Praias paradisíacas: conheça a Ilha dos Frades, o lado mais charmoso Salvador

0

Atualizado em 28 de outubro de 2021

Praias paradisíacas

Com feriados, festas de fim de ano e verão se aproximando, Salvador é destino certo para quem gosta de praias paradisíacas, boa gastronomia, arte, cultura e vida noturna. A cidade, uma das mais ricas experiências turísticas do país, oferece também diferentes possibilidades de passeios e hospedagens em ilhas paradisíacas da Baía de Todos os Santos, entre elas a charmosa Ilha dos Frades.

Com 15 praias cinematográficas de tão bonitas, a maioria praticamente deserta, e mais de seis milhões de m² de Mata Atlântica preservada, a Ilha dos Frades ainda é pouco frequentada por turistas, quase sempre apenas para passar o dia.

Há alguns anos, a Ilha passa por um amplo trabalho de revitalização e estruturação turística sob rígidas normas de proteção ambiental. Atualmente, já conta com seis pousadas e mais de dez restaurantes. Entre eles, destaca-se o Restaurante da Preta, da chef Angeluci Figueiredo, uma das mais respeitadas da Bahia. Com culinária baiana da melhor qualidade, o restaurante é frequentado por famosos e admiradores que vão à Ilha somente para provar as delícias da chef.

Em 2020 Preta inaugurou também a Pretoca Pousada, com conceito diferenciado bem ao estilo local. Com seis apartamentos aconchegantes e decoração artesanal, a Pretoca Pousada caracteriza-se por respeitar o tempo do cliente com opções de café, almoço e jantar sem horários preestabelecidos, por exemplo.

Outro destaque da llha é a Eco Pousada Recanto da Lu que reuniu arquitetos e designers para assinar os projetos dos 11 gazebos de madeira que compõe a pousada. Antigamente o local funcionava como camping, mas contou com apoio da Fundação Baía Viva para se adaptar às novas regulamentações de preservação ambiental e tornou o negócio sustentável e não poluente. O resultado é surpreendente e chama atenção pela originalidade e bom gosto.

Nos próximos meses, mais novidades gastronômicas aportarão por lá. Em novembro de 2021, Juli Holler e o chef espanhol José Morchón – proprietários do badalado La Taperia no bairro do Rio Vermelho- inauguram uma versão do La Taperia voltada para a cozinha de brasa. O restaurante ficará na Praia de Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe.

Outra pérola do Rio Vermelho que ganha unidade na Ilha dos Frades é o Restaurante Bottino. As obras já estão em andamento e tem previsão de inauguração no início de 2022. A primorosa cozinha italiana do chef Claudio Bottino, deve funcionar na Ilha sazonalmente em períodos de alta temporada.

Praias paradisíacas e piscinas naturais

O acesso às praias se dá por barco e em um mesmo dia é possível conhecer mais de uma delas. A praia da Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe é a que possui maior infraestrutura e onde estão as principais pousadas e restaurantes. O local é um dos mais bonitos da Ilha e possui o selo “Bandeira Azul”, programa criado na França em 1980 e considerado o mais importante da categoria em todo o mundo. O selo contempla praias e marinas que cumprem um conjunto de 34 requisitos de qualidade socioambiental.

Do outro lado da Ilha, vale visitar a praia do Loreto, que além de linda e ótima para banho, conta também com uma igrejinha centenária que vale a visita. Ali pertinho, a poucos minutos de caminhada vale conhecer a praia de Paramana e suas piscinas naturais formadas por um banco de areia no “meio” do mar.

A praia do Marinheiro é uma das mais conhecidas. Com águas calmas e areia clara, é perfeita para horas de descanso e muito sol. Alguns restaurantes da vizinha Bom Jesus dos Passos fazem entrega de alimentos e bebidas, pelo mar. Por lá, é comum ver dezenas de iates e veleiros ancorados para passar alguns dias na região.

Como chegar

Para curtir as praias paradisíacas da Ilha dos Frades, existem dois acessos. A partir dos Terminais Marítimos de Salvador em embarcações privadas que podem ser alugadas, o trajeto dura em média 40 minutos; ou acesso terrestre até o Terminal Marítimo de Madre de Deus e travessia em barcos que podem ser coletivos ou privados locados com antecedência com pessoas da região.

Veja mais dicas da Bahia

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas.

SOBRE O AUTOR

Sou jornalista, capixaba e apaixonado pelo universo viajante. Sempre gostei de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Quando criança, sonhava em viajar pelo mundo e, já adulto, isso virou um propósito de vida.

Escreva um comentário