Planeje sua viagem para Havana

0

Atualizado em 19 de Fevereiro de 2018

Capital de um país intrigante, cheio de história e cultura, pode apostar que uma viagem para Havana não será como outra qualquer. Aqui, você caminha em ruas que parecem presas ao passado. Mesmas ruas que são cenários do dia a dia de uma população alegre e festeira.

Eu fiquei impressionado com como a cidade é cheia de contrastes. O estilo de vida dos cubanos é, ao mesmo tempo, tão parecido e tão distante do nosso, aqui no Brasil.

O turismo, por aqui, tem aumentado e, aos poucos, mais brasileiros têm escolhido fazer uma viagem para Havana. De forma geral, quem vem para cá quer mergulhar nessa colorida cidade e já chega com a mente impregnada por seus ícones, como Fidel Castro e Che Guevara.

Planeje sua viagem para Havana

Exemplar do Diário de Che distribuído gratuitamente à população pelo governo.

É justamente por causa da política em Cuba, que as coisas não são fáceis por aqui. A internet não funciona bem, as agências de turismo são controladas pelo governo e alimentos e combustíveis são racionados.

Porém, ao planejar sua viagem para Havana, saiba que com uma boa organização, é possível evitar alguns estresses. Dá para aproveitar bastante o que este maravilhoso lugar tem a oferecer. Eu adorei Havana e acho que você também pode gostar.

Planeje sua viagem para Havana

Os prédios do governo têm homenagem aos revolucionários Che e Cienfuegos.

Planeje sua viagem para Havana

Informações Básicas
Quando ir | O céu é azul e ensolarado praticamente o ano inteiro na ilha de Cuba, mas existem épocas em que o calor beira o insuportável. Veja mais em: Quando viajar para Cuba.
Como chegar | Você pode chegar a Havana de avião ou de cruzeiro. Se já estiver em Cuba, pode ainda usar carro ou ônibus, mas é preciso se planejar bem. Veja mais em: Como chegar a Havana.
Onde ficar | Uma viagem para Havana é com voltar no tempo, e, em cada bairro da cidade, você vê o charme e a peculiaridade do lugar. Vale a pena descobrir qual combina mais com você. Veja mais em: Onde se hospedar em Havana
Onde comer | Durante sua viagem a Havana, você vai comer bem e sem se preocupar com o preço. A culinária daqui parece com a brasileira e diversidade de sabores é o que não falta. Veja mais em: Onde comer em Havana.

Visto e documentos

Brasileiros necessitam de visto para entrar em Cuba. Além disso, você vai precisar do seguro viagem, do certificado de vacinação contra febre amarela e do comprovante de onde ficará hospedado. Eu explico esses detalhes em: Como comprar o visto para Cuba.

O seguro viagem é indispensável para sua viagem e você deve garantir isso antes de sair do Brasil. Para consultar os preços e comparar os serviços, acesse este site.

Cuba é um país muito peculiar e ainda pouco conhecido em sua diversidade. Muito mais do que é divulgado na mídia, o país possui regras próprias e bem diferentes do resto do mundo: como ter uma moeda exclusiva para turistas. Antes de viajar, eu sugiro que você leia: Viagem a Cuba: informações essenciais.

Planeje sua viagem para Havana

As ruas de Havana parecem parar no tempo.

Planeje sua viagem para Havana

Cena típica de Havana Vieja.

Quanto custa

Cuba tem duas moedas oficias: o peso cubano (CUP), que é usado por quem vive no país, e o peso convertível (CUC), usado por turistas. Isso afeta diretamente o nosso bolso, já que o CUC é, praticamente, equivalente ao euro. Você vai ver isso nos comércios locais, nos hotéis, no táxi e em qualquer outro serviço – com raras exceções – onde a cotação será de um para um (EUR 1 = CUC 1). Eu explico melhor em: Dinheiro em Cuba: câmbio, taxas e saques.

Como quase tudo, aqui, é de controle do governo, as coisas acabam ficando mais caras para o turista, por não existir livre concorrência. Ainda assim, uma viagem para Havana é algo extremamente especial e eu incentivo muito que as pessoas façam.

Para que você consiga visualizar e organizar melhor seus gastos, sugiro que você leia: Quanto custa viajar para Cuba.

Quanto custa viajar para Cuba

O país convive com duas moedas, sendo que os turistas usam o peso convertível.

O que fazer em Havana

Quem coloca os pés nas terras de Fidel não deve se limitar a conhecer apenas a capital, é claro. Mas é em Havana que você sente a leveza do povo cubano, vê o cotidiano de quem vive aqui e se sente parte dessa cidade que parece – mesmo – parada no tempo.

Planeje sua viagem para Havana

A Plaza de la Revolución é cartão-postal mais famoso de Cuba.

Conhecer a Ciudad Vieja, o centro histórico de Havana, garantir uma foto na Plaza de la Revolución, onde está o famoso mural de Che Guevara, visitar uma autêntica fábrica de charutos e tantos outros lugares emblemáticos da capital cubana vai ser legal, mas nada se compara à oportunidade de simplesmente caminhar pela cidade e interagir com os moradores.

Visite mercados, sente-se nas praças, beba um mojito, almoce num dos paladares, restaurantes de comida caseira super barata. Isso é experimentar Havana e sua vida pulsante.

Planeje sua viagem para Havana

Cubana com trajes típicos.

Planeje sua viagem para Havana

A comida caseira dos paladares.

Para organizar seus dias, sugiro que você leia: Roteiro de viagem para Cuba e veja todos os posts que publiquei sobre a cidade.

Havana
0 Como chegar a Havana

Planejar como chegar a Havana é estar um passo mais perto de conhecer a exótica capital de Cuba. Ainda que o país esteja cada vez mais no roteiro dos viajantes…

Havana
0 Onde comer em Havana

Se tem uma coisa com que você não precisa se preocupar em Cuba é com a comida. Eu digo isso porque você pode comer bem e barato, já que a…

Havana
0 Os caminhos de Che Guevara em Havana

Apesar de ter nascido na Argentina, Ernesto Guevara de la Serna se tornou um dos maiores ícones da Revolução Cubana, que tomou o país em 1959 e, até hoje, está…

Havana
0 Onde se hospedar em Havana

Cuba é um destino muito procurado por turistas, porém, mesmo com toda essa atenção, algumas coisas não são tão fáceis. Escolher bem onde se hospedar em Havana, capital da ilha,…

Cayo Guillermo
6 Quanto custa viajar para Cuba

Que a terra de Fidel Castro é incrível, cheia de história e de belezas naturais você já imagina, mas eu lamento informar que nem tudo aqui é essa maravilha. Como,…

Cayo Guillermo
8 Superdicas de hospedagem em Cuba

Apesar de ser um destino muito procurado, escolher um meio de hospedagem em Cuba não será tão fácil assim. Cheio de peculiaridades e com um apanhado de hotéis ultrapassados, é…

CONPARTILHE COM SEUS AMIGOS

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um jornalista que gosta de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Desde menino, meu desejo era viajar pelo mundo. Já adulto, descobri que isso não era apenas um sentimento, mas um propósito de vida.

Escreva um comentário