Quando é a Black Friday Brasil?

0

Atualizado em 2 de janeiro de 2019

A Black Friday Brasil é uma oportunidade muito boa para você programar suas férias. É que neste grande dia de descontos, as passagens aéreas, por exemplo, ficam bem mais baratas e você pode economizar bastante.

Mas, de onde vem esta história de Black Friday? A origem exata ninguém sabe ao certo, mas há quem diga que a expressão – que quer dizer sexta-feira negra, em português – nasceu, nos Estados Unidos, no final do século 19, depois que duas corporações financeiras faliram no mesmo dia, durante a corrida pelo ouro.

Só que existem outras versões: uma delas é que o termo foi criado por policiais da Filadélfia, na década de 1960, para se referir ao dia após o feriado do Dia de Ação de Graças, o mais importante dos Estados Unidos, quando o trânsito se torna um caos.

Assim, surgiu, então, uma grande oportunidade de venda para os lojistas, que se aproveitaram para fazer ótimas promoções e atrair quem passava pela rua.

Com o tempo, essa referência ao trânsito logo se expandiu e a expressão Black Friday passou a se relacionar às ofertas, se transformando em uma grande tradição de compras.

A Black Friday Brasil

No Brasil, a Black Friday começou em 2011, e, desde então, cresce exponencialmente: em 2017, estima-se que o mercado tenha vendido R$ 2.1 bilhões e, a cada ano, esse número só aumenta.

Diferentemente dos Estados Unidos, a Black Friday Brasil começou como um evento exclusivamente online que, depois, passou para o varejo físico e, atualmente, atinge desde o pequeno até o grande lojista.

A Black Friday no Brasil acontece sempre na última sexta-feira de novembro. Em 2018, será no dia 23 de novembro.

Então, coloque a data no seu calendário e prepare-se aproveitar as promoções de passagem aérea, de pacotes e de hotéis, que sempre acontecem nesta época.

SOBRE O AUTOR

Sou jornalista, capixaba e apaixonado pelo universo viajante. Sempre gostei de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Quando criança, sonhava em viajar pelo mundo e, já adulto, isso virou um propósito de vida.

Escreva um comentário