Atualizado em 2 de janeiro de 2019
Longe de hotéis e grandes empreendimentos, a Playa Paraiso fica escondida na parte sul de Cayo Largo, ilhota que faz parte do arquipélago de Cuba. Chegar aqui, somente de avião. Mas, pode apostar que cada minuto de viagem vale a pena.
Na verdade, minha parada nesta praia acontece durante um passeio de catamarã que nos leva a vários lugares incríveis. Você pode ver mais em: A Ilha das Iguanas em Cayo Largo e Cayo Largo: a imperdível Playa Sirena.
Entre as melhores
Só para você ter uma ideia, essa praia foi eleita a quarta melhor do mundo pelos usuários do Tripadvisor em 2016. Mas muito antes de eu e você chegarmos aqui, outros habitantes já haviam descoberto esse paraíso. E é justamente por sua natureza que essa praia é tão especial.
Aqui, enormes estrelas do mar, dezenas de espécies de peixes e tartarugas-marinhas fazem desse lugar sua casa. Inclusive, durante a época de desova, algumas partes da praia podem ficar interditadas.
Como o nome da praia diz, o mar é lindo e tem um tom azul-turquesa. É um pouco mais de movimentado do que sua vizinha, Playa Sirena, mas nada que nos faça desistir de um banho. Outra característica dessa praia é que, quando a maré sobe, pequenas lagoas se formam na enseada. Isso se estende por grande parte da área entre a vegetação e o mar.
Aqui também há barracas e espreguiçadeiras que são alugadas. Se você não quiser pagar por isso, apenas estenda algo para se deitar sob as sombras das árvores que ornam a margem do paraíso.
O uso de roupas é obrigatório na Playa Sirena, mas em Playa Paraiso, o uso de trajes de banho é opcional. Apesar disso, eu não vi nada além de mulheres fazendo topless, já que o pessoal que curte o naturismo fica mais para o lado oriental da praia.
Planeje sua vista à Playa Paraiso
Quanto custa | O passeio de catamarã custa CUC 48 e tem paradas em vários outros lugares. Se quiser passar apenas um dia em Cayo Largo, o pacote que inclui as passagens aéreas de ida e volta, saindo de Havana, o passeio, os traslados, o almoço e todas as bebidas, custa CUC 229. A partida acontece por volta das 4h e o retorno é depois das 20h. O restaurante da Playa Sirena funciona das 8h às 17h.
Se quiser ir de forma independente, será preciso pagar cerca de CUC 160, pelos voos de ida e volta. E também uma diária no Hotel Pelicano, por exemplo, custa CUC 237, por pessoa. Um táxi do centro – chamado de Pueblo – até a Playa Paraiso custa cerca de CUC 15.
Entenda como funciona o câmbio no país em: Dinheiro em Cuba: câmbio, taxas e saques.
Quando ir | A alta temporada vai de dezembro a março. É quando os preços ficam mais altos e os hotéis mais lotados. Julho e agosto são os meses mais quentes e o calor é insuportável.
A temporada de furacões vai de junho a novembro, mas claro que isso não significa que vai ter furacão. Na prática, essa temporada significa que começou o período de alerta contra furacões e, portanto, governos e população devem ficar atentos.
Veja outros detalhes em: Escolha quando viajar para Cuba.
Quem leva | A Cubatur tem exclusividade nos passeios de Cayo Largo, por isso, os preços são tabelados e é impossível conseguir um desconto. Para contratar, você deverá ir até uma das agências ou procurar um balcão da empresa nos principais hotéis do país. Eu explico como são esses serviços em: Como funcionam as agências de viagem em Cuba.
Como chegar | A única forma de chegar a Cayo Largo é de avião. O Aeroporto Internacional Vilo Acuña (CYO) é bem pequeno, mas tem serviços básicos. A Aerogaviota é principal companhia que opera aqui, mas para comprar a passagem, você precisará procurar a Cubatur, já que os voos são fretados pela empresa. As aeronaves partem do Aeroporto de Havana (UPB), que fica na Praia de Baracoa, a 30 quilômetros do Centro, e a viagem dura cerca de 30 minutos.
Para ver mais detalhes, leia: Como chegar a Cayo Largo.
Para chegar à Playa Paraiso, você deve contratar um passeio de catamarã ou tomar um táxi saindo do Pueblo. As embarcações saem do píer de Cayo Largo e a viagem demora cerca de 30 minutos.
O Aeroporto Internacional José Martí (HAV) fica em Havana e é a principal porta de entrada de Cuba. Não há voos direto do Brasil para cá, e as empresas mais utilizadas por brasileiros são a Copa Airlines, que faz paradas no Panamá, e a Avianca, que faz escala na Colômbia. Aproveite para comprar sua passagem aerea.
Onde ficar | Há inúmeros hotéis em Cayo Largo e, como a ilha é pequena, a sua escolha deverá levar em conta as comodidades oferecidas.
Reserve já o seu hotel em Cayo Largo e garanta os melhores preços.
A ilha é estreitamente turística e não há moradores: as pessoas chegam para trabalhar e passam uma temporada de 20 dias. Isso significa que não há vida além dos resorts e o que encontramos no pequeno centro o são restaurantes e lojas para turistas.
O que levar | Como esta é uma paisagem natural, há bastante mosquito e, por isso é indispensável usar repelente. Protetor solar e óculos de sol também são itens básicos. Eu ainda aconselho trazer água, lanches rápidos e uma muda de roupa para trocar na volta.
Visto e documentos | Brasileiros necessitam de visto para entrar em Cuba. Além disso, você vai precisar do seguro viagem, do certificado de vacinação contra febre amarela e do comprovante de onde ficará hospedado. Eu explico esses detalhes em: Como comprar o visto para Cuba.
Seguro viagem | O seguro viagem é obrigatório para quem pretende ir a Cuba. Sem ele, você será impedido de entrar no país. Veja como comprar seu seguro com desconto.
Informações importantes | Cuba é um país muito peculiar e ainda pouco conhecido em sua diversidade. Muito mais do que é divulgado na mídia, o país possui regras próprias e bem diferentes do resto do mundo: como ter uma moeda exclusiva para turistas. Antes de viajar, eu sugiro que você leia: Viagem a Cuba: informações essenciais.
8 Comentários
Olá! Estou querendo ir para Cuba de forma independente,mas estou um pouco insegura em relação às hospedagens.É tranquilo comprar pelo Booking? Como vc reservou suas hospedagens?
Quanto a Cayo Largo vi que vc falou muito sobre mergulho.Mesmo quem não mergulha vale a pena ir para lá curtir a praia e fazer passeios de barco?
Um abraço,
Liana
Oi, Liana.
Leia isso: https://www.penaestrada.blog.br/super-dicas-de-hospedagem-em-cuba/
Um abraço.
Olá Altier, você sabe se dá para fazer o trajeto Varadero – Cayo Largo – Havana, ou tem que ir e voltar por Varadero? Excelentes dicas! Parabéns
Oi, Daniele.
É possível sim, mas os voos são por demanda, então não há garantia de que o avião sairá exatamente no dia que você quer.
Em Cuba, você sempre vai precisar de uma agência para comprar pacotes para Cayo Largo.
Então, o que você terá que fazer é organizar tudo assim que chegar no país. Mesmo assim, fique esperta, porque os cancelamentos são constantes.
Um abraço e boa viagem!
Uma dúvida
O passeio de catamarã está incluído nesse valor de 229 CUC´s?
Sim, está, Bernardo.
Oi, dá para fazer o passeio de catamara indo e voltando para cayo largo no mesmo dia?
Oi, João.
Sim, o passeio é feito em um dia.
Um abraço.