Pesquisar
Close this search box.

10 Parques Nacionais mais visitados do Brasil – com fotos

Atualizado em 10 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Foto: João Tzanno

As áreas de proteção ambiental brasileiras têm se consolidado como fortes atrativos turísticos em diferentes áreas do país. Em 2021, as unidade de conservação receberam mais de 6,9 milhões de visitantes, segundo dados do ICMBio e eu vou mostrar quais foram os dez parques nacionais mais visitados no Brasil.

Se você já conhece um pouco meu conteúdo, com certeza já percebeu que eu gosto de me aventurar e valorizar as belezas naturais do nosso país.

Chapada das Mesas, Chapada dos Guimarães, Chapada Diamantina, Jericoacoara e Lençóis Maranhenses são alguns dos muitos parques nacionais que já estiveram em meus roteiros.

Parques Nacionais mais visitados do Brasil

O Brasil tem 74 unidade de conservação, divididos em várias categorias e o curioso é que apenas estes 10 Parques Nacionais mais visitados no Brasil somam 65% do total de visitantes registrados no período. Isso significa que há parques bem pouco visitados.

1. Parque Nacional da Tijuca

No primeiro lugar da lista está o Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro, com mais de 1,7 milhão de visitantes – 1,2 milhão a mais que em 2020.

Parques Nacionais mais visitados do Brasil
Foto: Mauro Lima

O Parque é o queridinho nacional e muito procurado por abrigar uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, o Cristo Redentor, mas não é penas por isso. Há muitas outras opções de entretenimento e oportunidades de recreação em contato com a natureza, como a Trilha Transcarioca, pioneira da Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso.

2. Parque Nacional de Jericoacoara

Jericoacoara – ou simplesmente Jeri, apelido carinhoso dado pelos frequentadores – é uma praia do Ceará. Na verdade, é uma vila, um distrito da cidade de Jicoca de Jericocoara. Ela se encaixa em qualquer situação: está entre os melhores destinos de ano novo, melhores praias do nordeste e também entre os melhores Parques Nacionais do país.

Fotp: Tamires Lopes

Em 2021, o Parque Nacional de Jericoacoara teve 1,6 milhão de de visitantes, consagrando o destino com um dos mais perfeitos em todas épocas do ano.

3. Parque Nacional Serra da Bocaina

O Parque Nacional da Serra da Bocaina, por sua dimensão e grande variação de altitude, apresenta variadas paisagens e diversos atrativos naturais como praias, piscinas naturais, rios, cachoeiras, picos e mirantes, sem contar a riqueza de flora e fauna, típica da Mata Atlântica.

Parques Nacionais mais visitados do Brasil
foto: Halley Pacheco de Oliveira

Também são muitos os atrativos de interesse histórico e cultural, como os caminhos e trilhas do ouro que o atravessam, remanescentes da época dos tropeiros, bem como a cultura caipira e caiçara conservada na porção serrana e litorânea, respectivamente. Em 2021, o Parque recebeu 718.453 visitantes.

4. Parque Nacional do Iguaçu

É fácil entender porque 969,380 turistas se deslocaram até o Parque Nacional do Iguaçu no ano passado. Presenciar a grandeza das Cataratas do Iguaçu é algo indescritível, ainda mais se você incluir a aventura que é o Macuco Safári.

Foto: Christhian Gruhn

Chegar pertinho desse conjunto de 275 cachoeiras, escorrendo de penhascos com até 82 metros de altura é algo que vale experimentar para dar à visita aquele gostinho de aventura..

5. Parque Marinho Fernando de Noronha

É claro que Noronha não iria ficar de fora. Afinal, é um dos paraísos mais famosos no território brasileiro. Fernando de Noronha conquista qualquer um que se aventure a chegar até o aruipelago.

Parques Nacionais mais visitados do Brasil
Foto: Allan Rodrigues

São praias incríveis, trilhas, mergulhos e uma vilazinha charmosa. Tudo o que você precisa para passar seus dias perfeitos em uma ilha. Em 2021, mais de 530 mil pessoas viajaram para Noronha.

6. Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Essa imensa região de dunas, lagos e restinga é maior que a cidade de São Paulo. Além disso, é um dos melhores parques nacionais para você visitar no Brasil. Mas é bom ficar de olho na melhor época para encontrar as lagoas cheias – prefira ir entre junho e agosto.

Parques Nacionais mais visitados do Brasil
Foto: Seiji Seiji

Leva alguns segundos para a gente absorver a visão dos lagos entre o deserto de areia, mas um roteiro de dois dias é o suficiente e dá para aproveitar bastante. No ano passado, o Parque recebeu pouco mais de 280 mil viajantes.

7. Parques Nacionais de Aparados da Serra e Serra Geral

Na lista dos parques nacionais mais visitados também encontramos paisagens montanhosas. No Aparados da Serra, você se deslumbra com o Cânion Itaimbezinho e pode se aventurar na trilha do Rio do Boi, de onde dá para ver os cânions de outro ângulo.

Foto: Jaime Spaniol

Os paredões verticais chegam a ter 700 metros de altura. No mesmo parque, você também conhecer o incrível Cânion Fortaleza. Os Parques Nacionais de Aparados da Serra e Serra Geral receberam 256.930 visitantes em 2021.

8. Parque Nacional da Serra da Canastra

Criado em 1972, o Parque Nacional da Serra da Canastra tem aproximadamente 93 mil hectares e reúne basicamente dois maciços: a Serra da Canastra e a Serra das Sete Voltas, com o vale dos Cândidos no meio.

Parques Nacionais mais visitados do Brasil
Foto: Zé Garcia Jr

As altitudes variam entre 900 e 1.496 – a Torre da Serra Brava é o ponto mais alto – e a vegetação predominante são os campos rupestres, com manchas de cerrado e matas ciliares. As temperaturas são amenas. A média fica em torno de 17 graus no inverno e 23 graus no verão. O Parque teve 124.613 em 221.

9. Parque Nacional da Serra dos Órgão

O Parque Nacional da Serra dos Órgão recebeu 108 mil visitantes no ano passado é um dos melhores locais do país para a prática de esportes de montanha, como escalada, caminhada, rapel e outros; além de ter fantásticas cachoeiras.

Foto: Carlos Perez Couto

O Parque tem a maior rede de trilhas do Brasil: são mais de 200 quilômetros de trilhas, incluindo a trilha suspensa, a acessível para cadeirantes, e a pesada Travessia Petrópolis-Teresópolis, com 30 quilômetros de subidas e descidas pela parte alta das montanhas. Entre as escaladas os destaques são o Dedo de Deus, considerado o marco inicial da escalada no país, e a Agulha do Diabo, escolhida uma das 15 melhores escaladas em rocha do mundo.

10. Parque Nacional de Itatiaia

Situado na Serra da Mantiqueira, o Parque Nacional do Itatiaia apresenta um relevo caracterizado por montanhas e elevações rochosas, com altitude variando de 600 a 2.791 mrtros, no seu ponto culminante, o Pico das Agulhas Negras.

Foto: Cerqueira

Na região do Planalto do Itatiaia, também conhecida como Parte Alta, encontram-se os campos de altitude e os vales suspensos onde nascem vários rios. A parte baixa caracteriza-se principalmente por sua vegetação exuberante e generosos cursos d’água, com diversas áreas apropriadas para banho. Em 2021, o Parque recebeu pouco mais que 108 mil visitantes.

Veja mais dicas importantes

Gostou das minhas dicas e sugestões? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

4 respostas

  1. O Parque Nacional Aparados da Serra (Cambará do Sul) também é esplêndido, pelo que já vi em imagens é um parque único no Brasil, com Canyons a perder de vista!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seguros Promo