Mais países tornam o seguro viagem obrigatório

0

Atualizado em 18 de junho de 2018

Nos últimos meses, alguns países anunciaram que tornaram o seguro viagem obrigatório para turistas. O Equador foi o mais recente, mas a longa lista tem ainda Cuba, Venezuela, Dubai, Rússia, Argélia, Irã e todos os países da comunidade europeia que fazem parte do Tratado de Schengen.

Aliás, quem já visitou a Europa sabe que o seguro viagem obrigatório não pode ser qualquer um. Tem que ser um seguro específico para o Antigo Continente. Então, antes da viagem, é muito importante pesquisar bastante para não ser pego de surpresa.

Para deixar as coisas bem claras, quando um país define que o seguro viagem é obrigatório, isso significa que os oficiais da imigração poderão exigir que você mostre o comprovante no momento da chegada ao país. Sem ele, você será impedido de entrar.

Uma dica de ouro que sempre dou é contratar o seguro viagem mesmo que o país de destino não exija, porque, na maioria dos casos, os gastos com hospital para estrangeiros são muito altos.

Seguro viagem obrigatório

Na América Latina, a maioria dos países não exige a contratação de um seguro viagem, com a exceção de Cuba, Venezuela e Equador.

Os Estados Unidos não exigem a contratação obrigatória do seguro, porém, o custo de qualquer atendimento médico no país é altíssimo e, nessas horas, é melhor estar assegurado.

Na Europa, o seguro viagem obrigatório nos seguintes países: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslovênia, Eslováquia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Itália, Islândia, Letônia, Lituânia, Liechtenstein, Malta, Noruega, Luxemburgo, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia e Suíça.

A Austrália também considera o seguro viagem obrigatório e, sem ele, você pode ser impedido de entrar no país.

Onde comprar

Eu lhe indico a fazer uma cotação e comprar com a Seguros Promo. Eles reúnem as melhores operadoras do mundo e mostram qual o melhor valor para você, dentro que o seu destino exige. Pode confiar que o serviço é campeão.

Passaporte em dia

Além do seguro viagem, é preciso se atentar à documentação exigida. Na América Latina, por exemplo, existem alguns países para viajar sem passaporte, mas ele permanece sendo o documento oficial do viajante em todos os lugares do mundo.

Checar o prazo de validade também é importante. Afinal, alguns destinos pedem que o passaporte seja válido por até seis meses após a data de chegada ao país.

Outro detalhe é se atentar ao visto que pode ser exigido pelo país de destino. Nos Estados Unidos, mesmo que seja só conexão, é exigido o visto americano.

Certificado de vacinação

Mais de 130 países exigem o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia contra diversas doenças, inclusive a febre amarela. Por isso, vale pesquisar com antecedência e se planejar sem estresse. Para lhe auxiliar, sugiro que você leia: Como solicitar o certificado de vacinação.

CONPARTILHE COM SEUS AMIGOS

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um jornalista que gosta de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Desde menino, meu desejo era viajar pelo mundo. Já adulto, descobri que isso não era apenas um sentimento, mas um propósito de vida.

Escreva um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.