Ônibus vai ligar Rio de Janeiro ao Peru

44

Atualizado em 23 de abril de 2020

Mais uma boa notícia para quem curte viajar pela América do Sul. A Ormeño, empresa peruana de transporte rodoviário de passageiros, já começou a operar sua nova rota que liga a capital carioca a Lima, no Peru.

A empresa que já tem uma linha partindo de São Paulo passando por Cusco e Rio Branco, no Acre, – eu conto como é essa viagem aqui – agora vai chegar à capital do país vizinho fazendo paradas em Porto Velho, Rondônia; Cuiabá, no Mato Grosso; e em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Mas as boas notícias não param por aí: cidades turísticas peruanas como Nazca e Ica também estão no caminho.

A viagem do Rio a Lima tem quase seis mil quilômetros e deve ser feita em quase cinco dias. Mas antes que você pense que isso é tempo demais, avalie que o ideal é fazer a viagem parando nas cidades para conhecê-las melhor. Depois de pelo menos dois ou três dias em cada uma parada, você pode comprar outra passagem e seguir viagem até o próximo destino. Já pensou em quanta coisa boa dá pra conhecer?

Os ônibus partem todos os sábados do Terminal Novo Rio, na cidade do Rio de Janeiro. A passagem até Lima custa R$ 820 e a viagem até Cusco sai por R$ 760. Os tíquetes são vendidos exclusivamente no guichê da companhia. Todos os veículos que fazem esta rota estão equipados com banheiro, ar condicionado, aquecedor e televisão. A empresa não oferece refeições a bordo.

Jogos Olímpicos

A novidade apresentada pela empresa peruana chega em boa hora, já que neste ano o Rio de Janeiro sediará os Jogos Olímpicos e isso significa  que turistas de outros países da América Latina como Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Venezuela também poderão se dar bem com esta nova rota.

O Rio de Janeiro é mais um destino internacional da Ormeño. A empresa tem linhas que chegam a Mendoza, na Argentina; a Santiago, no Chile; a Guayaquil e Quito, no Equador; a Cali, Medellín, Cartagena, Santa Marta, Cúcuta e Bogotá, na Colômbia; a Caracas, na Venezuela; a La Paz, na Bolívia; além de Rio Branco e São Paulo.

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou jornalista, capixaba e apaixonado pelo universo viajante. Sempre gostei de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Quando criança, sonhava em viajar pelo mundo e, já adulto, isso virou um propósito de vida.

44 Comentários

  1. Avatar

    Ola boa noite
    A moeda deles é o mesmo valor q o nosso real ?
    Pra conseguir estadia por la é muito caro?
    Eu acabei de ver a reportagem no fantástico e fiquei muito interessado em fazer essa viajem sou do Rio de Janeiro.

  2. Avatar
    Vêndula Fazion on

    Oi, eu moro em Rio Branco no Acre, será que consigo embarcar aqui nessa empresa? porque aqui na minha cidade não tem mais ônibus que vai para o Peru.

  3. Avatar

    Olá Altier.

    Tenho uma dúvida: Minha identidade ja tem mais de 10 anos de expedição e não tenho passaporte, será que são tão rigorosos assim nesse ponto, ou se ela estiver legível eles não irão criar problema?

    • Altier Moulin

      Oi Alexandre,

      Se a foto estiver coerente com sua atual imagem não deve haver problema, mas tudo é sempre imprevisível. Eles podem barrar, apesar disso ser raro.

      Um abraço.

  4. Avatar

    Oi, todo bem?

    Gostei da informacao.

    Uma dúvida, voce sabe cual é o preco atual da ruta sao paulo-lima e quais sao os horarios de saida.
    Eu quisera fazer o viagem em umas dois semanas. Agradeceria muito se pudiera darme essa informacao

    Obrigado

  5. Avatar

    Oi Altier,

    Saberia informar como são as estradas ? muitos trechos de terra? por qual estrada sobe a cordilheira até Cuzco? deve ser brabo…

    • Altier Moulin

      Oi Rubens,

      Não há estrada de chão em nenhum trecho dessa viagem. As estradas peruanas são muito melhores do que as brasileiras, de forma geral.
      A fronteira é cruzada no Acre, pela Rodovia Interoceânica.

      Um abraço.

  6. Avatar

    “Depois de pelo menos dois ou três dias em cada uma parada, você pode comprar outra passagem e seguir viagem até o próximo destino. ”
    Não entendi mto bem. Esse ônibus faz a viajem direto, certo? Esse trecho seria um palpite para se fazer a mesma viajem pegando varios ônibus no mesmo trajeto ou o onibus pro Peru faz paradas longas?

    Obrigado

    • Altier Moulin

      Oi Daniel,

      Sim, o ônibus vai direto, mas pra aproveitar melhor eu sugiro paradas para conhecer melhor o Peru. Paradas em Cusco, Ica e Nazca, por exemplo, são ideais pra conhecer as cidades. Mas lembre-se que será preciso comprar outra passagem.

      Um abraço.

      • Avatar

        Lá vc pode levar reais.Casa de câmbio tem em todo local.Tem comerciante que aceita real normalmente e depois de estar lá,vc pode comprar aos poucos,onde ofereça melhor oferta.

Escreva um comentário