Pesquisar
Close this search box.

Onde comer em Havana: comida boa e barata nos paladares

Atualizado em 8 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Onde comer em Havana

Se tem uma coisa com que você não precisa se preocupar em Cuba é com a comida. Eu digo isso porque possível comer bem sem gastar muito. Mas, para não desperdiçar tempo e dinheiro, é melhor ver essas dicas de onde comer em Havana.

O primeiro ponto positivo é que a culinária tradicional cubana é bastante parecida com a brasileira: feijão, arroz, carne e salada são a base da mesa de quem vive no país.

→ Comidas de Cuba: o que comer e beber no país

Inclusive, o principal prato do país – o moro y cristianos – é uma mistura de arroz com feijão.

Então, independentemente do que você for experimentar das comidas de Cuba, é indispensável saborear os pratos dos paladares.

Esses negócios familiares surgiram depois de 1998, quando o Papa João Paulo II visitou Cuba. Foi ele quem pediu ao governo que criasse meios da população aumentar sua renda.

Nessa onda, também surgiram as casas particulares, como eu explico em: Superdicas de hospedagem em Cuba.

Mas, atenção! Há vários restaurantes que se intitulam paladares. O que você precisa ter em mente é que os originais são simples, informais e, principalmente, baratos.

Onde comer em Havana

Há vários ótimos paladares em Havana, mas eu recomendo um especial. Ele fica perto do Capitólio, na Rua San Martín, 268, entre Galiano e Águila.

Um prato bem servido custa a partir de CUP 25 – isso é muito barato.

A refeição é feita na cozinha da dona e, eu escolhi arroz, feijão, salada de repolho, banana e bistec, o famoso bife de carne de porco.

Onde comer em Havana

Outra opção para comer em Havana é o paladar que fica na rua lateral do Hotel Inglaterra, também perto do Capitólio.

La Calesa Cafeteria tem pratos em torno dos CUP 60. O atendimento não é exatamente o melhor da cidade, mas o importante é que dá para comer bem e pagar barato, não é mesmo?

Há, claro, restaurantes mais caros e requintados. Ainda assim, eu não tenho dúvida de que os paladares são os melhores lugares para você comer em Havana.

Onde comer em Havana

Deixe as refeições mais elaboradas para quando for visitar as áreas de praia, como Varadero e Cayo Largo. Lá os paladares são mais incomuns.

O famoso mojito

Se quiser um jantar bem turístico, vá ao tradicional La Bodeguita del Medio, que fica em Havana Vieja. Ele tem pratos típicos bem mais caros do que os dos paladares, mas também bastante saborosos.

Onde comer em Havana

E tem mais um detalhe: o primeiro mojito foi servido no La Bodeguita del Medio e uma visita aqui é indispensável.

As refeições são servidas do meio-dia às 23h, mas se não quiser gastar comendo no restaurante, apenas visite o animado – e lotado – bar para experimentar a bebida mais famosa da casa por cerca de CUP 120.

Em Vedado, na parte mais nova da cidade, uma boa opção para comer em Havana é o Toke Infanta. Na esquina das ruas Infanta e 25, ele é um café e restaurante gay-friendly que serve boas e fartas refeições a preços justos.

A maioria dos estabelecimentos não cobra 10%. Em compensação, o atendimento, quase sempre, é ruim.

Frutas e pães

Em Havana, é fácil comprar frutas em barraquinhas pela rua, mas nas cidades turísticas isso fica reduzido ao dia da feira, que varia em cada lugar.

Nos mercados, as opções são poucas, quando existem, e isso pode complicar um pouco a vida de quem tem restrições alimentares.

Onde comer em Havana

As padarias cubanas são famosas no mundo inteiro, mas não pela fartura ou pela qualidade. Eu vi várias padarias como a desse vídeo que fiz em Havana.

Veja que as opções são pouquíssimas e a higiene é precária, pois a atendente pega o dinheiro e os pães sem qualquer proteção – eu comprei pães e biscoitos e gostei bastante.

NOTA
Como tem acontecido com vários países ao redor do mundo, Cuba tem registrado uma escalada nos preços de forma generalizada. Em 2022, a inflação registrada no país foi de 39% e, em 2023, foi 30%. As previsões para 2024 mostram tendência de alta dos preços.

Informações Básicas

Visto

Brasileiros precisam de visto para entrar em Cuba, mas é possível obter o visto no aeroporto.

Documentos

É necessário apresentar o passaporte com validade mínima de seis meses e outros documentos obrigatórios.

Dinheiro

Cuba unificou as duas moedas do país em janeiro de 2021, mas o ideal ainda é levar euros e trocar seu dinheiro em Cuba.

Vacinas

A vacina contra febre amarela é obrigatória e sem o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP) você não entra no país.

Informações sobre covid-19

Desde o dia 6 de abril de 2022, Cuba flexibilizou as medidas para o controle de entrada e saída de viajantes estrangeiros.

Com isso, não é necessário apresentar certificado de vacinação ou testes negativos para covid-19, independente se você estiver vacinado ou não.

Seguro viagem obrigatório

O seguro viagem para Cuba é obrigatório e, sem ele, você poderá ser impedido de entrar no país.

É que mesmo tendo um serviço de saúde pública considerado referência, os hospitais e clínicas de Cuba só atendem gratuitamente quem mora no país – até os cubanos que vivem no exterior precisam de um seguro viagem.

Esta regra é antiga, foi implementada em maio de 2010, como mostra este comunicado.

→ PLANOS MAIS INDICADOS

A Seguros Promo é a plataforma que eu sempre uso para comparar os preços do seguro viagem.

Há várias opções de seguro para a América Central, mas a que eu mais recomendo é a Assist Card, e o plano mínimo indicado é o AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19.

O Affinity 15 LATAM +COVID-19 tem cobertura básica e preço bem mais em conta.

Já o MTA 60 Am. Latina +Telemedicina Albert Einstein é um dos mais vendidas, com boa cobertura e atendimento.

Antes de contratar um seguro viagem para Cuba, eu sugiro que você veja como funciona o seguro e porque ele é obrigatório.

Veja mais dicas de Cuba

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas de Cuba.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *