O saboroso empadão goiano

0

Atualizado em 1 de julho de 2017

Além de me encantar com os casarios da pequena e charmosa cidade de Goiás, a antiga capital do estado de Goiás, eu experimentei aqui uma delícia chamada empadão goiano. Esse prato típico da região, hoje, pode ser encontrado no interior e na capital, Goiânia, mas é aqui que a tradição fez dele uma parte da identidade e da cultura local.

O QUE É UM EMPADÃO?

Empada é uma forma reduzida de empanada, palavra que tem origem no latim, panis, que significa pão. Portanto, empadão é um alimento feito de massa  com recheio de carne, camarão, palmito e outras iguarias, geralmente coberto pela própria massa e assado ao forno.

empadão goiano

O bonito e delicioso empadão goiano.

Eu aposto que você já tenha comido uma empada, mas o empadão goiano é único em sabor, textura e em história. A receita surgiu quando Goiás ainda se chamava Vila Boa, há quase 150 anos, e já está presente na mesa dos moradores da cidade há cinco gerações. Mas especula-se que a receita tenha origem em uma torta salgada recheada com carne muito consumida na Península Ibérica.

Entretanto, a verdade é que não existe apenas uma receita do empadão, já que cada família acrescenta ou elimina ingredientes de acordo com seu gosto. Entretanto, os itens básicos são toucinho de porco, trigo, sal e azeitona. Uma forte presença regional nesse saboroso prato é a guariroba, um tipo de palmito amargo.

empadão goiano

O suculento recheio.

Quando chegar em Goiás, procure logo por esse prato e sirva-se à vontade. O empadão goiano deve ser consumido quentinho, mas cuidado para não queimar a boca com o recheio suculento que escorre na primeira garfada.

Ficou com água na boca? Veja a receita completa no vídeo abaixo.

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou jornalista, capixaba e apaixonado pelo universo viajante. Sempre gostei de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Quando criança, sonhava em viajar pelo mundo e, já adulto, isso virou um propósito de vida.

Escreva um comentário