Mas assim, a pena mesmo? 😊 Aquela água clarinha, solzinho, visual maravilhoso.

  9. Sou o Helio de São Paulo estou em Barreirinhas para conhecer os Lençóis Maranhense! Vou me programar para conhecer a chapada no próximo ano pois me empolguei com sua matéria! Parabéns!! Abraço

  10. Oi, Alexandra.
    Será o período de chuvas.
    Isso pode atrapalhar um pouco, mas se só puder viajar nesta época, vá em frente.

    Um abraço.

  11. Oi, Adriano.
    Maio é um bom mês.
    Você vai pegar as cachoeiras cheias e a chance de chover é pequena.

    Um abraço.

  12. Oi, Pakissa.

    Vale a pena sim. Os imperdíveis são:
    – Poço Azul e Encanto Azul, em Riachão;
    – Portal da Chapada, Itapecuru e Complexo da Pedra Caída.

    Um abraço.

  13. Bom dia! Vou passar próximo de Carolina e gostaria de conhecer. Estamos em novembro. Seria bom? Quais os lugares que são obrigatórios conhecer? Só terei 1 ou 2 dias. Obrigada.

  14. Olá Glauston, sou de Carolina, moro em Goiânia. Em julho fica realmente mais cheio, mas durante a semana os locais mais conhecidos estão mais acessíveis, menos cheios, é possível conhecer. Fora os locais mais conhecidos, tem muitos menos famosos que são excelentes opções.

    abc

  15. Oi Altier,

    Ótimo post.

    Eu gostaria de saber se em julho, por ser época de férias escolares, a Chapada das Mesas não fica muito cheia.

    Obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12