O restaurante Casa Santa Clara de Bogotá

4

Atualizado em 25 de novembro de 2015

No alto do Monteserrate, uma das principais atrações turísticas de Bogotá, o restaurante Casa Santa Clara é um clássico. Há 37 anos servindo os melhores e mais tradicionais pratos da culinária bogotana e colombiana, ele é uma ótima opção para quem deseja saborear uma boa comida enquanto aprecia uma vista impecável da cidade.

Além dos ótimos pratos e dos preços justos, o Santa Clara tem outro aperitivo: o restaurante funciona em um casarão construído em Usaquén, na década de 1920, que foi desmontado e transferido para o alto do morro, em 1979, levando consigo toda sua história e memória. Daquela época restam ainda lustres, parte da mobília e a decoração que combina simplicidade e qualidade com pisos de madeira que contrastam com o as paredes brancas, onde estão fotos antigas da cidade de Bogotá.

santa-clara-de-bogota-05

O Santa Clara e o verde das montanhas bogotanas.

santa-clara-de-bogota-06

O casarão foi totalmente remontado no alto do morro.

santa-clara-de-bogota-03

Os móveis e as fotos antigas de Bogotá são destaque.

Explorando a vista panorâmica, o restaurante tem ainda um espaço chamado Café Santa Clara, onde você pode saborear uma variedade enorme de cafés colombianos com aquele gostinho especial de história que a mansão tem.

santa-clara-de-bogota-04

O Café que funciona no lado externo.

santa-clara-de-bogota-07

Que tal comer com essa vista?

Eu descobri este restaurante quando visitei o Monteserrate e, depois de gastar bastante energia na subida, eu escolhi parar aqui e almoçar um delicioso ajiaco, uma sopa típica de Bogotá que tem frango e milho, e é servida com abacate e arroz de coco. Para acompanhar, tomei uma lulada, um suco feito com uma fruta local, o lulo, que tem um gosto cítrico muito saboroso. Minha refeição custou COP 34.200.

santa-clara-de-bogota-01

O ajiaco.

santa-clara-de-bogota-02

A lulada.

Planeje sua ida ao restaurante Casa Santa Clara

Quando ir | O restaurante funciona de terça a sexta, das 12h às 18h. Aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 18h. O Café funciona de terça a sexta, das 17h às 22h30. Aos sábados, das 11h Às 22h30. Não abre aos domingos e feriados.

Como chegar | Se não quiser fazer a mesma longa caminhada que eu fiz, você pode usar o funicular – similar a um bondinho que se movimenta sobre trilhos – pagando uma tarifa de COP 8.200 ou o teleférico que custa COP 7.900.

Quanto custa | Os preços do Santa Clara são bem razoáveis, levando em consideração o estilo do restaurante. Eu paguei COP 25.900 por um ajiaco e COP 8.300 pelo suco de lulo.