Pesquisar
Close this search box.

Onde ficar no Guarujá: melhores praias, hotéis e apartamentos

Atualizado em 10 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Foto: Fabrício Macedo

O Guarujá, no litoral de São Paulo, é um dos destinos de praia  preferidos dos paulistas  e não é por acaso. A cidade tem 27 praias e muitas opções de hospedagem, mas é importante escolher bem onde ficar no Guarujá para evitar deslocamentos – na alta temporada, os engarrafamentos são terríveis – e, assim, aproveitar melhor a cidade.

Com mais de 310 mil moradores, o Guarujá é uma cidade grande e fica a 98 quilômetros da capital paulistana.

No verão e nos feriados prolongados, a população da cidade triplica e o movimento de quem chega para aproveitar os dias de folga com sol e praia muda a dinâmica da cidade: algumas praias ficam superlotadas e o trânsito pesado vai exigir paciência.

O nome Guarujá – guaryya, em tupi – significa passagem estreita. Só que há outra definição para a palavra: em português seria ”viveiro de rã ou sapos”

Foto: Felipe Sahd

Onde ficar no Guarujá

Como são muitas praias e a minha intenção é facilitar as coisas, eu indico as três melhores praias para ficar no Guarujá.

Quem quiser  ficar bem localizado,  perto de tudo e ter mais comodidade, eu indico a Praia da Enseada e a Praia das Pitangueiras. Elas são as principais do Guarujá e, por isso, sempre estão muito movimentadas – no verão, até superlotam.

Um pouco mais afastada, mas também com boa estrutura, a Praia do Pernambuco fica em uma área mais calma da cidade.

Agora, eu vou explicar melhor sobre cada uma dessas praias e mostrar onde ficar no Guarujá. Mas, antes, dê uma olhada no mapa abaixo para se localizar melhor.

Praia das Pitangueiras

A Praia das Pitangueiras fica no Centro do Guarujá e é a mais procurada da cidade. Por isso, na alta temporada e nos feriados prolongados, fica bastante cheia.

Então, é uma opção para quem gosta de agitação e de movimento. É uma praia para quem quer interagir e não se importa com praia lotada.

Foto: Ivan Guidi

A estrutura da praia é muito boa, com barracas e ótimos restaurantes e bares. Aliás, o comércio na região é bem forte, tanto que o principal shopping da cidade fica a poucos metros da areia da praia.

O calçadão é ótimo para fazer caminhadas no fim de tarde, mas os prédios da orla fazem sombra na praia. Mesmo assim, a Praia das Pitangueiras não perde seu charme e continua sendo um ótimo lugar para ficar no Guarujá.

Grand Hotel Guarujá

O Grand Hotel Guarujá é um dos mais tradicionais da cidade e, apesar de sua estrutura simples, tem uma localização ótima, no final da Praia das Pitangueiras – no Morro do Maluf – de onde a gente tem uma vista sensacional do mar: isso é um ponto muito positivo, não acha?

Onde ficar no Guarujá

Os quartos são básicos, confortáveis, sempre muito limpos e arejados. Para quem viaja com família, a brinquedoteca do hotel pode ser um passatempo para as crianças – mas, certamente, a praia será muito melhor.

O café da manhã do Grand Hotel Guarujá é sempre muito bom, com variedades deliciosas e o restaurante serve também almoço e jantar. O atendimento, de forma geral, é muito elogiado pelos hóspedes.

Onde ficar no Guarujá

Ferraretto Guarujá Hotel & SPA

O Ferraretto Guarujá Hotel & Spa também tem uma localização excelente, a apenas duas quadras da Praia das Pitangueiras. Os quartos são simples, mas muito bem resolvidos, arejados e limpos.

Onde ficar no Guarujá

A área da piscina é muito boa, excelente para dar aquele mergulho no final do dia e ficar bebendo algo com os amigos – aquele tipo de vida que a gente pediu a Deus, sabe? Quem quiser aproveitar os dias de folga para se cuidar, pode agendar os serviços do SPA.

Onde ficar no Guarujá

O café da manhã do Ferraretto Guarujá Hotel & Spa é bem variado, com muitas opções de pães, bolos e frutas. O atendimento é muito elogiado e o preço é justo, compatível para a comodidade de ficar tão perto da praia.

Hotel Guarumar

O Hotel Guarumar é um daqueles básicos que a gente sempre deve considerar. Ele tem tudo de essencial e na medida para que você curta suas férias – ou dias de folga – sem preocupação, mas não crie muitas expectativas.

Onde ficar no Guarujá

Os quartos são simples, mas confortáveis, seguros e limpos – é nesse aspecto que eu falo que tem tudo de mais importante. O café da manhã é bom, sempre com variedades fresquinhas.

Um ponto muito positivo – e por isso eu coloquei o Hotel Guarumar na lista de onde ficar no Guarujá – é o preço, que geralmente é mais baixo, porque o hotel tem muitos quartos. Então, é uma questão de avaliar suas prioridades.

Apartamento Guarujá Pitangueiras

Para quem quer fugir de hotel, o Apartamento Guarujá Pitangueiras é uma boa opção. A localização é excelente, na quadra da praia, e perto de bares, restaurantes, mercador e tudo mais. O apartamento é pequeno super bem cuidado, decorado com cores vivas e acomoda até quatro pessoas.

A cozinha do Apartamento Guarujá Pitangueiras é completa, e dá para fazer todas as refeições do apartamento. Isso é muito bom para quem tem restrições alimentares ou para quem, simplesmente, quer economizar uma grana. Como você pode imaginar, ele é perfeito para quem viaja em família.

Onde ficar no Guarujá

Praia da Enseada

A Praia da Enseada é a maior do Guarujá, com uma faixa de areia que se estende por seis quilômetros, e o mar é calmo, com ondas menores – isso é perfeito para quem viaja com crianças.

A praia tem uma estrutura excelente e dá para aproveitar muito tanto de dia, quanto à noite: dar uma caminhada no calçadão, andar de bicicleta pela ciclovia, sentar nos quiosques para comer um petisco. Enfim, coisas que a gente gosta e deve fazer em uma cidade de praia.

No verão e nos feriados prolongados, a praia fica bem movimentada – para não dizer lotada. É nesta praia que acontecem os eventos da cidade, como os shows da virada do ano e do verão.

Outros grande ponto positivo desta praia é que os prédios são mais baixos e a oferta de hospedagem é maior, com hotéis mais novos.

Ibis Styles Guarujá

Para quem não gosta de surpresas desagradáveis, o Ibis Styles Guarujá é a melhor opção, já que o hotel segue o padrão da rede, com quartos compactos e muito bem resolvidos.

Onde ficar no Guarujá

Uma coisa que eu achei muito interessante neste hotel foi a decoração praiana, muito mais leve e coerente com o ambiente da cidade. O café da manhã, que está incluído em algumas tarifas, é variado e muito bom.

Onde ficar no Guarujá

A localização do Ibis Styles Guarujá é muito boa, pertinho da praia e o atendimento é sempre bom – prático e profissional. Como falei, é uma excelente opção para quem já conhece a rede e quer evitar decepções.

Hotel Ilhas do Caribe

O Hotel Ilhas do Caribe é perfeito para passar dias tranquilos em família. Eu digo isso porque ele é espaçoso, tem uma piscina grande e outras pequenas, briquedoteca, sala de jogos e muito espaço para a criançada correr e gastar energia.

Onde ficar no Guarujá

Os quartos são amplas, práticos e sempre muito limpos: as camas e as roupas de cama são de primeira e o banheiro também é muito bem cuidado.

Onde ficar no Guarujá

A localização do Hotel Ilhas do Caribe é excelente, a 100 metros da praia e perto de bares, restaurantes e do aquário Aqua Mundo – que as crianças também adoram.

The Falls Hotel

O The Falls Hotel é um daqueles hotéis que a gente fica totalmente à vontade, confortável e satisfeito. Isso porque o cuidado com que tudo é preparado, desde o momento do check-in, nos proporcionam uma experiência muito especial.

Onde ficar no Guarujá

Os quartos são espaçosos, básicos e cumprem a função de nos fazer relaxar depois de um dia de praia: as camas são grandes, os travesseiros perfeitos e o ar condicionado nem deixa o calor chegar perto.

Onde ficar no Guarujá

O The Falls Hotel fica no final da praia, em uma área mais calma, mas muito bem localizada, e é, sem dúvida, um dos mais indicados para ficar no Guarujá.

Onde ficar no Guarujá

Pousada Ilha das Conchas

Quem gosta de ficar numa pousadinha aconchegante e ter um atendimento mais próximo e caloroso, a Pousada Ilha das Conchas é uma excelente opção na Praia da Enseada.

Onde ficar no Guarujá

Todos os ambientes são muito bem cuidados, sempre limpos e cheirosos. Isso inclui a área da piscina, a sala de convivência e os quartos, que são básicos – como a maioria dos que a gente encontra no Guarujá.

O café da manhã da Pousada Ilha das Conchas é delicioso, sempre tem muitas variedades de pães, bolos e frutas e tudo é bem fresquinho.

Praia do Pernambuco

Como falei, o Guarujá tem 27 praias. Muitas delas são bem pequenas e boas apenas para passar algumas horas, porque não têm estrutura para hospedagem.

Então, o que eu sempre indico é ficar em uma das praias centrais – como a da Enseada e a das Pitangueiras – para gastar menos tempo com deslocamentos.

Mas, se você quiser ficar em uma área mais tranquila, a Praia do Pernambuco é uma excelente opção.

Onde ficar no Guarujá

Ela é mais residencial, sem prédios grandes como a gente vê nas outras praias. Na Pernambuco, há muitos condomínios de alto padrão, mas faltam bons restaurantes e serviços básicos, como padaria, mercados e outras coisas que a gente sempre precisa durante a viagem.

Nesta praia, o principal destaque é para o hotel do Silvio Santos – sim, o dono do Baú da Felicidade.

Sofitel Guarujá Jequitimar

Maior resort do Guarujá, o Sofitel Guaruja Jequitimar também é a melhor opção para quem gosta deste tipo de hospedagem: hotel grande, confortável, com serviços de primeira, pertinho da praia e tudo mais.

A estrutura é realmente sensacional, daquelas que a gente merece pelo menos uma vez no ano para renovar as energias, sabe como é? Isso inclui a área da piscina, os quartos e os serviços do SPA.

Onde ficar no Guarujá

Além de tudo que podemos desfrutar dentro do hotel, a paisagem natural do lado de fora deixa a experiência ainda mais perfeita: o Sofitel Guaruja Jequitimar fica exatamente entre as praias de Pernambuco e do Mar Casado e, na maré-baixa, dá para caminhar até a ilha. É um ótimo lugar para ficar no Guarujá.

Onde ficar no Guarujá

Faixas de preço no Guarujá

Agora que você já viu as minhas opções preferidas – não só as minhas, mas as de muita gente também – é hora de dar uma olhada nos preços antes de decidir onde ficar no Guarujá.


Booking.com

No mapa acima estão todas as opções de hospedagem da cidade.  Para saber mais, você só precisa clicar nos pins azuis e pronto. 

Garanta o melhor lugar

Depois de tudo que eu expliquei e mostrei, acredito que ficou mais fácil escolher onde se hospedar no Guarujá, umas das cidades mais procurados do litoral paulista.

Mas, antes de concluir, eu preciso lembrar – mais uma vez – que, para garantir os melhores preços e ter certeza de que você vai ficar em um hotel bem localizado, é importante fazer a reserva com antecedência. 

É que na alta temporada – de dezembro a março – e nos feriados prolongados, como Carnaval e Semana Santa, por exemplo, a procura é muito grande e você corre o risco de ficar em um hotel distante das melhores praias.

Então, lembre-se que o planejamento é o melhor amigo do viajante.

Veja mais dicas de São Paulo

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida é só deixar sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas de São Paulo.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

9 respostas

  1. Pessoal não vão nà praia do Éden. Lá é lindo porem tem assalto. Os vagabundos assaltou eu e mais um pessoal levou tudo. Estavam armados. Só não morremos por Deus. O pessoal que cuida lá não fizeram nada. Deve ter algum acordo com os bandidos. Não vão até aquele lugar. PASSEM LONGE. segurança lá não existe. Não corram esse risco.

  2. Oi, Ana.
    A informação que tenho é que funciona aos sábados e domingos, sempre das 10 às 15 horas, próximo à Praça das Bandeiras, na Praia de Pitangueiras.
    Um abraço!

  3. Oi, Rômulo.

    Essa é a uma realidade do Brasil inteiro – uns lugares mais e outros menos.
    Mas, o objetivo do blog não é discutir segurança pública.
    De qualquer forma, obrigado por sua contribuição.

    Um abraço.

  4. Bom dia…VOCÊ SÓ ESQUECEU, OU NÃO QUIS ESCREVER….SOBRE A QUANTIDADE DE ASSALTOS NAS CASAS E NA PRAIA..QUE ACONTECE MINUTO A MINUTO NA PRAIA DA ENSEADA…É UM HORROR..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *