Onde comer na Serra Gaúcha

0

Atualizado em 2 de janeiro de 2019

Explorar a gastronomia é uma das melhores maneiras de conhecer um lugar de verdade. Por isso, escolher onde comer na Serra Gaúcha  pode fazer toda a diferença durante sua estadia por aqui.

Gramado, no Rio Grande do Sul, é a cidade que mais atrai turistas para a região, mas eu lhe garanto que existe muito mais para conhecer por aqui. Isso você pode conferir em: O que fazer na Serra Gaúcha.

Mas, falando de culinária, nessa cidadezinha com heranças alemã e italiana por todo lado, você encontra ótimas opções para comer na Serra Gaúcha. Os rodízios de fondue são famosos, principalmente para quem veio curtir o friozinho.

Outro símbolo da gastronomia de região serrana é o chocolate. Pelas ruas de Gramado, são diversas as lojas e fábricas de chocolates caseiros, e resistir é impossível.

Onde comer na Serra Gaúcha

Restaurante Espaço Tibet | O primeiro restaurante tibetano do Brasil fica em Três Coroas, a cerca de 1h30 do Aeroporto de Porto Alegre. Além de oferecer a tradicional comida tibetana, o Espaço Tibet tem um ambiente que condiz com a proposta.

Assim que você chega, se depara com uma bela área verde decorada com estátuas e ornamentos característicos do Tibet. São pequenas fontes, sofás, almofadas e budas pelo gramado, onde você é incentivado a relaxar depois da refeição.

Onde comer na Serra Gaúcha

Uma parte do jardim encantador.

Aqui, eles prezam pelo slow food. A ideia é estar no momento, apreciar o alimento a ser ingerido e curtir a atmosfera do lugar. Toda a equipe usa roupas típicas, a decoração no interior do restaurante é cheia de referências ao Tibet. Até as músicas que tocam são tibetanas.

O garçom oferece uma explicação do conceito do restaurante e faz indicação de pratos. Você recebe um chá de cortesia, mas que já começa a preparar o seu corpo para o alimento. São três pratos, todos têm opções vegetarianas.

Onde comer na Serra Gaúcha

Meu prato principal: Shtake e shimeji com legumes crocantes e pão tibetano temperado com ervas finas.

A genuinidade do Espaço Tibet não é à toa. Ogyen Shak, o fundador e chefe do restaurante é um refugiado tibetano que conheceu sua esposa, uma gaúcha, no Templo Khadro Ling. Os dois se casaram e ele fundou o restaurante para divulgar e manter-se em contato com a cultura de seu país, sendo uma ótima opção para comer na Serra Gaúcha.

Restaurante St. Gallen | O St. Gallen fica na Avenida das Hortênsias, em Gramado. Aqui, você encontra um ambiente familiar, climatizado, aconchegante e com uma charmosa lareira.

O St. Gallen serve o famoso rodízio de fondue, comida típica alemã e um cardápio a lá carte com opções brasileiras. Para quem vai levar os pequenos, eles oferecem o menu kids.

Além disso, você pode solicitar transporte gratuito ao fazer sua reserva, caso esteja hospedado em Gramado. Do Hotel Bangalôs da Serra, onde eu me hospedei, até o restaurante, são cinco minutos de carro.

Churrascaria Garfo e Bombacha | O Garfo e Bombacha une gastronomia com passeio turístico. O restaurante é muito famoso por suas carnes e pelo show que acontece durante o jantar, exibindo danças típicas gaúchas, por isso faz parte da lista de qualquer turista que quer comer na Serra Gaúcha.

Onde comer na Serra Gaúcha

Antes da agitação começar. O Garfo e Bombacha costuma ficar bem cheio.

Aqui, você paga pelo buffet e pode comer à vontade. No horário de almoço, o show começa às 13h30, mas não acontece todos os dias. À noite, a música ao vivo inicia às 21h e o show tradicional gaúcho às 21h30, todos os dias.

Esse é um dos restaurantes que, para quem vem ao sul pela primeira vez, é indispensável conhecer. É um mergulho na cultura gaúcha enquanto você saboreia comidas típicas. Mas, já adianto, o show inclui participações da plateia e o apresentador sempre pede para interagirmos.

Se você for com um grupo grande, como algumas empresas de turismo organizam, eu lhe aconselho a fazer reserva, já que o lugar costuma ficar cheio. É possível reservar pelo site.

A Churrascaria Garfo e Bombacha não fica no centro de Gramado. Na verdade, o restaurante já está na cidade de Canela, mas com o tempo você percebe que as duas cidades se misturam. Do centro de Gramado até aqui, você leva pouco menos que 30 minutos.

Restaurante Nonno Mio | O Nonno Mio é um restaurante de comida italiana e alemã, que nasceu há 35 anos, da união das tradicionais culinárias a partir da família Andreis, descendente das duas nacionalidades.

Aqui, eu experimentei uma das melhores massas que já comi. A carta de vinhos tem uma boa variedade e os garçons sabem explicar muito bem cada tipo de bebida e cada prato.

Onde comer na Serra Gaúcha

A entrada oferecida no Nonno Mio.

Onde comer na Serra Gaúcha

Uma das melhores massas que já comi: fettuccini com shimeji e quatro queijos.

O restaurante oferece o serviço de transporte de e para os hotéis de Gramado, e está localizado na Avenida Borges de Medeiros.

Restaurante Malbec | O Malbec oferece um ambiente rústico e moderno ao mesmo tempo. Você pode escolher uma mesa no interior do restaurante ou no deck, aproveitando o clima da cidade.

Aqui, você pode desfrutar de um cardápio rico com carnes, peixes, massas, risotos, saladas e o rodízio de fondue. Os garçons recomendam pratos e combinações, oferecendo sugestões de acordo com o seu paladar.

Onde comer na Serra Gaúcha

Meu prato no Malbec estava delicioso.

O Malbec também fica na Avenida Borges de Medeiros e oferece transporte gratuito para os hotéis. Você pode fazer a reserva pela internet de acordo com o ambiente que quiser ficar.

Monã |Limitar a Monã a um restaurante seria um erro, mas a verdade é que aqui você pode desfrutar de uma deliciosa refeição. E pode fazer muito mais do que isso. A Monã, de acordo com seus proprietários, Daniel e Aline, é difícil de descrever, mas podemos chamar de um centro de lazer a vivência.

Onde comer na Serra Gaúcha

Os ingredientes da salada foram colhidos ali mesmo, pouco antes da refeição.

Chegando até a casa principal da propriedade já é fácil perceber que este é um lugar mágico. É possível se hospedar, passar o dia ou apreciar uma refeição. Todos os serviços precisam ser reservados. A Monã fica na Rodovia Arnaldo Oppitz, em Canela. Do centro de Gramado até aqui são 30 minutos de carro.

Onde comer na Serra Gaúcha

Polenta de milho e legumes, tudo feito na minha frente e plantado na Monã.

Onde comer na Serra Gaúcha

Cordeiro, o carro chefe do Daniel.

Se quiser entender um pouco mais deste lugar mágico, eu sugiro que você leia:

Sabores da Querência | Sabores da Querência é, de maneira simples, a marca de uma geleia fabricada na região da Serra Gaúcha, em Cambará do Sul. Porém, eu me recuso a limitar este lugar a um simples rótulo.

Onde comer na Serra Gaúcha

A mesa do brunch no Sabores da Querência.

O Sabores da Querência é, na verdade, um terreno de 15 hectares onde você pode conhecer a plantação, colher frutas direto do pé, andar a cavalo, dar de mama às ovelhas e vivenciar tudo que o Vico e a Andréia, proprietários e donos da marca, têm a oferecer. Você também pode agendar um almoço ou um brunch aqui, além de degustar todos os sabores da exclusiva geleia.

Onde comer na Serra Gaúcha

A maioria dos ingredientes é colhido aqui.

Se quiser entender um pouco mais deste lugar mágico, eu sugiro que você leia:

SOBRE O AUTOR

Aline Soares

Estudante de jornalismo e apaixonada por lugares que ainda não conheço, sempre me encantei por culturas e costumes diferentes, e é isso que eu mais quero explorar. Hoje, quando viajo, tento me manter presente, aproveitar o momento e não deixar nada passar.

Escreva um comentário