Pesquisar
Close this search box.

Onde ficar em Ouro Preto: melhores áreas, pousadas e hotéis

Atualizado em 10 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Antes de escolher onde ficar em Ouro Preto, é bom entender algumas coisas sobre a cidade, porque isso pode transformar sua viagem.

Ouro Preto é uma das cidades históricas de Minas Gerais e isso já a torna muito especial: não deixe de visitar o Museu da Inconfidência para entender isso melhor.

A cidade é pequena, tem pouco mais de 70 mil moradores, sendo que muitos são estudantes universitários e só estão na cidade de passagem.

Por isso, você vai ver muitas placas ou faixas na frente das casas anunciando os nomes das repúblicas. Se der sorte, você poderá participar de algumas festas que elas organizam.

<strong>CIDADE IMPERIAL</strong>

A história de Ouro Preto começou em 1698. Com o nome de Vila Rica, ela logo ganhou destaque e foi escolhida para ser a capital da capitania das Minas Gerais.

Depois da Independência do Brasil, Vila Rica recebeu o nome de Imperial Cidade de Ouro Preto, dado por Dom Pedro I. Assim, ela passou a ser, oficialmente, a capital da província das Minas Gerais.

Ouro Preto deixou de ser a capital mineira, em 1897, já que a nova capital – maior e mais planejada – estava em construção.

Onde ficar em Ouro Preto

O melhor lugar para ficar é o Centro Histórico. Especialmente, nos arredores da Praça Tiradentes, onde funciona a maioria dos bares, restaurantes e outros serviços que a gente sempre precisa durante uma viagem.

A rodoviária fica fora do Centro Histórico, a apenas algumas ruas da Praça Tiradentes.

É importante dizer que Ouro Preto tem muitas ladeiras – muitas mesmo. Mas, ficando na região da Praça Tiradentes, não tem erro.

Antes de continuar, dê uma olhada no mapa abaixo. Eu marquei alguns pontos turísticos, restaurantes e destaquei os melhores hotéis e as pousadas mais incríveis.

Assim, você consegue visualizar as distâncias mais facilmente.

Melhores pousadas e hotéis de Ouro Preto

Você vai notar que as pousadas e os hotéis de Ouro Preto seguem, basicamente, um mesmo padrão: funcionam em casarões antigos, que foram restaurados e adaptados, mas que mantiveram seu estilo colonial.

Isso faz muita diferença, porque a gente começa a se envolver com o clima da cidade desde o despertar.

Pousada do Mondego

A Pousada do Mondego faz parte do Roteiros de Charme, que tem como características o alto padrão de hospedagem, valorizando o que é local.

Onde ficar em Ouro Preto

A decoração é impecável, o atendimento é excelente e o café da manhã também. A pousada tem estacionamento.

Onde ficar em Ouro Preto

Pousada do Douro

Ainda na região mais central da cidade, a Pousada do Douro é um daqueles lugares que você não consegue encontrar defeitos.

Onde ficar em Ouro Preto

Tudo é muito bem cuidado e funciona perfeitamente: do check-in até a hora de dizer tchau. Vale a pena dar uma olhada com calma nesta pousada.

Onde ficar em Ouro Preto

Hotel Barroco Mineiro

O Hotel Barroco Mineiro é um dos mais tradicionais da cidade. Ele funciona em um casarão na esquina da Praça Tiradentes e dá para fazer praticamente tudo a pé.

Onde ficar em Ouro Preto

Por outro lado, como fica em uma área bastante movimentada, o barulho do trânsito pode incomodar. Os quartos são compactos, bem resolvidos e o custo-benefício é ótimo, principalmente pela localização.

Onde ficar em Ouro Preto

Pousada Solar da Ópera

A Pousada Solar da Ópera é mais uma que tem a cara de Ouro Preto: prédio do período colonial, pertinho de restaurantes de comida mineira e um atendimento que só esse cantinho do Brasil têm.

Os quartos são excelentes, sempre muito bem cuidados e arejados. O café da manhã é ótimo, feito com muito carinho pelas meninas da cozinha.

Onde ficar em Ouro Preto

Pousada Clássica

A Pousada Clássica também fica na área mais movimentada de Ouro Preto, perto de bares, pubs, cafés e muitas outras coisas incríveis da cidade.

Os quartos são compactos, bem cuidados e com camas excelentes. Além do café da manhã, a pousada oferece lanche da tarde como cortesia.

Pousada Marotta

Longe do burburinho do Centro Histórico, a Pousada Marotta é uma opção com bom custo-benefício: sem luxo, mas com conforto e segurança garantidos.

É um lugarzinho muito bom para quem está planejando fazer tudo com calma: separe um tempo para tomar um café admirando a vista da cidade.

Hotel Solar do Rosário

Eu acho o Hotel Solar do Rosário excelente. Mesmo não ficando no Centro Histórico, ele tem vários pontos positivos: ambientes espaçosos, renovados e preço justo são alguns deles.

Onde ficar em Ouro Preto

Se você gosta de curtir o hotel e vai ter tempo para relaxar na piscina, por exemplo, esse é seu lugar. O café da manhã e o atendimento são muito bem avaliados.

Onde ficar em Ouro Preto

Pousada Arcádia Mineira

A Pousada Arcádia Mineira é ótima para quem viaja com crianças, porque tem muito espaço, parquinho, piscina e outras coisas que elas adoram.

A pousada fica fora do Centro, mas ainda assim vale a pena pela estrutura e pelo custo, um dos melhores da cidade.

Grande Hotel de Ouro Preto

O Grande Hotel de Ouro Preto é para quem gosta de hotéis grandes, mais modernos, com espaço e conforto.

A localização é ótima, perto de tudo e o atendimento é super profissional e sempre muito elogiado.

Vila Relicário

Afastado do Centro, já na zona rural, o Vila Relicário é o hotel mais completo de Ouro Preto. Ele é cercado pelo verde e tem uma vista linda para o mar de montanhas de Minas.

Então, se você quer relaxar com mais privacidade e não faz questão de ficar no Centro, escolha este hotel.

Casas de temporada em Ouro Preto

Vale a pena alugar uma casa de temporada em Ouro Preto? A resposta objetiva é sim, mas  há fatores que você deve levar em consideração.

Alugando uma casa você terá mais privacidade e, dependendo do número de pessoas, o custo-benefício pode ficar bastante interessante.

Por outro lado você não tem as mordomias de estar em uma pousada ou hotel, como café da manhã prontinho todas as manhãs.

Eu escolhe algumas casas e apartamentos para você ter uma ideia do que pode encontrar em Ouro Preto.

Casa Figueira da Foz

A Casa Figueira da Foz fica no Centro Histórico, a poucos metros da Praça Tiradentes, a área mais turística da cidade. Então, se você procura comodidade e menos deslocamentos, é perfeita.

Há várias opções de apartamento para você escolher e eles acomodam até quatro pessoas. Todos são muito aconchegantes e limpos e os anfitriões são bastante flexíveis nos horários de check-in.

Suíte Tomaz Gonzaga

A Suíte Tomaz Gonzaga funciona em um casarão colonial no Centro Histórico. Ele foi completamente restaurado e e adaptado para receber turistas do mundo inteiro. Isso não é fantástico?

São 36 metros quadrados, que acomodam bem até três pessoas, em uma cama de casal e outro de solteiro. A decoração é detalhista, aconchegante e isso tudo faz esta ser uma excelente ideia para ficar em Ouro Preto.

Suíte Família Inconfidentes

A Suíte Família Inconfidentes é linda, super espaçosa e muito confortável. São 36 metros quadrados muito bem planejados que acomodam até quatro pessoas: duas no quarto de casal e outras duas no quarto de solteiros.

Ela está totalmente integrada com a cidade e seu valor histórico e isso faz muito sentido, concorda? A vista da varanda é uma atração à parte e merece que você destine um tempo para aprecia-la.

Estadia das Gerais

A Estadia das Gerais é super elogiada pelos viajantes. Entre os pontos mais destacados estão a atenção das anfitriãs, que são sempre muito solícitas, o conforto da casa e a localização, no Centro Histórico, perto de tudo.

Os ambientes são arejados, todos muito bem limpos e organizados. A casa tem 50 metros quadrados e acomoda bem até três pessoas, em uma cama de casal e outra de solteiro. É mais um lugar fantástico para ficar em Ouro Preto.

Lurgar Pahi

O Lurgar Pahi é aconchegante, com limpeza caprichada e muito bem cuidado. A localização é excelente e dá para ir a pé até o Centro Histórico, já que andar de carro nas ladeiras é meio complicado.

Tudo no apartamento foi pensado nos mínimos detalhes para trazer conforto e encanto. A qualidade dos itens da casa é excelente: toalhas, roupa de cama, itens de higiene do banheiro, a cama, televisão com internet. Enfim, tudo muito bem pensado para oferecer conforto aos viajantes.

Além disso tudo, há diversos “mimos” na cozinha, como cápsulas de café expresso, pipoca, biscoito, tudo muito agradável. É, de fato, um lugar diferenciado.

Lurgar Apart

A localização do Lurgar Apart é excelente, pertinho da Praça Tiradentes. O apartamento é lindo, muito bem organizado, confortável e limpo. Tem tudo que a gente precisa para uma ótima estadia: cozinha bem equipada, banho quente, roupa de cama, toalhas, cobertores – tudo novo.

O apartamento é amplo, são 64 metros quadrados, e acomoda até cinco pessoas. Duas no quarto de casal, duas no quarto de solteiros e uma no sofá-cama da sala. Vale a pena da uma olhada com calma!

Alquimia House

O Alquimia House é mais um casarão colonial que se abriu para receber turistas do mundo inteiro. Então, se você quer viver um pouco do que foi o Ciclo do Ouro nos tempos da colônia, este lugar é ótimo.

São 150 metros quadrados que acomodam até dez pessoas em cinco quartos. Todos os móveis seguem um padrão colonial rústico e a localização é excelente, a uma custa distância do Centro Histórico.

Casa de Rosa

A localização da Casa de Rosa é incrível, dá para ver a belíssima Igreja de Nossa Senhora do Rosário logo que a gente sai da casa. Na região, ficam vários restaurantes, bares e museus. Sem falar que tem uma belíssima vista das montanhas e do casario de Ouro Preto

A própria casa é uma viagem ao tempo, porque ela é toda decorada com móveis coloniais. São 68 metros quadrados que acomodam até cinco pessoas, em três quartos com ótimas camas.

Além disso, Rosa, a anfitriã, é super simpática e sempre ajuda com dias excelentes. Enfim, é uma casa com toda estrutura para você chamar de lar por alguns dias.

Casinha Colonial

Mais afastada do Centro, a Casinha Colonial é uma graça e, por isso, eu a inclui na lista de lugares para ficar em Ouro Preto. Se estiver de carro, pode considerá-la uma opção viável.

Ela tem 100 metros quadrados e acomoda até seis pessoas em dois quartos e no sofá-cama da sala. Todos os ambientes são mobiliados e a cozinha é bem equipada. Vale a pena olhar com mais calma!

Ouro Preto Apartments

O Ouro Preto Apartments também fica um pouco afastado do Centro Histórico, mas é excelente para quem vai ficar mais tempo na cidade e quer ter uma boa estrutura de hospedagem em uma área tranquila e segura.

Os apartamentos são novos e têm tudo que a gente precisa para se acomodar com conforto e praticidade. A cozinha é super bem equipada, a televisão tem acesso a internet e a streaming de filmes e séries.

Como você pode ver nas fotos, os ambientes são claros, com uma decoração moderna, e os quartos são muito confortáveis. E tem, ainda, o atendimento do Tiago, anfitrião que não mede esforços para nos ajudar. É, sem dúvida, um dos melhores lugares para ficar em Ouro Preto.

Faixas de preço de Ouro Preto

Agora que você já viu quais são as melhores opções da cidade, dê uma olhada no mapa abaixo.

Ele mostra todos os preços para você decidir onde ficar em Ouro Preto sem furar seu orçamento.



Booking.com

Onde ficar em Ouro Preto

Ficar no Centro Histórico é a melhor opção, já que você estará perto de tudo o que é mais interessante na cidade.

Mas, o barulho das ruas pode incomodar os ouvidos mais sensíveis à noite. Esse problema é praticamente nulo nas pousadas que têm tratamento acústico. Então, é bom observar isso – o barulho nem é tão alto assim.

Subindo e descendo as ladeiras – é para isso que a gente viaja, né? – você vais descobrir muitos cantinhos especiais da cidade.

Se puder, faça uma visita guiada pelas igrejas e museus para entender melhor todo o contexto da cidade: a visita ao Museu da Inconfidência é incrível.

É fácil encontrar guias oferecendo passeios na frente dos pontos turísticos.

Almoce pelo menos um dia no Conto de Réis. Depois disso, você poderá considerar que sua viagem foi completa.

Veja mais dicas de Minas Gerais

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver mais dicas de Minas Gerais.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *