Ônibus do filme ‘Na Natureza Selvagem’ já tem nova casa e poderá ser visitado

2

Atualizado em 16 de agosto de 2020

O emblemático ônibus do filme Na Natureza Selvagem, lançado em 2008, não está mais no lugar original, uma floresta do Alasca, onde o personagem Christopher McCandless o encontrou em 1992.

O ônibus foi retirado do lugar original pela Guarda Nacional do Alasca (Alaska National Guard), atendendo a pedidos da população do estado norte-americano, que alegava questões de segurança.

As autoridades informaram que o número de ocorrências de pessoas que tiveram que ser resgatadas pelas forças de segurança cresceu muito, depois que o filme se popularizou entre viajantes do mundo inteiro.

A maioria dos resgatados relatou que pretendia chegar ao famoso ônibus do filme Na Natureza Selvagem, que até ganhou o apelido de Ônibus Mágico.

Casos de morte

As opiniões contrárias à permanência do ônibus no lugar original ganhou força, depois que alguns viajantes morreram tentadno refazer o caminho de McCandless até encontrar o ônibus 142.

Um dos casos que teve grande repercussão foi o de Veramika Maikamava, uma bielorussa de 24 anos.

Segundo a imprensa americana, a jovem morreu afogada tentando atravessar um rio na companhia do marido, Piotr Markielau.

Ônibus do filme Na Natureza Selvagem'já tem nova casa

Casos semelhantes têm sido noticiado há, pelo menos, 10 anos.

Um dos primeiros casos fatais, envolvendo o mítico ônibus, aconteceu em 2010, quando a suíça Claire Jane Ackermann também morreu afogada tentando atravessar o rio Teklanika.

A retirada do ônibus de seu local original exigiu planejamento e muito esforço da Guarda Nacional do Alasca: ele foi levantado por um helicóptero e levado até um lugar provisório, em uma operação que foi acompanhada quase que em tempo real pelos fãs do filme.

Mas, para aonde vai o ônibus?

A nova casa do Ônibus Mágico

De acordo com o Departamento de Recursos Naturais do Alasca, o ônibus 142 ficará em exibição no Museu do Norte da Universidade do Alasca, em Fairbanks, uma cidade que fica a cerca de duas horas do lugar original do ônibus.

A escolha foi feita levando em consideração as condições definidas pelas autoridades do Alasca, que decidiram manter o ônibus no estado com a garantia de que ele será protegido devido ao seu valor histórico e cultural.

Ônibus do filme Na Natureza Selvagem'já tem nova casa

As autoridades também ressaltaram que esta é uma forma de homenagear todos os viajantes que perderam a vida tentando refazer os passos de McCandless.

Não há previsão de quando as visitas ao ônibus serão autorizadas e, ainda segundo as autoridades do Alasca, há possibilidade de que a relíquia possa ser exibida temporariamente em outras cidades.

Entenda a história

O filme Na Natureza Selvagem, dirigido por Sean Penn, é baseado no livro, escrito por Jon Krakauer, que conta a história real de Christopher McCandless, um jovem americano que decide doar o dinheiro que tinha e decidiu viajar em busca de uma vida distante do capitalismo.

Em 1992, McCandless encontrou o famoso ônibus 142 em uma floresta do Alasca e, mesmo sem recursos, decidiu morar ali. Meses depois, seu corpo foi encontrado.

O filme foi indicado ao Oscar em duas categorias: melhor montagem e melhor ator coadjuvante.

Filmes sobre viagem

Veja outras dicas de filme

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um viajante apaixonado pelas coisas desse mundo. Um jornalista que adora contar boas histórias e compartilhar informações de viagem. Meu propósito de vida é ajudar outras pessoas a conhecerem lugares novos e a viverem experiências inesquecíveis.

2 Comentários

    • Altier Moulin

      Oi, Marcelo.

      O ônibus foi levado para o lugar original no começo da década de 1960, durante o projeto de construção de uma estrada que não deu certo.
      A rodovia acabou sendo construída a 48 quilômetros dali e, aparentemente, o ônibus foi abandonado onde seria sua parada final.
      Agora, dá para imaginar o trabalhão que deu para fazer isso?
      Sem dúvida, é uma bela história.

      Um abraço.

Escreva um comentário