Praia de Setiba: o cartão postal de Guarapari

6

Atualizado em 28 de fevereiro de 2018

Se você já andou pesquisando sobre as praias de Guarapari, cidade que fica no litoral sul do Espírito Santo, certamente já viu alguma foto dessa praia. Com águas limpas e quase 800 metros de areia, ela é uma das preferidas dos turistas que aproveitam a boa infraestrutura para passar o dia aqui, lagarteando sob o sol: no verão, quando a população de Guarapari triplica, não é fácil conseguir um lugar nos quiosques que ladeiam boa parte da enseada.

Reserve já o seu hotel em Guarapari e garanta os melhores preços. 

Mas engana-se quem pensa que essa praia é exclusividade dos turistas. Durante todo o ano, essa gente que mora aqui pertinho aproveita as águas calmas de Setiba para relaxar, brincar com a criançada e, para quem gosta, praticar a pesca de arremesso. A praia tem algumas pedras nas extremidades, atraindo peixes que vem aos corais para se alimentar.

Outra atividade que você vai perceber logo de cara – e que é praticada basicamente por quem mora aqui – é saltar da pedra que fica a cerca de 100 metros da areia. Como se fosse um trampolim, a galera se lança ao mar em saltos quase profissionais. É um barato!

praia-de-setiba-03

Setiba é um dos cartões portais de Guarapari.

praia-de-setiba-07

Todo turista gosta: barracas se estendem até a areia.

praia-de-setiba-01AugustoBarbosa

O saltos quase profissionais de quem já é acostumado a vir aqui. Foto: Augusto Barboso

praia-de-setiba-05

Setiba tem uma paisagem tranquila que merece ser apreciada.

Essa praia urbana faz parte do Parque Estadual Paulo Cesar Vinha, uma área de proteção ambiental que margeia a costa capixaba nesta região. O nome Setiba é uma herança indígena: eles chamavam as conchas que apareciam na praia de ser, e tyba significa abundância, fartura. Assim, Setiba ficou famosa por sua quantidade de conchas.

O que também é comum por aqui são as casas de veraneio: moradores alugam suas residências para turistas por curta temporada. Um pouco mais distante do centro, Setiba tem tudo o que você procura para suas férias: praia gostosa, tranquilidade, infraestrutura adequada com duchas, banheiros, transporte público, iluminação noturna, bares e restaurantes. Será que é por isso que todo mundo vem pra cá? Bom, acho melhor você mesmo descobrir a resposta.

Planeje seu verão na Praia de Setiba

Como chegar | Partindo de Vitória, o melhor acesso é feito pela Rodovia do Sol. Guarapari está a 50 quilômetros da capital do Espírito Santo. A rodovia é duplicada e está em ótimo estado de conservação. Há cobrança de pedágio no valor de R$ 7,20 nos dois sentidos. Setiba fica a 12 quilômetros do centro de Guarapari. Quem opera esse trajeto de ônibus, partindo de Vitória, é a Viação Planeta.

Quando ir | A estação mais chuvosa do Espírito Santo é justamente o verão, de dezembro a março. Apesar das chuvas serem mais comuns nesse período, pode ficar tranquilo que elas não vão atrapalhar a sua praia: estou falando de pancadas de chuva rápidas com muitos dias claros e ensolarados. Nessa estação as temperaturas são sempre superiores aos 30 graus, mas a média anual está entre 22°C e 24°C.

Onde ficar | Em Setiba, o barato é alugar uma casa de veraneio e curtir a tranquilidade do lugar. Se quiser agitação, o centro de Guarapari está a apenas 12 quilômetros e o verão por lá sempre bomba com turistas do país inteiro e grandes eventos. Aqui você encontra outras opções de hospedagem em Guarapari.

praia-de-setiba-02

As ondas pequenas são ideais para crianças.

praia-de-setiba-04

A extrema direita de Setiba é cheia de pedras que formam uma bela paisagem.

praia-de-setiba-08

Nas pedras, o bom mesmo é praticar pesca de arremesso.

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um jornalista que gosta de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Desde menino, meu desejo era viajar pelo mundo. Já adulto, descobri que isso não era apenas um sentimento, mas um propósito de vida.

6 Comentários

  1. Avatar
    alceu da costa medeiros on

    estou apaixonado/ por tudo no Espirito Santo. mas, tenho que decidir/ entre SETIBA, ou PIUMA. devo comprar um IMOVEL.( agora em junho 2018) tenho 2 em vistas.todas as outras. cidades tem suas Belezas/ sem duvidas. tenho 25 dias. para mim. decidir/ kkkkkkkkk. dificil tarefa. ( obrigado/ ao meu grande Arquiteto do Universo.) por me dar a oportunidade de morar/ nesse paraiso chamado. ESPIRITO SANTO. ALCEU DA COSTA MEDEIROS/ BOA VISTA. RORAIMA.

Escreva um comentário