Pesquisar
Close this search box.

Trekking na Estrada Real: entre as rotas mais completas do país

Atualizado em 10 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Planeje seu trekking na Estrada Real

A Estrada Real tem mais de 1.600 quilômetros de extensão. Todo esse trajeto pode ser feito a pé, em um trekking alucinante de 121 dias.

Você vai caminhar por estradas que nem sempre estão asfaltadas e trilhas que originalmente eram usadas para levar o ouro e as pedras preciosas – a mercadoria saía de Minas Gerais com destino ao litoral do Rio de Janeiro e de São Paulo.

Trekking na Estrada Real

A Estrada Real é uma das rotas mais completas do país, e a melhor maneira de programar o seu trekking é dividindo-o em partes.

A estrada tem quatro diferentes caminhos que podem servir como base para os seus planos: Caminho do Diamante, Caminho Velho, Caminho Novo e Caminho Sabarabuçu.

Planeje seu trekking na Estrada Real

Caminho Velho

Do mar às minas, soma 630 quilômetros. Saindo de Paraty, no litoral fluminense, passa pela Serra da Mantiqueira, pelo Circuito das Águas, por antigas vilas transformadas em cidades de médio porte e grande potencial turístico.

A parada final é em Ouro Preto, ponto central da Estrada Real.

O Caminho Velho foi a primeira via aberta oficialmente pela Coroa Portuguesa para o tráfego entre o litoral fluminense e a região mineradora.

A notícia da riqueza das minas fez com que fosse decretado como legal somente o Caminho Velho, instituindo crime de lesa-majestade quem adentrasse o interior do país sem passar pelos registros de fiscalização e controle.

Caminho Novo

Os 515 quilômetros do Caminho Novo são os mais jovens da Estrada Real. Sua criação ocorreu em 1698, mas foi entre 1722 e 1725 que a rota estava finalmente definida.

De Ouro Preto ao Rio de Janeiro, liga Minas Gerais ao mar da capital fluminense. Hoje, repleto de atrativos turísticos, guarda dezenas de vestígios da época mineradora, um verdadeiro convite para o viajante.

Planeje seu trekking na Estrada Real

Aberto para ser alternativa ao Caminho Velho, devido às necessidades de recebimento de mais trabalhadores e equipamentos e do escoamento da crescente produção de ouro e diamantes, o Caminho Novo guarda para os turistas uma série de elementos da época das bandeiras e das primeiras explorações do território.

São túneis, chafarizes e fazendas, alguns hoje transformados em confortáveis meios de hospedagem, que resgatam construções e costumes dos séculos 18 e 19.

Planeje seu trekking na Estrada Real

A Inconfidência Mineira é a principal marca histórica de uma série de municípios do Caminho Novo.

As dificuldades, lutas e ideais defendidos pelos inconfidentes estão até hoje marcadas em locais como Conselheiro Lafaiete e Ouro Branco, em Minas Gerais, e Inconfidência, distrito de Paraíba do Sul, no estado do Rio de Janeiro, que guarda o Museu de Tiradentes.

Caminho dos Diamantes

O Caminho dos Diamantes tem cerca de 350 quilômetros e liga Diamantina a Ouro Preto. Passou a ter grande importância a partir de 1729, quando as pedras preciosas de Diamantina ganharam destaque nas economias brasileira e portuguesa.

Além da história de seus municípios, da cultura latente e da gastronomia típica, o Caminho dos Diamantes destaca-se pela beleza natural.

Planeje seu trekking na Estrada Real

Abriga o Parque Nacional da Serra do Cipó – trecho da Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço – e suas cachoeiras, paredões e serras que permitem atividades como canoagem, rafting, moutain bike, cavalgadas, escaladas e, claro, boas viagens de carro por estradas de terra, entre pequenas cidades e vilarejos, ricos em fauna e flora.

Seu entorno conta ainda com outras sete unidades de conservação. São os Parques Estaduais do Rio Preto, de Biribiri, do Itambé, da Serra da Candonga, da Serra do Rola-Moça e do Itacolomi, além do Parque Nacional das Sempre-Vivas.

Planeje seu trekking na Estrada Real

A paisagem do Cerrado, que marca toda a região, mescla vegetação de campos de altitude com zonas de transição para Mata Atlântica.

Próximo ao Caminho dos Diamantes, no município de Confins, está o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, importante elo entre cidades do sudeste brasileiro com diversas regiões do mundo.

Caminho de Sabarabuçu

O Caminho de Sabarabuçu foi criado como uma rota alternativa entre o Caminho dos Diamantes e a cidade de Ouro Preto. Seus 160 quilômetros conectam os distritos de Cocais (Barão de Cocais) e de Glaura (Ouro Preto).

A curta distância é suficiente para abrigar lugares com muita história para contar.

Há cerca de trezentos anos, as serras íngremes do trecho, cortadas por cursos d’água como o rio das Velhas, eram vistas como verdadeiros tesouros, onde seria possível achar ouro e outros metais preciosos. Essa crença devia-se ao brilho que a atual Serra da Piedade (antigo Pico de Sabarabuçu) tem.

O que os bandeirantes imaginavam ser ouro é, na verdade, o minério de ferro do topo da montanha, que reflete a luz do sol.

O caminho segue margeando o rio das Velhas e tem a Serra da Piedade, do alto dos seus 1.762 metros, como um dos atrativos. Além da mítica história da serra que reluz, servia também como referência de localização para a chegada nas minas a partir de Raposos, Sabará e Caeté.

Planeje seu trekking na Estrada Real

Independente de qual seja a sua escolha, há uma forma muito bacana para montar o seu roteiro.

Os Roteiros Planilhados têm informações sobre todos caminhos, percursos, as atrações turísticas, opções de hospedagem e de restaurantes.

Além disso, é possível compartilhar o roteiro com os amigos e com outros viajantes do seu grupo, caso não esteja viajando sozinho.

Minha experiência

Apesar de não ter feito o trekking completo pela Estrada Real, eu pude experimente um pouco dessa ferramenta quando fiz uma pequena trilha de cinco quilômetros entre Chapada e Lavras Novas, um dos trechos da Estrada Real que pouca alteração teve desde que foi aberto.

Com a planilha gerada em mãos, foi muito fácil seguir na direção certa.

Planeje seu trekking na Estrada Real

Além disso, todo esse trajeto é sinalizado com 13 marcos da Estrada Real devidamente numerados.

A trilha é bem fácil, começando no distrito de Chapada que tem uma igrejinha bem bonita. O circuito só fica um pouco íngreme no último quilômetro, mas é bem tranquilo.

Veja mais dicas de Minas Gerais

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver mais dicas de Minas Gerais.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

7 respostas

  1. Oi Cristiane! Estou me planejando para fazer a trilha e estou com a mesma dúvida em relação à segurança da trilha para caminhantes mulheres. Poderia me ajudar? Obrigada!

  2. Altier, tudo bem? queria muito fazer um trecho, de uns 6 dias na estrada real, não conheço nada da trilha, você teria alguma empresa ou grupo para indicar?

  3. Oi, Cristiane.

    Não tenho relatos de que esse trecho seja perigoso, mas, de qualquer forma, nunca é bom fazer um trekking sozinha, né?!

    Um abraço.

  4. É seguro para um mulher fazer sozinha o caminho dos diamantes, atualmente? Tô pesquisando e vi que tem alguns trechos que não estão tão bons paro caminhante, também.

  5. Olá gostaria de adquirir um guia dessa viagem…..pois desejo fazer a pé. . Obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *