Pesquisa mostra quem são os leitores do blog

0

Atualizado em 5 de setembro de 2021

Para conhecer melhor os leitores do blog, eu fiz uma pesquisa com algumas questões que considero essenciais para definir meus novos roteiros de viagem, mas não apenas isso. Os resultados dessa pesquisa vão orientar também o meu modo de trabalhar e de selecionar novos parceiros, por exemplo.

Para começar, a pesquisa mostrou que 60% dos leitores do blog são mulheres, e que 78% tem nível superior completo. Com as respostas, eu vi que a maioria deles, 49%, têm idade entre 26 e 40 anos, isso eu já podia imaginar, mas o que me surpreendeu é que cerca de 20% dos leitores que me acompanham têm mais de 50 anos.

Quando questionados com que frequência viajam, 34% disseram viajar de três a quatro vezes por ano, 25% responderam que viajam, no mínimo, duas vezes por ano, 19% disseram viajar mais de cinco vezes no mesmo período, e 15% afirmaram viajar uma vez, apenas durante as férias anuais.

vezes

Se tivessem que escolher um país para as próximas férias, 35% escolheriam viajar para o Peru, 29% para a Tailândia e 18% prefeririam viajar pelo Brasil. Entre as opções estavam também, os Estados Unidos, escolhido por 7% dos leitores, e os Emirados Árabes, com 5%.

Quando perguntados qual região brasileira eles consideram mais interessante, 53% escolheram o Nordeste. Em segundo lugar apareceu a Região Sul, com 18%, seguida da Região Sudeste com 15%. As Regiões Centro-Oeste e Norte foram a escolha de 7% e 6% dos leitores, respectivamente.

regioes

Atividades

Eu também perguntei quais atividades ao ar livre os leitores gostam de fazer quando viajam. Nessa questão, 51% responderam que curtem fazer caminhadas leves e contemplar a natureza. Outros 33% disseram gostar de fazer trilhas e tomar banho de cachoeira, enquanto que 6% afirmaram que praticar o esnórquel e o mergulho autônomo são seus favoritos.

Perguntados como planejam suas viagens, mais da metade, 55%, afirmou montar um roteiro com os principais pontos turísticos da cidade. Outros 33% disseram que preferem relaxar e curtir a viagem, mesmo que não vejam tudo. Os leitores que preferem destinar um tempo para conhecer melhor a cultura local interagindo com os moradores somaram 11%, e aqueles que preferem aproveitar a vida noturna alcançou 1%.

Dinheiro

Eu aproveitei a pesquisa para saber como os leitores do blog se comportam na hora de gastar seu dinheiro. A resposta da maioria, 64%, foi que economizar é importante, mas o conforto está em primeiro lugar. Aqueles que fazem de tudo para economizar somaram 33%, e os leitores que não fazem questão de guardar uma grana, enquanto viajam, atingiram 3%.

dinheiro

Quando questionados sobre o que eles acham das viagens que faço a convite de empresas ou de órgãos públicos, 40% dos leitores disseram que acham importante porque apresentam destinos e serviços interessantes. Outros 37% disseram ser indiferentes a viagens patrocinadas, já que consideram todo o conteúdo interessante, e 19% disseram que percebem imparcialidade nesse tipo de reportagem. Apenas 4% responderam não gostar das viagens patrocinadas por acreditarem que os temas são abordados de forma parcial.

A pesquisa foi feita entre os dia 28 de outubro e 2 de novembro de 2015 com 80 leitores que voluntariamente responderam a este questionário.

SOBRE O AUTOR

Sou jornalista, capixaba e apaixonado pelo universo viajante. Sempre gostei de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Quando criança, sonhava em viajar pelo mundo e, já adulto, isso virou um propósito de vida.

Escreva um comentário