Atualizado em 16 de abril de 2018
Com uma cultura tão diferente da nossa, comer em Praga foi, para mim, uma experiência à parte. Aqui, os pratos típicos têm nomes difíceis de pronunciar e, muitas vezes, você nem vai saber direito o que está comendo. Mas, como todo bom viajante, se aventurar na culinária faz parte e – na maioria das vezes – é uma delícia.
Comidas da República Tcheca
O prato nacional da República Tcheca é o Vepro-Knedlo-Zelo. Eu avisei sobre os nomes difíceis, certo? Ele é feito com carne de porco e repolho. Sendo o prato nacional do país, você vai encontrar com facilidade em quase todos os restaurantes daqui.
Além dele, o goulash é outra opção que você encontra muito na mesa das famílias tchecas. Um pouco mais conhecido pelos estrangeiros, o goulash é uma carne ensopada com legumes e muita pimenta.
Se quiser comer algo mais universal, há restaurantes que vendem de tudo por aqui. Desde as internacionais redes de fast food até o básico file de frango empanado. Tudo é bem acessível no preço e na localização.
Para quem gosta de doces, não se preocupe. As sobremesas mais famosas que você vai encontrar na hora de comer em Praga são a torta de maçã, os bolos recheados com doce de ameixa e o tradicional trdelnik. Este último é um biscoito assado, coberto com açúcar e canela. Você também encontra versão recheadas, principalmente em barraquinhas de rua.
Onde comer em Praga
O restaurante Lokál Dlouhááá serve comidas típicas do país e cobra um preço justo. Aqui, você aprecia sua refeição em um ambiente descolado e moderno, sem contar que é pertinho do Centro Histórico.
Para quem quer várias opções, ir ao Trznice Dlouha 14 é uma boa escolha. Este é um conjunto de estabelecimentos – um shopping – onde você pode comprar ingredientes para cozinhar, comer em um dos restaurantes e também apreciar as cervejarias locais.
Um restaurante mais luxuoso é o La Degustation Boheme Bourgeoise e, por isso, é também mais caro. Devido ao preço e a fama, eu sugiro você a fazer reserva antes.