Pesquisar
Close this search box.

Onde ficar em Punta Arenas: melhores áreas e hotéis

Atualizado em 8 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

No extremo sul do Chile, Punta Arenas é uma importante porta de entrada para quem quer explorar a Patagônia chilena. O clima frio prevalece durante o ano todo – mesmo no verão, quando a média é de 14 graus. Mesmo assim, cidade recebe turistas do mundo inteiro o tempo todo. Por isso, é importante decidir onde ficar em Punta Arenas o quanto antes.

Muitos chegam para visitar o Parque Nacional Torres del Paine, que fica a 340 quilômetros, e outras aproveitam para navegar pelas águas geladas do ponto mais ao sul do planeta, o Cabo de Hornos.

Independentemente dos motivos de sua viagem, escolher bem onde ficar em Punta Arenas é muito importante.

Eu fiquei no Hostel Keoken, que é uma pousada e fica a apenas dez minutos de caminhada do Centro e a cinco da estação de ônibus da Buses Fernandez, a principal empresa que faz a rota até Puerto Natales, cidade base para conhecer Torres del Paine.

Onde ficar em Punta Arenas

Depois de ter sido colônia penal no século 19 e, mais tarde, o principal ponto comercial para navios que cruzavam o Estreito de Magalhães, hoje, Punta Arenas recebe turistas do mundo inteiro.

Com pouco mais de 125 mil habitantes, Punta Arenas é a capital da Província de Magallanes, no extremo sul do Chile, uma das regiões mais inóspitas e encantadoras do planeta.

Nesta terra, tudo gira em torno da natureza, da paisagem gelada e do mítico Estreito de Magalhães, descoberto em 1520 pelo navegador português Fernão de Magalhães.

Onde ficar em Punta Arenas

Punta Arenas ostenta, ainda, o título de ser a cidade chilena que mais tem monumentos: são mais de 50 esculturas, marcos e tantas outras formas que homenageiam pessoas e lembram datas ou fatos importantes da história desse lugar.

Um dos monumentos fica no centro da Plaza de Armas Muñoz Gamero, no Centro de Punta Arenas. Dizem que quem beija ou toca o pé do índio aónikenk, numa espécie de ritual folclórico, voltará à cidade muitas vezes.

Faixas de preço em Punta Arenas

Agora que você já viu as minhas opções preferidas – não só as minhas, mas as de muita gente também – é hora de dar uma olhada nos preços antes de decidir onde ficar em Punta Arenas.



Booking.com

No mapa acima estão todas as opções de hospedagem da cidade, especialmente as do Centro.  Para saber mais, você só precisa clicar nos pins azuis e pronto. 

Hotel Plaza

De frente para a Plaza de Armas, a principal de Punta Arenas, o Hotel Plaza funciona em um lindo prédio histórico. Se você quer ter conforto e ainda ficar perto tudo, eu realmente acho que vale a pena ficar hospedado aqui. O café da manhã é básico, mas bom, e os quartos são grandes e bem confortáveis.

Os funcionários são prestativos, simpáticos e sempre muito elogiados pelos hóspedes: eles ajudam com dicas do que ver e fazer na cidade. A internet funciona bem e é de graça em todos os ambientes do hotel.

Na minha opinião, o custo-benefício de ficar hospedado aqui vale muito a pena, porque a localização e os serviços são ótimos. É sempre bom fazer a reserva com antecedência, porque o hotel vive lotado.

Hotel Cabo de Hornos

Agora, se você quer um lugar de excelência para ficar em Punta Arenas, a minha dica é o Cabo de Hornos. Quando estive na cidade, eu fiz uma visita a ele e fiquei realmente muito impressionado: tanto pela estrutura do prédio, quanto pelo atendimento extremamente diferenciado.

Ele fica na Plaza de Armas, o coração da cidade, e daqui você pode fazer caminhadas com muita tranquilidade. Nessa região também há lojas, bares, cafés e restaurantes. Tudo o que você precisa para ter dias completos, não é mesmo?

Os quartos nem precisam de muita explicação: basta olhar as fotos. As camas são gigantes, confortáveis e tudo parece ter sido perfeitamente pensado para esse lugar. O café da manhã é bom, mas poderia ter mais variedades.

Almasur Punta Arenas

O Almasur Punta Arenas tem uma estrutura excelente, muito bem cuidada e uma localização excelente, perto do Centro, mas em uma área bem tranquila.

O hotel é uma das referências na cidade e tem quartos amplos, muito aconchegantes, arejados e com limpeza em dia. As roupas de cama são de primeira e sempre estão cheirosas.

O café da manhã é excelente, com muitas opções e isso conta muito, não é mesmo? Meu destaque vai para os banheiros adaptados – que faz total diferença para viajantes com mobilidade reduzida.

Hostal Boutique Patagonia MíStica

O Hostal Boutique Patagonia Mística foi reformado e tem um ótimo custo-benefício. Ele fica muito bem localizado, com faço acesso a todas a áreas da cidade e isso é uma mão na roda.

Tudo é muito limpo e cheiroso, além quentinho, porque o sistema de aquecimento funciona de verdade – isso é essencial em Punta Arenas.

O atendimento é sempre muito elogiado, mas o café da manhã poderia ser melhor – falta um pouco de variedade. Quem estiver viajando de carro pode usar o estacionamento sem pagar nada por isso.

Hostel Keoken

O Hostel Keoken é muitíssimo aconchegante: os ambientes comuns têm uma decoração rústica de bom gosto e os quartos valem o preço cobrado.

O atendimento é muito simpático, as camas são excelentes e eles prezam muito pelo silêncio: evite tocar a campainha antes das oito da manhã. A limpeza e a organização também estão super aprovadas, porque a Maribel, a dona, é muito caprichosa.

O Keoken fica ao lado do Cemitério de Punta Arenas, a 600 metros do calçadão da orla e o Museu Maggiorino Borgatello também fica pertinho. Certamente, me hospedarei novamente quando voltar a Punta Arenas.

Hostel Entre Vientos

De frente para o mar, o Hostel Entre Vientos é uma excelente opção para ficar em Punta Arenas. Ele fica a 600 metros do mercado da cidade e a apenas 20 minutos a pé da praça principal, onde está a estátua do índio que você deve tocar o pé.

Todos os quartos têm internet, aquecedor – item muito importante – e banheiro compartilhado. Além disso, o café da manhã é servido como cortesia todos os dias – você não precisa pagar nada a mais mesmo – e também tem cozinha.

O hostel tem um terraço onde você pode relaxar e socializar, um lounge compartilhado com televisão – e ainda com vista para o Estreito de Magalhães – além de um salão de jogos equipado com tênis de mesa.

Apart Hotel Endurance

O Apart Hotel Endurance tem apartamentos muito bem resolvidos pertinho do Centro e de vários restaurantes super legais. Na mesma região, é fácil encontrar supermercados e outros serviços que a gente sempre precisa em uma viagem.

Os quartos têm dois ambientes, uma cozinha equipada com itens básicos – que ajuda a economizar, já que alimentação em Punta Arenas não é barata – e um quarto, além do banheiro que é grande e sempre está limpo. As roupas de cama e as toalhas são ótimos.

O café da manhã é servido no quarto e a atenção dos funcionários é excepcional. Sem dúvida é uma excelente opção para ficar em Punta Arenas sem gastar muito.

Dicas extras que valem a pena

Antes de concluir, quero deixar algumas dicas rápidas para você conhecer melhor Punta Arenas:

  • Tocar o pé do índio na Plaza de Armas dá sorte;
  • Conhecer o cemitério é um programa bem diferente;
  • Caminhar pela orla do Estreito de Magalhães é fantástico;
  • Tirar foto no monumento aos tripulantes da Ancud é clássico;
  • Visitar a Isla Magdalena, casa de milhares de pinguins é imperdível;

Informações Básicas

Visto

Não é necessário ter  visto para entrar no país e o tempo de permanência é de até 90 dias.

Documentos

Você pode apresentar o passaporte ou a carteira de identidade emitida há menos de dez anos.

Moeda

O peso chileno, representado pela sigla CLP, é a moeda local. Você pode levar dólares e trocar ao chegar.

Vacinas

Não há exigência de vacinação para nenhuma doença não importa qual seja o motivo da viagem.

Informações sobre covid-19

Desde 9 de maio de 2023, as autoridades chilenas deixaram de exigir comprovantes de vacinação e testes RT-PCR de todos os viajantes, vacinados ou não.

Seguro viagem

Apesar de não ser obrigatório, viajar sem um seguro viagem com cobertura para covid-19 não é uma boa ideia.

É que nem todos os países têm um sistema de saúde público e gratuito. Na verdade, na maioria deles, viajantes estrangeiros não têm acesso a assistência médica gratuita. Por isso, é muito importante ter o seguro internacional de saúde – também chamado de seguro viagem –, mesmo que ele não seja obrigatório.

O custo de um seguro viagem é menor do que se costuma pensar e ele garante que você terá atendimento em casos de emergências médicas comuns, como acidentes de trânsito, intoxicações alimentares, acidentes vasculares e infartos cardíacos, por exemplo.

→ PLANOS MAIS INDICADOS

Eu sempre uso a plataforma da Seguros Promo para comparar valores antes de fazer a compra. Eles têm um suporte muito eficiente e preços sempre muito bons.

O plano TRAVEL ASSIST 30 AM. LATINA +COVID-19 tem cobertura médica e hospitalar de até USD 30.000 e um custo-benefício muito bom: ele é um dos preferidos dos viajantes.

GTA 9 SLIM AMÉR. LATINA é um dos seguros mais baratos, mas ele só tem USD 9.600 de despesas médicas e hospitalares.

O meu preferido é o AC 35 MUNDO COVID-19 (Exceto EUA), que é super completo e tem cobertura de assistência médica e hospitalar de até USD 35.000.

Veja mais dicas do Chile

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver mais dicas do Chile.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *