Por que contratar o seguro viagem?

0

Atualizado em 5 de setembro de 2021

Quem começa a planejar uma viagem pensa na escolha do destino, no preço das passagens aéreas, no hotel aonde vai se hospedar e, claro, em como vai aproveitar os dias de folga. Mas pouca gente se preocupa em contratar o seguro viagem, um item tão importante que – literalmente – pode salvar sua vida.

Então, por que você deve contratar o seguro viagem? Primeiro, entenda que deixar de comprar o seguro pode se tornar um grande problema. Nós nunca pensamos em eventuais acidentes ou doenças que podem aparecer durante a viagem: uma crise alérgica provocada por uma comida diferente, um pé torcido, uma dor de dente inesperada e pequenos incidentes, que em nosso dia a dia seriam coisas simples de resolver, em uma viagem podem lhe custar muito caro.

Quer fazer as contas? Procure saber quanto custa um atendimento de urgência no país para onde está indo.

Nos Estados Unidos, por exemplo, um simples curativo pode custar mais de USD 2.000. Se o seu caso for de internação, cada diária vai lhe custar USD 4.000 e, se o problema for grave, uma diária na UTI pode sair por USD 12.500. E olha que a gente nem pensou em exames, medicamentos e cirurgias.

E tem mais: na maioria dos países europeus você só entra se tiver um seguro viagem. Essa regra foi estabelecida pelo Tratado de Schengen – o tratado da livre fronteira – e exige que o turista tenha uma cobertura médica de, no mínimo, EUR 30.000 para entrar em qualquer país.

O seguro viagem possibilita que você viaje mais tranquilo, principalmente nas questões que envolvem a sua saúde, mas ele também tem cobertura contra furtos, roubos, desvios de malas e cancelamento de voos. Você só precisa escolher a opção que melhor se adeque ao seu bolso e à sua viagem.

Mas a melhor notícia é que, geralmente, o seguro viagem é barato. Eu não viajo sem a garantia de que serei atendido com tranquilidade onde quer que eu esteja e, quase sempre, isso não representa 10% do meu custo total da viagem. Faça sua cotação e com a Mondial Assistance.

Foto: 401kcalculator.org

SOBRE O AUTOR

Sou jornalista, capixaba e apaixonado pelo universo viajante. Sempre gostei de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Quando criança, sonhava em viajar pelo mundo e, já adulto, isso virou um propósito de vida.

Escreva um comentário