Um breve passeio em Paraty

0

Atualizado em 2 de janeiro de 2019

Paraty, no estado do Rio de Janeiro, nasceu em torno da Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, sua padroeira. As construções de seus casarões traduzem o estilo da época. Enquanto os misteriosos símbolos maçônicos, que enfeitam as paredes dos prédios, nos levam a imaginar como era a vida no Brasil de antigamente.

A pequena vila cresceu vendo a riqueza do ouro que vinha de Minas Gerais, pela emblemática Estrada Real, chegar às suas ruas de pedra. Hoje é proibido o tráfego de automóveis no Centro Histórico de Paraty. Com isso, a viagem ao passado se torna  possível a todos que a visitam.

Um breve passeio por Paraty

A tradicional vista de Paraty.

Um breve passeio por Paraty

A cidade cresceu ao redor da igreja.

Encantos de Paraty

Se o lado histórico da cidade encanta nossos olhos, as atividades no mar são um alívio para o corpo. Eu não perdi a oportunidade de fazer um passeio de escuna na cidade e realmente é algo que recomendo, já que as praias mais urbanas não são lá grandes coisas.

Logo que cheguei, fui para o cais de Paraty. Na partida, alguns golfinhos vieram nos receber: era o início de um grande dia com belas praias e ilhas formando um visual perfeito. Entre as paradas para banho, a que mais gostei foi a da praia que fica em frente à casa do velejador e viajante veterano, Amyr Klink. A praia é calma, com poucas ondas e a água quente, bem agradável.

Reserve já o seu hotel em Paraty e garanta os melhores preços. 

Um breve passeio por Paraty

Um dia cheio de belezas no passeio de escuna.

Um breve passeio por Paraty

Alguns companheiros do dia.

Um breve passeio por Paraty

Saindo do pier de Paraty.

Já no fim de tarde, uma volta pelo centro histórico encerrou o meu dia em Paraty. As inúmeras lojinhas de artesanato do Centro Histórico mereciam uma visita. Pelas ruelas, os artistas improvisam seus espaços para, ali mesmo, produzirem suas peças.

Minha passagem pela foi rápida, mas me deixou com muita vontade voltar. Se você está planejando vir para cá, veja essa dica de hostel em Paraty.

Um breve passeio por Paraty

O velejador Amyr Klink tem uma casa alí atrás.

Um breve passeio por Paraty

Eu realmente adorei essa praia.

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um viajante apaixonado pelas coisas desse mundo. Um jornalista que adora contar boas histórias e compartilhar informações de viagem. Meu propósito de vida é ajudar outras pessoas a conhecerem lugares novos e a viverem experiências inesquecíveis.

Escreva um comentário