Atualizado em 5 de abril de 2018
New York é construída no imaginário de muita gente a partir de seus ícones. Não é à toa que quando pensamos na sigla NYC algumas imagens nos veem à mente, e muitas delas tornaram-se realidade para mim nesta viagem. Mas, infelizmente, um dos ícones mais recentes da Capital do Mundo é a reconstrução do World Trade Center, destruído pelos ataques terroristas de 2001.
Embora as lembranças da tragédia ainda estejam lá – como as fitas brancas amarradas nas grades da Saint Paul Church – um novo horizonte se desenha no skyline da grande metrópole americana. O novo World Trade Center, que será inaugurado em 2013, renasce com o suor de operários e como sonho de uma nação.
Ícones da famosa Big Apple
Símbolos novaiorquinos como a Estátua da Liberdade, o Touro de Wall Street e o Flatiron, o primeiro grande edifício da cidade, hoje dividem espaço com lembranças desta tragédia. Tragédia que mudou a história do país em muitos aspectos. Um exemplo disso é o que restou da Esfera do WTC, que virou monumento no Battery Park.
Há, ainda, a ponte e o famoso Brooklyn, com sua vista privilegiada da Ilha de Manhattan. As casas daqui já foram cenário para muitos filmes. Na Washington Square temos o Arco do Triunfo, que aparece no belíssimo Agust Rush, ou O Som do Coração, no Brasil.
Porém, entre todos estes ícones – e tantos outros que visitei no decorrer desta semana aqui em New York – separei um dia para visitar os meus favoritos. São eles o Empire State Building e o Central Park. A grande área verde no coração da agitada megalópole é um refúgio de calmaria em meio a tanta confusão de carros e pessoas que vão e vêm. Por ali passaram verdadeiros heróis e em seus bancos descansaram muitos famosos e desconhecidos. O Central Park é mesmo um oásis no deserto de NYC.
Reserve já o seu hotel em New York e garanta os melhores preços.
Já o Empire State está na memória de qualquer pessoa que nasceu e cresceu nos anos 80. A cena do King Kong escalando seus 102 andares está eternizada para essas pessoas. É, ele é mesmo tudo isso que sempre imaginei. E como deixar fora da lista os espetáculos da Broadway? O segundo espetáculo que assisti foi Família Addams, com a bela Brooke Shields no papel de Mortícia. Um musical leve e com ótimo humor.
2 Comentários
Nova York é uma das mais belas cidades do mundo, e é um sonho conhecê-la. Uma dica muito boa é, ao invés de visitar o Empire State Building, ir no Top of The Rock. que é outro ícone da cidade mas com bem menos fila e mais em conta, então você não perde tempo de viagem e ainda economiza, e curte muito a bela vista da Big Apple.
Obrigado pela dica, Eliane. 😉