Pesquisar
Close this search box.

Posada CampoTinto: como visitar a vinícola e o restaurante

Atualizado em 9 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

O táxi para em frente à recepção da Posada CampoTinto e, enquanto me dirijo até o restaurante, ouço tocar Chico Buarque: só por isso, já podia imaginar que o bom gosto seria meu companheiro durante toda a tarde.

Sentado em uma mesa voltada para o campo que termina onde já começam as videiras, sinto levemente o cheiro do jardim de lavanda que chega até a mim soprado pelo vendo frio do outono uruguaio.

Depois de uma viagem de Colonia del Sacramanto, chego a Carmelo para passar dois dias, e minha experiência começa saboreando o sofisticado cardápio de um dos hotéis mais requintados da região.

Posada CampoTinto em Carmelo

Membro do The Best Boutique Hotels, a Posada CampoTinto inaugurou, na cidade, o conceito de hospedagem que proporciona conforto e contato próximo à natureza.

E tem mais, segundo a publicação Drink Business – uma das mais respeitadas da Europa – a CampoTinto é um dos dez melhores hotéis do mundo para os amantes de vinhos.

Menu do restaurante

Aqui, no restaurante da Posada CampoTinto, minha escolha é o Polpette de Risoto, de entrada, e o Chops de Cordero, como prato principal. Para acompanhar, uma laranjada fresquinha. Tudo por pouco mais de URY 1.200.

Não demora quase nada e logo a minha entrada chega. Esse bolinho de risoto servido com um suave molho de cogumelos é de lascar, viu?!

Ele tem uma suculência sem limites que me faz salivar. São servidos quatro bolinhos, mas eu acho que comeria bem mais.

Bom, é melhor focar no prato principal, que parece bem saboroso. Desde que cheguei ao Uruguai eu desejava comer cordeiro e agora era a minha hora. Eu e ele estávamos, finalmente, frente a frente.

O cheiro que sobe do meu prato é completamente apetitoso. As costeletas servidas com um suave molho de hortelã e batatas estão divinas e parecem se desfazer dentro da boca de tão macias.

Satisfeito, me embebedo com a paisagem ao redor enquanto aguardo a minha sobremesa: pera cozida no vinho servida com sorvete de creme.

Planeje sua visita à Posada CampoTinto

Quando ir

A cidadezinha de Carmelo fica mais bonita em dias ensolarados, mas é no outono que seus parques e suas ruas se enchem com o colorido das árvores. Nessa época faz frio, mas não como no inverno.

Na estação mais gelada do ano os termômetros podem chegar a três graus.

No verão, as praias que se formam às margens do Rio da Prata ficam lotadas e o calor alcança os 30 graus. A média de chuvas na cidade é de seis dias por mês, sendo que agosto e dezembro são os meses mais chuvosos.

Como chegar

De Colonia del Sacramento partem ônibus das empresas COT e Berrutti em vários horários. Eu viajei com a Berrutti e o ônibus era novo, confortável, bem espaçoso e internet.

De Montevidéu, saem os ônibus da Central Agencia e da Intertur. Eu viajei com a Central Agencia e a viagem foi muito tranquila, em ônibus confortável, espaçoso em com internet.

Um táxi do Centro até a CampoTinto custa URY 250.

Viajar de carro para Carmelo é uma ótima opção. As duas principais rodovias que cortam a cidade são a Ruta 21 e a Ruta 97.

A primeira, liga Carmelo a Nueva Palmira, Dolores e Mercedes, no sentido norte; e a Colonia del Sacramento e Montevidéu no sentido sul. Essa estrada tem pouquíssimas curvas e todo o trecho é duplicado, mas há cobrança de pedágio em dois pontos.

Você também pode chegar a Carmelo de avião. O Aeroporto Internacional de Zagarzazú atende à cidade e fica a cinco quilômetros do Centro. As companhias aéreas que operam neste aeroporto fazem exclusivamente em voos privados.

De barco, você pode cruzar o Rio da Prata, partindo da cidade de Tigre ou de Buenos Aires, na Argentina. A empresa que faz esse trajeto é a Cacciola.

Informações básicas

Visto

Brasileiros não precisam de visto para entrar e permanecer no Uruguai por até 90 dias. Esse prazo pode ser prorrogado por mais 90 dias.

Documentos

Brasileiros podem apresentar o passaporte ou a carteira de identidade, desde que ela tenha sido emitida há menos de dez anos.

Moeda

O peso uruguaio, identificado pela sigla UYU, é a moeda nacional. Para sua viagem, leve reais ou dólares.

Vacinas

Nenhuma vacina específica é obrigatória, independentemente do motivo da viagem.

Informações sobre covid-19

Desde 16 de fevereiro de 2023, não é mais necessário apresentar o certificado de vacinação contra a covid-19 ou resultados negativos de testes.

Seguro Viagem

Em junho de 2023, o seguro viagem deixou de ser obrigatório para entrar no Uruguai. Mas  não é uma boa ideia viajar sem ter a garantia de ter atendimento médico e hospitalar de urgência. 

O custo de um seguro viagem é menor do que se costuma pensar e ele garante que você terá atendimento em casos de emergências médicas comuns, como acidentes de trânsito, intoxicações alimentares, acidentes vasculares e infartos cardíacos, por exemplo.

→ PLANOS MAIS INDICADOS

Eu sempre uso a plataforma da Seguros Promo para comparar valores antes de fazer a compra. Eles têm um suporte muito eficiente e preços sempre muito bons.

O plano TRAVEL ASSIST 30 AM. LATINA +COVID-19 tem cobertura médica e hospitalar de até USD 30.000 e um custo-benefício muito bom: ele é um dos preferidos dos viajantes.

GTA 9 SLIM AMÉR. LATINA é um dos seguros mais baratos, mas ele só tem USD 9.600 de despesas médicas e hospitalares.

O meu preferido é o AC 35 MUNDO COVID-19 (Exceto EUA), que é super completo e tem cobertura de assistência médica e hospitalar de até USD 35.000.

Veja mais dicas do Uruguai

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver mais dicas do Uruguai.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12